Os desafios da educação domiciliar durante a pandemia da Covid-19 para manter ensino aprendizagem dos estudantes no ensino fundamental
The challenges of homeschooling during the Covid-19 pandemic to keep students teaching and learning in elementary school
DOI:
10.52832/jesh.v2i2.115Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino Remoto, Pandemia, Educação DomiciliarResumo
O presente estudo trata dos Desafios da Educação Domiciliar durante a Pandemia, para manter o Ensino Aprendizagem dos Filhos no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, em Coelho Neto/MA. O objetivo é compreender os desafios da educação domiciliar durante o período pandêmico. Para tanto, recorre-se a algumas referências bibliográficas sobre a temática através de uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por entrevista com pais de alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, no qual procurou saber quais os desafios da educação domiciliar em meio a quarentena provocada pela pandemia da Covid-19, como foi a participação dos pais durante o Ensino e Aprendizagem na rotina escolar dos filhos em casa, qual legado será deixado desse período pós pandemia e como o ensino remoto irá afetar a rotina dos professores e alunos a normalidade durante o retorno escolar. Os resultados desta pesquisa concluíram que o ensino domiciliar trouxe uma dinâmica diferenciada em que a tecnologia assumiu o lugar de principal mediadora através do ensino e aprendizagem tornando-se uma realidade cada vez mais presente no dia a dia dos alunos.
Downloads
Métricas
Referências
Alves, L. (2020). Educação Remota: Entre A Ilusão E A Realidade. Educação, 8(3), 348–365. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
Arruda, S. L. S. & Lima, M. C. F. (2013). The New Place of the Father as Caregiver of the Child. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, 4(2), 201-216. DOI: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2013v4n2p201
Barbosa, L. M. R. (2013). Ensino em casa ou na escola? Respostas do Poder Judiciário brasileiro. Cadernos Cenpec, 3(1), 1-28. DOI: https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.210
Barbosa, L. M. R. (2016). “Homeschooling” no brasil: ampliação do direito à educação ou via de privatização? Educ. Soc., Campinas, 37(134), 153-168. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016157215
Barbosa, A. M., Viegas, M. A. S. & Batista, R. L. N. F. F. (2020). Aulas Presenciais Em Tempos De Pandemia: relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Revista Augustos, Rio de Janeiro, 25(51), 255-280. DOI: https://doi.org/10.15202/1981896.2020v25n51p255
Coqui, A. & Santos, D. P. (2021). Desafios na implantação do ensino remoto emergencial em tempo de pandemia: um vislumbre sobre as dificuldades tecnológicas e na saúde do professor. Crianças e Docência, experiências para além da escola. (1. ed.), Santa Maria, RS: Arco Editores. DOI: https://doi.org/10.48209/978-03-994306-9-5
Paiva Júnior, F. G., de Souza Leão, A. L. M., & de Mello, S. C. B. (2011). Validade e confiabilidade na pesquisa qualitativa em administração. Revista de Ciências da Administração, 13(31), 190-209. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8077.2011v13n31p190
Dias, L. Educação domiciliar: crítica e defesa do homescolling. (2021). Guia do Estudante, Editora Abril, https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/educacao-domiciliar-criticas-e-defesas-do-homeschooling.
Ferreira, P. T. (2020). Uma Realidade das Escolas Particulares Perante a Pandemia da Covid-19. Revista Gestão & Tecnologia, 1(30), 38-40
Formaggio, L. G. O. (2021). O direito ao ensino domiciliar no brasil: liberdade na aplicação de diretrizes educacionais em tempos de pandemia da covid 19. Legalis Scientia, 1(1), 58-77.
Goulart, N. (2021). Desafio aos professores: aliar tecnologia e educação. Revista Veja: Tecnologia e Educação. https://veja.abril.com.br/educacao/desafio-aos-professores-aliar-tecnologia-e-educacao-2/
Harasim, L., Teles L., Turoff M. & Hiltz S. R. (2005). Redes de aprendizagem: um guia para o ensino e aprendizagem on-line. Ed. Senac São Paulo: São Paulo.
Lunardi, N. M. S. S., Nascimento, A., Sousa, J. B. D., Silva, N. R. M. D., Pereira, T. G. N., & Fernandes, J. D. S. G. (2021). Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, 46. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236106662
Marcon, N., & Rebechi, R. R. (2020). A diferença entre ensino remoto emergencial e ensino a distância. Debate Terminológico. (18), 92-100.
Melo, R. A. (2020). A produção de materiais didáticos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais durante a pandemia do coronavírus. Revista Epistemologia e Práxis Educativa, Teresina, 3(3).
Nunes, R. R. & Lima, J. B. C. (2021). O 20 do XXI: práticas de ensino desafiadoras em um tempo de tormentas. Revista Docência e Cibercultura, 5(4), 173-190. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56216
Ratis , L. R., Soares, A. A., Érica L. S. X., Pereira , M. das G. A. & Paula, V. M. . (2021). O programa residência pedagógica em período de pandemia covid-19: relatos de professores de biologia em formação inicial . Journal of Education Science and Health, 1(3), 1–12. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.26
Santana, C. L. S & Sales, B. K. M. (2020). Aula Em Casa: educação, tecnologias digitais e pandemia Covid-19. Educação, 10(1), 5–92. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92
Santos H. M. B. (2021). Desafios Para Alfabetizar Em Tempos De Pandemia. (13. ed.)Revista Educação em Foco. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510030.2
Silva, D. N. G. D. (2020). Quebrando Barreiras: desafios do ensino remoto. Conedu: VII Congresso Nacional de Educação - Trabalho resultante do Programa Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEX) – Projeto, Maceió-AL, 12f.
Silva, A. J. J., Lopes, A. P., Silva, A. T. O., Maurício, A. C., Santana, F. F. S., Silva, C. M., Santos, G. G., & Lourenço, I. R. (2021). Tempos de pandemia: efeitos do ensino remoto nas aulas de química do ensino médio em uma Escola Pública de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. Journal of Education Science and Health, 1(3). https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.36 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v1i3.36
Silva, M. O., Moura, M. A., & Santana, T. A. . (2022). Pandemia e tecnologia: a tecnofobia como tema emergente por meio de uma sequência didática: pandemic and technology: technophobia as emerging topic through a didactic sequence. Journal of Education Science and Health, 2(1), 1–16. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i1.76 DOI: https://doi.org/10.52832/jesh.v2i1.76
Unicef, (2020). Comunicado de imprensa, UNICEF alerta: garantir acesso livre à internet para famílias e crianças vulneráveis é essencial na resposta à Covid-19, (2020). https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de- imprensa/unicef-alerta-essencial-garantir-acesso-livre-a-internet-para-familias-e-criancas-vulneraveis
Vieira, A. H. P. (2012)."Escola? Não, Obrigado": um retrato da homeschooling no Brasil. (2012). 76f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) —Universidade de Brasília, Brasília.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.