Perspectivas de docentes da região sul e sudeste do Pará sobre a modalidade remota de ensino no período de pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v3i1.179

Palavras-chave:

Tecnologia. Interação. Educação. Ferramentas Virtuais. Habilidades.

Resumo

A pandemia da Covid-19, em 2020, acelerou a utilização das TDIC no ensino, onde a modalidade de ensino remoto foi uma medida para dar continuidade às aulas. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a perspectiva dos docentes da educação básica das Regiões Sul e Sudeste do estado do Pará sobre o processo de adaptação, permitindo ao docente expressar suas dificuldades e condições de trabalho no período pandêmico causado pelo COVID-19. Participaram da pesquisa dez docentes da educação básica das Regiões Sul e Sudeste do estado do Pará. Aplicou-se um questionário através do Google forms relacionados a formação acadêmica, habilidades e dificuldades na utilização de TDIC em meio à prática de ensino remoto. Observou-se que 50% dos participantes atuam como docentes no fundamental II (6º ao 9º ano), 30% atuam no fundamental I (1º ao 5º ano), 30% no Ensino Médio, 10% no Ensino Superior e 10% atuam na Pós-graduação. Destes, 50% dos relataram ter especialização, 40% possuíam mestrado e 10% possuíam apenas a graduação. A maioria dos professores da pesquisa informaram que não tiveram na formação inicial acesso à discussão sobre o uso das tecnologias na educação. Promover a formação continuada é a estratégia mais eficaz para mitigar as deficiências teóricas e práticas do uso de tecnologias no ensino.

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Biografia do Autor

Dion Leno Benchimol da Silva, UNIFESSPA

Mestrando do Curso Ensino de Ciências e Matemática do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e matemática (PPGECM), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Tucuruí, Pará, Brasil.

Mix de Leão Moia, IFPA

Doutorando do Curso de Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Tucuruí, Pará, Brasil.

Lucas de Sousa Costa, UNIFESSPA

Mestrando do Curso Ensino de Ciências e Matemática do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e matemática (PPGECM), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Canaã dos Carajás, Pará, Brasil

Jessica de Oliveira Reis, UNIFESSPA

Mestranda do Curso Ensino de Ciências e Matemática do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e matemática (PPGECM), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Belém, Pará, Brasil

Gabriel Costa Dourado, UNIFESSPA

Mestrando do Curso Ensino de Ciências e Matemática do Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e matemática (PPGECM), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Santana do Araguaia, Pará, Brasil

Ellan Hudson Tavares Leal, UFT

Mestrando no Programa de pós-graduação em química (PPGQ) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marabá, Pará, Brasil

Maria da Conceição Silva Filha, SEDUC PA

Graduada em Pedagogia, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Márcio Soares Ferreira, UFPA

Pós-graduado pelo Curso de Linguagem Cultura e Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Breu Branco, Pará, Brasil.

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Publicado

04-01-2023

Como Citar

Benchimol da Silva, D. L., de Leão Moia, M., de Sousa Costa, L., de Oliveira Reis, J., Costa Dourado, G., Tavares Leal, E. H., Silva Filha, M. da C., & Soares Ferreira, M. (2023). Perspectivas de docentes da região sul e sudeste do Pará sobre a modalidade remota de ensino no período de pandemia da Covid-19. Journal of Education Science and Health, 3(1), 1–10. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i1.179

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO