O “Eu Cientista”: Relato de um Projeto Realizado por Estudantes do Ensino Fundamental da Cidade de Feira Nova, Pernambuco, Brasil
DOI:
10.52832/jesh.v2i4.154Palavras-chave:
Letramento científico, Ciência, Coronavírus, Alfabetización científica, Ciencia, Coronavirus, Scientific literacy, ScienceResumo
Letramento científico é o emprego do conhecimento científico para identificar questões, adquirir novos conhecimentos, e tirar conclusões baseadas em evidências científicas. Este relato objetiva apresentar a experiência de um projeto com estudantes do ensino fundamental, e visa a compreensão do fazer científico, e do papel do cientista na sociedade. Para tanto, todas as fases de uma investigação científica foram vivenciadas. Um problema de pesquisa foi apresentado “saber se estudantes do ensino fundamental de duas escolas da cidade de Feira Nova, Pernambuco, Brasil, conheciam o papel biológico da água e sabão no combate ao contágio pelo novo coronavírus”. Exposto o problema, trabalhou-se os conceitos de hipótese, comprovação ou refutamento de uma hipótese, desenho metodológico, coleta e tratamento de dados e escrita científica. Os resultados parciais dessa experiência apontam para questões que comprovam o que traz a literatura sobre letramento científico, onde, de acordo com os nossos achados, mais de 50% dos estudantes apesar de terem aulas formais de Ciências Naturais e Biologia, na maioria das vezes não tem ideia de como a ciência é feita, de como um cientista trabalha e como chega a resultados baseados em evidências. Este resultado nos inquieta, sobretudo em uma época na qual a negação a ciência se apresenta como um problema deste século, o que reforça no grupo de pesquisa a necessidade da continuidade deste projeto, realizando atividades que permitam construir nos alunos uma visão crítica da realidade, e a capacidade de alinhar o que é estudado em sala com a realidade do mundo.
Downloads
Métricas
Referências
Branco, A. B., Branco, E. P., Iwasse, F. A., & Akiko Nagashima, L. (2018). Alfabetização e Letramento Científico na BNCC e os Desafios para uma Educação Científica e Tecnológica. Revista Valore, 3, 702-713. https://doi.org/10.22408/reva302018174702-713 DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018174702-713
Brasil. (2018). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192
Caponi, S. (2020). Covid-19 no Brasil: Entre o Negacionismo e a Razão Neoliberal. Estudos Avançados, 34, 209–224. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013 DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013
Chassot, A. (2003). Alfabetização Científica: Uma Possibilidade de Inclusão Social. Revista Brasileira de Educação , 22, 89–100. https://doi.org/10.1590/s1413-24782003000100009 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000100009
Macedo, K., Alves, H. C. O., Santos, D., Silva, L., Gerson, & Da Silva, P. (2016). O ensino no Brasil e o PISA. Anais III CONEDU, Campina Grande.
https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21576>.
OMS. (2020). Orientações da OMS para prevenção da covid-19. https://sbpt.org.br/portal/covid-19-oms/
Fontanive, N., Klein, R., Rodrigues, S., & Moraes, A. (2021). O que o PISA para Escolas Revela Sobre uma Rede de Ensino no Brasil? A experiência da Fundação Cesgranrio em 2019. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 29, 6-34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362020002900001 DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002900001
Belela-Anacleto, A. S. C., Peterlini, M. A. S., & Pedreira, M. L. G. (2016). Higienização das mãos como prática do cuidar: reflexão acerca da responsabilidade profissional. Revista Brasileira de Enfermagem, 70(2), 442-5. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0189 DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0189
Pastorelli, F. (2020). Tudo o que você precisa saber sobre como lavar as mãos para se proteger contra o coronavírus. https://www.unicef.org/brazil/historias/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-como-lavar-maos-para-se-proteger-contra-o-coronavirus
Inep. (2021). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. https://download.inep.gov.br/download/internacional/pisa/2010/letramento_cientifico.pdf
LeChevallier, M. W. (2013). Tratamento de Água e Controle de Patógenos: Eficiência do Processo na Obtenção de Água Potável Segura. Water Intelligence Online, 12 . https://doi.org/10.2166/9781780405858
Leite, L. R., Lima, & J. O. G. de. (2015). O Aprendizado da Química na Criação de Professores e Alunos do Médio: Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , 96, 380–398. https://doi.org/10.1590/s2176-6681/340312848 DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/340312848
Lima, M. L. S. O., Almeida, R. K. S., Fonseca, F. S. A., & Gonçalves, C. C. S. (2020). A química dos saneantes em tempos de covid-19: você sabe como isso funciona? Química nova, 43(5). https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170552
Molinaro, E., Caputo, L., Gonçalves, F., & Amendoeira, R. (Org.). Conceitos e Métodos para Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde, v. 5. Rio de Janeiro: EPSJV; IOC, 2009. 476 p.
OCDE (2019), PISA 2018 Assessment and Analytical Framework, PISA, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/b25efab8-en.
Oliveira, W. K. de, Duarte, E., França, G. V. A. de, & Garcia, L. P. (2020). How Brazil can hold back COVID-19. Epidemiologia e Servicos de Saude: Revista Do Sistema Unico de Saude Do Brasil, 29, e2020044. https://doi.org/10.5123/s1679-49742020000200023
Pereira, J. C., Teixeira, M. R. F. (2015). Alfabetização Científica, Letramento Científico e o Impacto das Políticas Públicas no Ensino de Ciências os Anos Iniciais: Uma Abordagem a Partir do PNAIC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10.2015, Águas de Lindóia-SP. X Encontro... Águas de Lindóia-SP: 2015. http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/indicepalchave.htm
Santos, W. L. P dos. (2007). Educação Científica na Perspectiva de Letramento Como Prática Social: Funções, Princípios e Desafios. Revista Brasileira de Educação , 12, 474–492. https://doi.org/10.1590/s1413-24782007000300007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007
Grollmus, N. S., & Tarrés, J. P. (2015). Relatos Metodológicos: Difractando Experiências Narrativas de Investigação. Fórum Qualitativo Sozialforschung / Fórum: Pesquisa Social Qualitativa, 16, 1-24. https://ddd.uab.cat/record/132224
Vermeil, T., Peters, A., Kilpatrick, C., Pires, D., Allegranzi, B., & Pittet, D. (2019). Hand Hygiene in Hospitals: Anatomy of a Revolution. The Journal of Hospital Infection, 101, 383–392. https://doi.org/10.1016/j.jhin.2018.09.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhin.2018.09.003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.