Uso de mapas mentais nas aulas de ciências durante ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v3i2.201

Palavras-chave:

Estratégia de ensino, Ciências da natureza, Lúdico

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o uso de mapas mentais como recurso didático nas aulas de ciências durante o ensino remoto no período de pandemia de COVID-19 no ano de 2020 em uma escola pública do estado de Mato Grosso. O trabalho foi realizado com mapas mentais produzidos por estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Barra do Bugres – MT. Os estudantes elaboraram e criaram um mapa mental acerca dos conteúdos trabalhados nas apostilas: fenômenos naturais; placas tectônicas; vacinas. Durante a pesquisa foram analisados um total de 17 mapas mentais, sendo 4 de fenômenos naturais, 5 de placas tectônicas e 8 abordando conteúdo vacinas. Dentre os mapas mentais, pode-se notar elementos essenciais a este tipo de representação. O primeiro elemento que pode ser percebido é o lúdico que é apresentado na forma de setas, cores, desenhos e ilustração. E o segundo elemento se refere ao conteúdo contido nas apostilas dos estudantes, apresentando título central, conteúdo associado se ramificando para as extremidades. Analisando os mapas mentais elaborados pelos estudantes, pode-se perceber que os estudantes conseguiram elaborar atingindo o lúdico e apropriação dos conteúdos das apostilas trabalhadas. Assim, resultando em uma melhora no conhecimento dos estudantes.

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Biografia do Autor

JEISON LISBOA SANTOS, UNEMAT

Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Brasil

Juliana Flauzino dos Santos Melo, UNEMAT

Especialização em Libras e Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Professor da educação básica (SEDUC-MT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

Anderson Fernandes de Miranda, UNEMAT

Doutorado em Genética e Melhoramento (UFV). Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, Mato Grosso, Brasil

José Wilson Pires Carvalho, UNEMAT

Doutorado em Ciências (USP). Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil

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Publicado

16-04-2023

Como Citar

LISBOA SANTOS, J., Flauzino dos Santos Melo, J., Fernandes de Miranda, A., & Wilson Pires Carvalho, J. (2023). Uso de mapas mentais nas aulas de ciências durante ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19. Journal of Education Science and Health, 3(2), 1–9. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i2.201

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO