Os desafios da educação domiciliar durante a pandemia da Covid-19 para manter ensino aprendizagem dos estudantes no ensino fundamental

The challenges of homeschooling during the Covid-19 pandemic to keep students teaching and learning in elementary school

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i2.115

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino Remoto, Pandemia, Educação Domiciliar

Resumo

O presente estudo trata dos Desafios da Educação Domiciliar durante a Pandemia, para manter o Ensino Aprendizagem dos Filhos no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, em Coelho Neto/MA. O objetivo é compreender os desafios da educação domiciliar durante o período pandêmico. Para tanto, recorre-se a algumas referências bibliográficas sobre a temática através de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por entrevista com pais de alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, no qual procurou saber quais os desafios da educação domiciliar em meio a quarentena provocada pela pandemia da Covid-19, como foi a participação dos pais durante o Ensino e Aprendizagem na rotina escolar dos filhos em casa, qual legado será deixado desse período pós pandemia e como o ensino remoto irá afetar a rotina dos professores e alunos a normalidade durante o retorno escolar. Os resultados desta pesquisa concluíram que o ensino domiciliar trouxe uma dinâmica diferenciada em que a tecnologia assumiu o lugar de principal mediadora através do ensino e aprendizagem tornando-se uma realidade cada vez mais presente no dia a dia dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Robson Soares de Araújo, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduando no curso de Ciências Biológicas e Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Centro de Ensino de Coelho Neto (CESCN), sendo o 3° classificado na lista de aprovados do Processo Seletivo de Acesso a Educação Superior (PAES) em 2018.

Gleyka Luara Silva Seles, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduando no curso de Ciências Biológicas e Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Centro de Ensino de Coelho Neto (CESCN)

Rute Júlia Silva Galvão, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduando no curso de Ciências Biológicas e Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Centro de Ensino de Coelho Neto (CESCN)

Silvana Dias Costa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduando no curso de Ciências Biológicas e Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Centro de Ensino de Coelho Neto (CESCN).

Andreia de Sousa Costa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduando no curso de Ciências Biológicas e Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no Centro de Ensino de Coelho Neto (CESCN).

Hernando Henrique Batista Leite, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Mestrado Profissional em Maestria en Educación pelo Corporación Universitária de Humanidades y Ciências Sociales de Chile, Chile(2019); Diretor do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Campus Coelho Neto, Maranhão, Brasil.

Referências

Alves, L. (2020). Educação Remota: Entre A Ilusão E A Realidade. Educação, 8(3), 348–365. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365

Arruda, S. L. S. & Lima, M. C. F. (2013). The New Place of the Father as Caregiver of the Child. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, 4(2), 201-216. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n2p201

Barbosa, L. M. R. (2013). Ensino em casa ou na escola? Respostas do Poder Judiciário brasileiro. Cadernos Cenpec, 3(1), 1-28. DOI: https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.210

Barbosa, L. M. R. (2016). “Homeschooling” no brasil: ampliação do direito à educação ou via de privatização? Educ. Soc., Campinas, 37(134), 153-168. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016157215

Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S. & Batista, R. L. N. F. F. (2020). Aulas Presenciais Em Tempos De Pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustos, Rio de Janeiro, 25(51), 255-280. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255

Coqui, A. & Santos, D. P. (2021). Desafios na implantação do ensino remoto emergencial em tempo de pandemia: um vislumbre sobre as dificuldades tecnológicas e na saúde do professor. Crianças e Docência, experiências para além da escola. (1. ed.), Santa Maria, RS: Arco Editores. DOI: https://doi.org/10.48209/978-03-994306-9-5

Paiva Júnior, F. G., de Souza Leão, A. L. M., & de Mello, S. C. B. (2011). Validade e confiabilidade na pesquisa qualitativa em administração. Revista de Ciências da Administração, 13(31), 190-209. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p190

Dias, L. Educação domiciliar: crítica e defesa do homescolling. (2021). Guia do Estudante, Editora Abril, https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/educacao-domiciliar-criticas-e-defesas-do-homeschooling.

Ferreira, P. T. (2020). Uma Realidade das Escolas Particulares Perante a Pandemia da Covid-19. Revista Gestão & Tecnologia, 1(30), 38-40

Formaggio, L. G. O. (2021). O direito ao ensino domiciliar no brasil: liberdade na aplicação de diretrizes educacionais em tempos de pandemia da covid 19. Legalis Scientia, 1(1), 58-77.

Goulart, N. (2021). Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação. Revista Veja: Tecnologia e Educação. https://veja.abril.com.br/educacao/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-e-educacao-2/

Harasim, L., Teles L., Turoff M. & Hiltz S. R. (2005). Redes de aprendizagem: um guia para o ensino e aprendizagem on-line. Ed. Senac São Paulo: São Paulo.

Lunardi, N. M. S. S., Nascimento, A., Sousa, J. B. D., Silva, N. R. M. D., Pereira, T. G. N., & Fernandes, J. D. S. G. (2021). Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, 46. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236106662

Marcon, N., & Rebechi, R. R. (2020). A diferença entre ensino remoto emergencial e ensino a distância. Debate Terminológico. (18), 92-100.

Melo, R. A. (2020). A produção de materiais didáticos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais durante a pandemia do coronavírus. Revista Epistemologia e Práxis Educativa, Teresina, 3(3).

Nunes, R. R. & Lima, J. B. C. (2021). O 20 do XXI: práticas de ensino desafiadoras em um tempo de tormentas. Revista Docência e Cibercultura, 5(4), 173-190. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56216

Ratis , L. R., Soares, A. A., Érica L. S. X., Pereira , M. das G. A. & Paula, V. M. . (2021). O programa residência pedagógica em período de pandemia covid-19: relatos de professores de biologia em formação inicial . Journal of Education Science and Health, 1(3), 1–12. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26

Santana, C. L. S & Sales, B. K. M. (2020). Aula Em Casa: educação, tecnologias digitais e pandemia Covid-19. Educação, 10(1), 5–92. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92

Santos H. M. B. (2021). Desafios Para Alfabetizar Em Tempos De Pandemia. (13. ed.)Revista Educação em Foco. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510030.2

Silva, D. N. G. D. (2020). Quebrando Barreiras: desafios do ensino remoto. Conedu: VII Congresso Nacional de Educação - Trabalho resultante do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEX) – Projeto, Maceió-AL, 12f.

Silva, A. J. J., Lopes, A. P., Silva, A. T. O., Maurício, A. C., Santana, F. F. S., Silva, C. M., Santos, G. G., & Lourenço, I. R. (2021). Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto nas aulas de química do ensino médio em uma Escola Pública de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. Journal of Education Science and Health, 1(3). https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.36 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.36

Silva, M. O., Moura, M. A., & Santana, T. A. . (2022). Pandemia e tecnologia: a tecnofobia como tema emergente por meio de uma sequência didática: pandemic and technology: technophobia as emerging topic through a didactic sequence. Journal of Education Science and Health, 2(1), 1–16. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i1.76 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v2i1.76

Unicef, (2020). Comunicado de imprensa, UNICEF alerta: garantir acesso livre à internet para famílias e crianças vulneráveis é essencial na resposta à Covid-19, (2020). https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de- imprensa/unicef-alerta-essencial-garantir-acesso-livre-a-internet-para-familias-e-criancas-vulneraveis

Vieira, A. H. P. (2012)."Escola? Não, Obrigado": um retrato da homeschooling no Brasil. (2012). 76f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) —Universidade de Brasília, Brasília.

Downloads

Publicado

13-05-2022

Como Citar

Soares de Araújo, M. R., Silva Seles, G. L., Silva Galvão, R. J., Dias Costa, S., Costa, A. de S., & Batista Leite, H. H. (2022). Os desafios da educação domiciliar durante a pandemia da Covid-19 para manter ensino aprendizagem dos estudantes no ensino fundamental: The challenges of homeschooling during the Covid-19 pandemic to keep students teaching and learning in elementary school. Journal of Education Science and Health, 2(2), 1–15. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.115

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)