Relato sobre a elaboração de fascículos de divulgação científica construídos para um curso de formação continuada de professores.

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i3.122

Palavras-chave:

Educação Científica, Formação de professores, Ensino de Ciências e Biologia

Resumo

A Divulgação Científica (DC) tem um papel muito importante em fazer o indivíduo se situar no mundo em que vive e entendê-lo a partir do conhecimento científico. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) exige do docente um ensino cada vez mais contextualizado para que os alunos possam ser alfabetizados cientificamente e sejam indivíduos críticos nas situações diárias. Este trabalho se baseia de uma atividade com professores que surgiu a partir da necessidade de formar professores sobre o uso da Divulgação Científica nas aulas de Ciências e/ou Biologia, permitindo uma maior aproximação das competências e habilidades propostas pela nova BNCC. Com isso, esse trabalho, classificado como uma pesquisa qualitativa, objetiva relatar a produção de dois fascículos com assuntos introdutórios sobre a Divulgação Científica, para aplicação em um curso de formação continuada de professores de Ciências e Biologia, promovido pelo projeto de extensão FORBIO/UNILAB. A abordagem deste trabalho é do tipo descritiva, no qual será descrita a produção dos fascículos sobre DC. Espera-se que os fascículos possam contribuir na formação continuada dos docentes participantes do curso depertando o interesse pela DC, bem como a sua utilização em suas aulas, promovendo assim, um ensino contextualizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rômulo Wesley Nascimento Silva, Fundação Oswaldo Cruz

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Mestrando em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica (EDUCAMINAS). Monitor do Programa de Popularização da Ciência, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (SECITECE). Pesquisador do grupo FORBIO/UNILAB, coordenado pela professora Dra. Viviane Pinho de Oliveira, atuando na formação de professores de Ciências e Biologia e uso de espaços virtuais de ensino. Atuo com os seguintes temas: Divulgação e popularização da ciência; Formação inicial e continuada de professores; Ensino de Ciências e Biologia.

Viviane Pinho de Oliveira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2004) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é Professora Associada I da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem experiência na área de Bioquímica, Biotecnologia, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, ensino de ciências e biologia, materiais didáticos, TICs. Atuou no Núcleo de Formação de professores DEAAD/UNILAB (2013-2014). Coordenou o Programa Institucional Prodocência (2014-2017). Participou como coordenadora de área PIBID (2014-2014). Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas/ICEN/UNILAB (2017-2020). Professora e orientadora do Curso de Especialização Ciência é 10! Unilab (2000-2021). Coordenadora do Projeto de Extensão ForBio - Formação de Professores (2019-atual).

Referências

Albé, M. E. (2014). Popularização da Ciência, letramento científico e ações educacionais: uma entrevista com a professora Maria Eduarda Giering. Revista Entrelinhas, 8(1), 126-129. https://doi.org/10.4013/128

Brandão, R. A. & Souza, R. S. (2020). Divulgação Científica na luta contra notícias falsas em tempos de pandemia de covid-19. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online), 5(2), 76-96. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n2-5

Braga, R. M. C. (2018) A indústria das fake news e o discurso de ódio. In: Pereira, R. V. (Org.)

Direitos Políticos, Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio. 1 ed. Belo Horizonte: IDDE.

Brasil. (1996). Lei n.º 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília:

Ministério da Educação.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.

Bueno, W, C. (2010). Comunicação científica e Divulgação Científica: Aproximação e rupturas conceituais. Inforação & Informação, 15(esp.), 1-12. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1 DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p1

Bulgraen, V. C. (2010). O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, 1(4), 30-38.

Caribé, R. C. V. (2011). Comunicação científica para o público leigo no Brasil (Tese de Doutorado Faculdade de Ciência da informação, UNB). https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9003/1/2011_RitadeC%C3%A1ssiadoValeCarib%C3%A9.pdf.

Caribé, R. C. V. (2015). Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade: Estudos, 25(3), p. 89-104.

Cavalcanti, L. S. (2012). Geografia e práticas de ensino. Boletim goiano de Geografia, 22(2), 123-136. DOI: https://doi.org/10.5216/bgg.v22i2.15389

Cavalli, M, B. & Meglhioratti. (2020). A influência na divulgação científica do tema sociocientífico vacinação no contexto da pandemia. Anais VII Congresso Nacional de Educação, Maceió, 8, 1-12.

Couto, I. (2020). [HQ] Os impactos das Fake News na divulgação científica. https://abcmc.org.br/minas-faz-ciencia-infantil-2020/

Epstein, I. (2012). Comunicação da Ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica. Espaço aberto, 9(16/17), 18-38. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139126 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139126

Galian, C. V. A. (2014). Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil no Brasil. Cadernos de pesquisa, 44(153), 648-669. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142768

Rendeiro, M., & Gonçalves, C. (2014). Divulgação e popularização da ciência: relato de experiência do projeto “Ciência às 7 e meia”. Revista Areté, 7(13), 222-231.

Massarani, L. (1998). A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. (Dissertação de mestrado do Instituto Brasileiro de Informação em C&T). https://www.researchgate.net/publication/26368370_A_divulgacao_cientifica_no_Rio_de_Janeiro_algumas_reflexoes_sobre_a_decada_de_1920#read

Miller, J. D. (1998). The measurement of civic scientific literacy. Public Understand of Science, 7(3), DOI: https://doi.org/10.1088/0963-6625/7/3/001

-223.

Mueller, S. P. M. & Caribé, R. C. V. (2010). A comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação, 15(esp.), 13 – 30. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp13 DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p13

Pimentel, R. L. (2012). Gêneros Textuais em fascículos digitais de EaD: Apropriação e trabalho pedagógico. Anais do IV Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, Pernambuco, 4, 1-17.

Onório, M. J. & Treviso, V. C. (2017). A importância do ensino de História no ensino fundamental I, a partir de uma perspectiva Marxista. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, 4(1), 274-295.

Souza, R. S. & Brandão, R. A. (2020). Divulgação científica para combater notícias falsas DOI: https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n2-5

sobre a COVID-19: um projeto de extensão do Instituto Federal da Bahia. Science and Knowledge in Focus, 3(2), 7-24. https://periodicos.unifap.br/index.php/scienceinfocus/article/download/6168/pdf

Unesco. (2021). Combate à desinfondemia: trabalhar pela verdade em tempos de Covid-19. https://pt.unesco.org/covid19/disinfodemic

Vergara, M. D. (2008). Ensaio sobre o termo “vulgarização científica” no Brasil do século XIX. Revista Brasileira de História da Ciência, 1(2), 137-145. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v1i2.396

Downloads

Publicado

25-08-2022

Como Citar

Nascimento Silva, R. W., & Pinho de Oliveira, V. . (2022). Relato sobre a elaboração de fascículos de divulgação científica construídos para um curso de formação continuada de professores. Journal of Education Science and Health, 2(3), 1–13. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i3.122

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASO