Relato sobre a elaboração de fascículos de divulgação científica construídos para um curso de formação continuada de professores.
DOI:
10.52832/jesh.v2i3.122Palavras-chave:
Educação Científica, Formação de professores, Ensino de Ciências e BiologiaResumo
A Divulgação Científica (DC) tem um papel muito importante em fazer o indivíduo se situar no mundo em que vive e entendê-lo a partir do conhecimento científico. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) exige do docente um ensino cada vez mais contextualizado para que os alunos possam ser alfabetizados cientificamente e sejam indivíduos críticos nas situações diárias. Este trabalho se baseia de uma atividade com professores que surgiu a partir da necessidade de formar professores sobre o uso da Divulgação Científica nas aulas de Ciências e/ou Biologia, permitindo uma maior aproximação das competências e habilidades propostas pela nova BNCC. Com isso, esse trabalho, classificado como uma pesquisa qualitativa, objetiva relatar a produção de dois fascículos com assuntos introdutórios sobre a Divulgação Científica, para aplicação em um curso de formação continuada de professores de Ciências e Biologia, promovido pelo projeto de extensão FORBIO/UNILAB. A abordagem deste trabalho é do tipo descritiva, no qual será descrita a produção dos fascículos sobre DC. Espera-se que os fascículos possam contribuir na formação continuada dos docentes participantes do curso depertando o interesse pela DC, bem como a sua utilização em suas aulas, promovendo assim, um ensino contextualizado.
Downloads
Métricas
Referências
Albé, M. E. (2014). Popularização da Ciência, letramento científico e ações educacionais: uma entrevista com a professora Maria Eduarda Giering. Revista Entrelinhas, 8(1), 126-129. https://doi.org/10.4013/128
Brandão, R. A. & Souza, R. S. (2020). Divulgação Científica na luta contra notícias falsas em tempos de pandemia de covid-19. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online), 5(2), 76-96. https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n2-5
Braga, R. M. C. (2018) A indústria das fake news e o discurso de ódio. In: Pereira, R. V. (Org.)
Direitos Políticos, Liberdade de Expressão e Discurso de Ódio. 1 ed. Belo Horizonte: IDDE.
Brasil. (1996). Lei n.º 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação.
Brasil. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília:
Ministério da Educação.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.
Bueno, W, C. (2010). Comunicação científica e Divulgação Científica: Aproximação e rupturas conceituais. Inforação & Informação, 15(esp.), 1-12. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp1 DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p1
Bulgraen, V. C. (2010). O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, 1(4), 30-38.
Caribé, R. C. V. (2011). Comunicação científica para o público leigo no Brasil (Tese de Doutorado Faculdade de Ciência da informação, UNB). https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9003/1/2011_RitadeC%C3%A1ssiadoValeCarib%C3%A9.pdf.
Caribé, R. C. V. (2015). Comunicação científica: reflexões sobre o conceito. Informação & Sociedade: Estudos, 25(3), p. 89-104.
Cavalcanti, L. S. (2012). Geografia e práticas de ensino. Boletim goiano de Geografia, 22(2), 123-136. DOI: https://doi.org/10.5216/bgg.v22i2.15389
Cavalli, M, B. & Meglhioratti. (2020). A influência na divulgação científica do tema sociocientífico vacinação no contexto da pandemia. Anais VII Congresso Nacional de Educação, Maceió, 8, 1-12.
Couto, I. (2020). [HQ] Os impactos das Fake News na divulgação científica. https://abcmc.org.br/minas-faz-ciencia-infantil-2020/
Epstein, I. (2012). Comunicação da Ciência: rumo a uma teoria da divulgação científica. Espaço aberto, 9(16/17), 18-38. https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139126 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139126
Galian, C. V. A. (2014). Os PCN e a elaboração de propostas curriculares no Brasil no Brasil. Cadernos de pesquisa, 44(153), 648-669. DOI: https://doi.org/10.1590/198053142768
Rendeiro, M., & Gonçalves, C. (2014). Divulgação e popularização da ciência: relato de experiência do projeto “Ciência às 7 e meia”. Revista Areté, 7(13), 222-231.
Massarani, L. (1998). A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. (Dissertação de mestrado do Instituto Brasileiro de Informação em C&T). https://www.researchgate.net/publication/26368370_A_divulgacao_cientifica_no_Rio_de_Janeiro_algumas_reflexoes_sobre_a_decada_de_1920#read
Miller, J. D. (1998). The measurement of civic scientific literacy. Public Understand of Science, 7(3), DOI: https://doi.org/10.1088/0963-6625/7/3/001
-223.
Mueller, S. P. M. & Caribé, R. C. V. (2010). A comunicação científica para o público leigo: breve histórico. Informação & Informação, 15(esp.), 13 – 30. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15n1espp13 DOI: https://doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p13
Pimentel, R. L. (2012). Gêneros Textuais em fascículos digitais de EaD: Apropriação e trabalho pedagógico. Anais do IV Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, Pernambuco, 4, 1-17.
Onório, M. J. & Treviso, V. C. (2017). A importância do ensino de História no ensino fundamental I, a partir de uma perspectiva Marxista. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, 4(1), 274-295.
Souza, R. S. & Brandão, R. A. (2020). Divulgação científica para combater notícias falsas DOI: https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n2-5
sobre a COVID-19: um projeto de extensão do Instituto Federal da Bahia. Science and Knowledge in Focus, 3(2), 7-24. https://periodicos.unifap.br/index.php/scienceinfocus/article/download/6168/pdf
Unesco. (2021). Combate à desinfondemia: trabalhar pela verdade em tempos de Covid-19. https://pt.unesco.org/covid19/disinfodemic
Vergara, M. D. (2008). Ensaio sobre o termo “vulgarização científica” no Brasil do século XIX. Revista Brasileira de História da Ciência, 1(2), 137-145. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v1i2.396
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.