Uma revisão integrativa sobre a importância da educação financeira considerando os reflexos da pandemia de covid-19
DOI:
10.52832/jesh.v3i1.158Palavras-chave:
Finanças, Escola, Ensino, EducaçãoResumo
Diante do cenário da pandemia da Covid-19 a partir do ano de 2020, cujos reflexos ainda podem ser sentidos, percebe-se uma necessidade cada vez mais latente de se ofertar uma educação financeira de qualidade para aqueles jovens que estão em um contato secundário com sua vida financeira. O objetivo deste estudo foi compreender a importância de se ofertar Educação Financeira para os jovens no contexto da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio da busca de artigos científicos nas bases Google Acadêmico e Scielo, de estudos publicados nos anos de 2020 a 2021. Os resultados obtidos indicam que o nível de endividamento do brasileiro se elevou do período em que a economia foi impactada negativamente em decorrência da pandemia de Covid-19 e, diante desse cenário, a educação financeira mostra-se indispensável principalmente para os jovens, quem possuem pouca experiência com o uso de recursos financeiros.
Downloads
Métricas
Referências
Andersen, K.G., Rambaut, A., & Lipkin, W.I. (2020). The proximal origin of SARS-CoV-2. Nature Medicine 26, 450–452 (https://doi.org/10.1038/s41591-020-0820-9 DOI: https://doi.org/10.1038/s41591-020-0820-9
Araújo, D., da Silva, A. J. N. B., de Menezes, B. S., & Mendes, D. P. (2020). A importância da educação financeira: um estudo no ensino profissionalizante. Revista de Graduação USP, 4(1), 125-137. https://doi.org/10.1590/1516-731320200061 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p125-137
Brasil. (2018) Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular-BNCC, Ensino Fundamental, 322-341. Brasília.
Brasil. (2020). Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo-CNC. Brasília.
Dias, F., & Klamt, S. C. (2020). A Importância Da Educação Financeira Infantil. Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Unisc, (1), 27. https://doi.org/10.1590/1745-731320200062
Fernandes, R. A. S., & Paraiso, S. C. S. (2020). O crescimento do índice de endividamento das famílias brasileiras. Revista Eletrônica Cosmopolita em Ação, 6(2), 12-26. https://doi.org/10.6084/m9.figshare.12296267
Ferreira, J. B., & Castro, I. M. (2020). Educação Financeira: Nível de conhecimentos dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, 12(1), 134-156. https://doi.org/10.548/4795-841320200045 DOI: https://doi.org/10.18361/2176-8366/rara.v12n1p134-156
Menezes, A. H. N., Duarte, F. R., Carvalho, L. O. R., & Souza, T. E. S. (2019). Metodologia científica: teoria e aplicação na educação a distância. 4ª edição. Ed. UniFrancisco, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE.
Pedroso, P. R., & Gisi, M. L. (2020). A pandemia–Covid 19 e os impactos na juventude: educação e trabalho. Revista Práxis, 12(1sup). 425-433. https://doi.org/10.1590/1516-731320200067 DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3473
Pereira, D. H., Feitosa, M. F., Silvério, M. R, & Sousa, R. C. (2009). Educação financeira infantil e seu impacto no consumo consciente (Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdades Integradas “Campos Salles”). São Paulo. https://educacaofinanceira.com.br/wp-content/uploads/2021/11/tcc-educacao-financeira-infantil-seu-impacto-no-consumo-consciente.pdf
Rossetto, J., Schneider, T., Quartieri, M. T., & Oliveira, E. (2020). Educação financeira crítica: uma prática pedagógica para a educação de jovens e adultos. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, 15(2), 1-24. https://doi.org/10.548/4795-841320200045 DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e74215
Rocha, R. R., Oliveira, R. R., & Teixeira, L. A. A. (2020). Educação financeira e endividamento do consumidor de baixa renda: Tendências de inadimplência e adimplência. Caderno Profissional de Marketing-UNIMEP, 8(3), 100-119. https://doi.org/41.158/1478-731320200069
Silva, A. C., de Souza, I. C., Bueno, M. P., de Almeida, A. L., & Silva, R. H. (2020). Qualidade de vida e endividamento. Desafio Online, 8(2), 321-333. https://doi.org/41.158/1478-731320200078
Zulianelo, I., & Boff, D. S. (2022) Educação financeira na escola: uma inserção na vida cotidiana. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 12(1), e-7066. https://doi.org/41.158/3265-171320200044
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.