Produções cinemátograficas e o ensino e genética: possíveis sequências para sala de aula
DOI:
10.52832/jesh.v3i1.168Palavras-chave:
Filme, Documentário, Sequência didática, Metodologia ativaResumo
Existem diversas dificuldades para o ensino de genética, como a interpretação, a correlação entre os assuntos, o conteúdo abstrato, o excesso de conceitos e as informações errôneas veiculadas pela mídia. Dessa forma, o objetivo do artigo é promover um levantamento de filmes relacionados ao Ensino de Genética, e suas sequências de possíveis aplicações em sala de aula. A escolha do tema genética foi norteada a partir das matérias dentro do ensino de biologia que mais causam dificuldades de assimilação por parte dos estudantes. Para a seleção das produções cinematográficas, que foram utilizadas para formação do modelo de sequência didática, essa etapa foi dividida entre busca em plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime e HBO Max e no navegador online Google), utilizando palavras-chave, como genética, mutações, hereditariedade, DNA e RNA; afunilar a seleção através da leitura das sinopses e assistir aos filmes com atenção, anotando a minutagem, contexto e conteúdo das cenas nas quais haviam informações sobre o tema; e por último, formação do modelo das sequências. Após as análises, foi possível observar que os recursos audiovisuais podem ser aplicados em sala de aula, não como ilustração do conteúdo, mas sim, relacionando com os temas provocando debates e aproximando os estudantes dos assuntos tratados. Assim, considera-se com o presente trabalho que a análise das produções e a criação do modelo pode ser aplicada em diferentes contextos, contribuindo para o desenvolvimento da aula de ciências naturais, de acordo com o perfil dos alunos.
Downloads
Métricas
Referências
Alves, J. F., Silva, L. B. da, & Reis, D. A. dos. (2020). Reflexões sobre metodologias do ensino de Biologia. Research, Society and Development, 9(8), e850985951. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5951 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5951
Alkimin, D. G., De Matos, P. J., Queiroz, T. V., & Dornfeld, C. B., (2019). A Educação Ambiental escolar sob a perspectiva dos professores do Ensino Médio (Ilha Solteira, SP). Revista brasileira do ensino médio, 2, 68–83. http://doi.org/10.5281/zenodo.2552876
Andrade, M. J. D., Duré, R. C., Silva, T. A., & Abílio, F. J. P. (2021). Os objetivos do ensino de biologia na concepção docente: um estudo fenomenológico com professores de ensino médio. Holos, 1, 1–19. https://doi.org/10.15628/holos.2021.10385
Bessa, D., & Galieta, T. (2022). Contribuições de Séries de Ficção Científica para a Educação CTS (Ciência, Tecnologia E Sociedade). Cadernos de Educação Tecnologia E Sociedade, 5(1), 46–69. https://doi.org/10.14571/brajets.v15.n1.46-69 DOI: https://doi.org/10.14571/brajets.v15.n1.46-69
Bezerra, H. P. S., & Alves, J. M. (2021). Revisão da literatura sobre dificuldades de aprendizagem de biologia no ensino médio. Plataforma Espaço Digital. https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/76261
BRASIL.(2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf (mec.gov.br).
Bryce, I., Parkes, W. F., MacDonald, L. (Producers) & Bay, M. (Director) (2005). A ilha [Amazon Prime]. United States: Warner Bros. Pictures.
DeVito, D., Sher S., Shamberg, M. (Producers) & Niccol, A. (Director) (1997). GATTACA [Amazon Prime]. United States: Sony Pictures.
Duré, R. C., Andrade, M. J. D. & Abílio, F. J. P. (2018). Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de Ensino médio relaciona com o seu codidiano. Experiência em Ensino de Ciências V. 13, No 1. v13_n1_a2018.pdf (ufmt.br) DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.10385
Ferreira, L. G., & Fernandes, D. S. (2022). Percepção docente acerca da utilização de estratégias didáticas diversificadas no componente curricular biologia. REVISTA EIXO, 11(1), 38–46. https://doi.org/10.19123/eixo.v11i1.899
Finnigan, J., Silverman, J., Makhanian, S., Suronen, J., (Producers) & Perlman, S. (Producer/Director) (2018). Clonei minha mulher [Amazon Prime]. United State: Gravitas Ventures.
Flynn, B., Garcia H., Rickard, J. (Producers) & Python, B.(Produtor/Director) (2018) . Rampege: Destruição total [Amazon Prime]. United States: Warner Bros. Pictures.
Freire, P. (1996) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa – São Paulo: Paz e Terra. – (Coleção Leitura) 25a Edição.
Godoy, A. S. (1995) Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas. São Paulo – v. 35, n. 2, p. 57 – 63. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008
Gonçalves, T. M. (2021) Cinema, câmera e ação: Utilizando um filme para o ensino de tópicos de Biologia no ensino médio. Research, Society and Development, 10(4), e58710414438. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14438 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14438
Hoberman, D., Liberman T. (Producers) & Chbosky, S. (2017). Extraordinário [Netflix]. United States: Lions Gate Entertainment.
Jordan, L. (Producers/Director) (2022). Pai Nosso? [Netflix]. United States: Netflix.
Laguna, G. G. de C., & Marques, C. R. (2022). Ensino de genética humana. Genética Na Escola, 17(1), 53–60. https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.422 DOI: https://doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2022.422
Lazzarin, A. A., Scheifele, A., & Christofoletti, J. F. (2021). O uso do filme GATTACA no ensino de genética. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, vol 13, Nº 4 abril 2021, pp. 127-145. https://www.eumed.net/uploads/articulos/36d1c0abb082d5c5ee8c5e21a1009cb5.pdf DOI: https://doi.org/10.51896/atlante/YEJP5949
Lemos, P. B. M. (2020). Auxiliando dificuldades de aprendizagem apontadas por alunos do ensino médio por meio de objetos virtuais de aprendizagem. Revista de Ensino de Biologia Da SBEnBio, 3–21. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.265 DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.265
Médici, M. S., Sousa, K. C. I., Ferreira M. M., & Tatto, E. R. (2022). O reendereçamento do filme “A ilha” como estratégia didática para o ensino de genética e bioética, no Ensino Médio. Revista Educação Pública, 22(40). https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/40/o-reenderecamento-do-filme-a-ilha-como-estrategia-didatica-para-o-ensino-de-genetica-e-bioetica-no-ensino-medio
Napolitano, M. (2009). Caderno de cinema do professor dois. In Cinema: experiência cultural e escolar (pp. 10-31). São Paulo.
Reeves, K., Hamel, S., Bonaventura, L., Gao, M., Riefkohl, L. A. (Producers) & Nachmanoff, J. (Director) (2018). Cópias - de volta à vida [Netflix]. United States: Entertainment Studios.
Schamus, J., Arad, A., Hurd, G. A., Franco, L. (Producers) & Lee, A. (2003). Hulk [Netflix]. United States: Universal Studios.
Silva, G. H., Rost, E., Cabral, R. M. G., & Silva, T. A. R. (2022). Super-heróis na sala de aula: dos filmes do Capitão América para o conteúdo de genética no Ensino Médio. Conjecturas, 22(3), 733–744. https://doi.org/10.53660/conj-914-i18 DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-914-I18
Thuler, D., Oliveira, P. R. P., dos Santos, K. F., Pomari, E., & Lopes, L. O. (2019). Plataforma Significa: Visibilidade à Aprendizagem em Metodologias Ativas. Anais Do IV Congresso Sobre Tecnologias Na Educação. https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8904 DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8904
Temp, D. S., & Bartholomei-Santos, M. L. (2018). O ensino de genética: a visão de professores de Biologia. Rev. Cient. Schola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.