O “Eu Cientista”: Relato de um Projeto Realizado por Estudantes do Ensino Fundamental da Cidade de Feira Nova, Pernambuco, Brasil

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i4.154

Palavras-chave:

Letramento científico, Ciência, Coronavírus, Alfabetización científica, Ciencia, Coronavirus, Scientific literacy, Science

Resumo

Letramento científico é o emprego do conhecimento científico para identificar questões, adquirir novos conhecimentos, e tirar conclusões baseadas em evidências científicas. Este relato objetiva apresentar a experiência de um projeto com estudantes do ensino fundamental, e visa a compreensão do fazer científico, e do papel do cientista na sociedade. Para tanto, todas as fases de uma investigação científica foram vivenciadas. Um problema de pesquisa foi apresentado “saber se estudantes do ensino fundamental de duas escolas da cidade de Feira Nova, Pernambuco, Brasil, conheciam o papel biológico da água e sabão no combate ao contágio pelo novo coronavírus”. Exposto o problema, trabalhou-se os conceitos de hipótese, comprovação ou refutamento de uma hipótese, desenho metodológico, coleta e tratamento de dados e escrita científica. Os resultados parciais dessa experiência apontam para questões que comprovam o que traz a literatura sobre letramento científico, onde, de acordo com os nossos achados, mais de 50% dos estudantes apesar de terem aulas formais de Ciências Naturais e Biologia, na maioria das vezes não tem ideia de como a ciência é feita, de como um cientista trabalha e como chega a resultados baseados em evidências. Este resultado nos inquieta, sobretudo em uma época na qual a negação a ciência se apresenta como um problema deste século, o que reforça no grupo de pesquisa a necessidade da continuidade deste projeto, realizando atividades que permitam construir nos alunos uma visão crítica da realidade, e a capacidade de alinhar o que é estudado em sala com a realidade do mundo.

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Biografia do Autor

Rosangela Vidal de Souza Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRP)

Pós doutora em Educação pela Universidad de Santiago de Compostela, doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestre em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduada em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no ensino nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Educação Física e Zootecnia, nas disciplinas de Bioquímica, Bioquímica Molecular, Bioquímica 2 e Bioquímica dos Sistemas. Coordena projeto de extensão na temática alimentação saudável, e na pesquisa atua na área de educação no ensino das ciências e métodos de ensino e aprendizagem em bioquímica, atualmente orienta alunos de iniciação científica e coordena dois alunos de mestrado na área de educação. Tem dois projetos de pesquisa aprovados na UFRPE, nas áreas de Utilização de Ferramentas Tecnológicas no Processo de Aprendizagem em Bioquímica e Metodologias Inovadoras de Ensino na Formação de Conceitos em Metabolismo Energético. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, também membro titular do Núcleo docente estruturante do curso de Licenciatura em educação física e do CCD do curso de Engenharia de Pesca. Além de, ocasionalmente, ministrar aulas na qualidade de colaborador no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Da UFRPE. É membro titular da comissão de ensino do departamento de morfologia e fisiologia animal da UFRPE.

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Publicado

21-10-2022

Como Citar

Vidal de Souza Araújo, R. (2022). O “Eu Cientista”: Relato de um Projeto Realizado por Estudantes do Ensino Fundamental da Cidade de Feira Nova, Pernambuco, Brasil. Journal of Education Science and Health, 2(4), 01–12. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i4.154

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASO