O YOUTUBE COMO FONTE DE ENSINO DE EPIGENÉTICA
DOI:
10.52832/jesh.v4i4.475Resumen
A plataforma de vídeos do Youtube foi de grande importância durante a pandemia da COVID-19. Pois, neste momento, o uso dessa plataforma ganhou um aumento de usuários mundialmente. Neste mesmo período ocorreu a grande utilização da mesma pelos professores para apoio ao ensino remoto. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi analisar as videoaulas sobre o conteúdo de epigenética na plataforma do Youtube, que tinha como enfoque o ensino básico, para entender se o assunto está sendo bem trabalhado, sem possui informações corretas e nãoapresenta lacunas de conhecimento para o público-alvo. Esta pesquisa possui caráter quali-quantitativa com teor exploratório e descritivo. Os dados foram coletados através da plataforma digital Youtube (https://www.youtube.com), e a busca foi realizada, a partir das seguintes palavras chaves “epigenética” e “ensino básico”. Para a seleção das vídeos aulas foram utilizados os critérios de inclusão: videoaula publicada a partir do ano de 2019; mais de 10.000 visualizações; gravada em Língua Portuguesa; e enfoque em algum nível de ensino da Educação Básica. O Youtube passou a ser muito utilizado, e quando atrelado ao ensino se tornou uma ferramenta didática poderosa. No entanto, os dados mostram que o tema está sendo pouco explorado por criadores de conteúdo nesta plataforma, pois o ensino da genética ainda é um desafio para alguns professores do ensino básico, por conta do nível de abstração e descontextualização com a realidade dos alunos, a tornando assim, de difícil compreensão para muitos.
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