Ensino remoto em Biologia: experienciando sequências didáticas no ensino médio em uma escola pública do Estado da Paraíba, Brasil

Remote teaching in biology: teaching sequences in high school education at a public school in the State of Paraíba, Brazil

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i2.126

Palavras-chave:

Biologia, Novas tecnologias, Conhecimento

Resumo

Com a adesão das aulas remotas o ensino de Biologia passou por diversas mudanças. Os docentes fizeram adequações em suas metodologias para que a aprendizagem dos discentes não fosse prejudicada. Assim, a presente pesquisa teve por objetivo promover uma melhor aprendizagem dos alunos no ensino remoto por meio da utilização de sequências didáticas (SDs) no Ensino de Biologia. Trata-se de uma pesquisa-ação, inicialmente foram aplicados questionários para os discentes e para a docente da disciplina de Biologia, a respeito de aspectos relacionados ao ensino remoto. Foram realizadas sequências didáticas sobre temas de Biologia nas turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Bandarra, zona rural de São João do Rio do Peixe, Paraíba, Brasil. Foi aplicado um questionário semiestruturado aos discentes e realizada uma entrevista com a docente sobre o uso de sequências didáticas no ensino remoto. As análises dos dados ocorreram de forma quali-quantitativa. Verificou-se que, apesar das dificuldades impostas pelo ensino remoto os estudantes consideram que têm sido uma experiência satisfatória para a aprendizagem, já para a docente é uma experiência insatisfatória, visto que, a falta de recursos adequados impossibilita o desenvolvimento de aulas dinâmicas e interativas. Já com relação a realização de sequências didáticas no ensino remoto e a utilização de recursos tecnológicos digitais, se mostraram favoráveis para uma aprendizagem significativa, tanto para a docente quanto para os discentes. Dessa forma, conclui-se que, o uso de estratégias diversificadas no ensino remoto de Biologia contribuiu para uma melhor aprendizagem.

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Biografia do Autor

Suênia Maria Gomes, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

José Deomar de Souza Barros, Univesdiade Federal de Campina Grande (UFCG)

Licenciado em Ciências com Habilitação em Química e Biologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre e doutor em Recursos Naturais pela UFCG. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Professor Adjunto da UFCG, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

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Publicado

24-06-2022

Como Citar

Gomes, S. M., & Barros, J. D. de S. (2022). Ensino remoto em Biologia: experienciando sequências didáticas no ensino médio em uma escola pública do Estado da Paraíba, Brasil: Remote teaching in biology: teaching sequences in high school education at a public school in the State of Paraíba, Brazil. Journal of Education Science and Health, 2(2), 01–20. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.126

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO