O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO EM SERVIÇO
DOI:
10.52832/jesh.v4i3.461Resumo
Este trabalho, que aborda o papel do coordenador pedagógico em uma das suas variadas atribuições que é a formação em serviço, foi apresentado como trabalho final do curso de especialização em Gestão, Coordenação e Supervisão escolar. Tendo como um de seus objetivos discutir os desafios e estratégias enfrentados por esse profissional no seu papel de formador em serviço nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Fortaleza. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e documental, considerando a escassez de referências sobre a temática ora pretendida. Foi então escolhido como contexto para fundamentar a discussão, a formação continuada oferecida pela rede municipal de educação de Fortaleza aos seus docentes. A partir dos resultados da pesquisa foi possível constatar a importância e o valor do coordenador pedagógico nas unidades escolares para a implementação das políticas públicas bem como no processo contínuo de busca por uma qualidade na educação oferecida nas instituições públicas da educação básica.
Downloads
Métricas
Referências
Bello, I. M., & Penna, M. G. de O. (2017). O papel do coordenador pedagógico nas escolas públicas paulistanas: entre as questões pedagógicas e o gerencialismo. Educar em Revista, (Educ. rev., 2017 (spe.1). Disponível em: http://doi.org/10.1590/0104-4060.49149. Acesso em: 28/fev
Brasil. (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF.
Brasil. (2006). Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 01, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em PedagogiaeLicenciatura. Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno. Brasília.
Brasil. (2015). Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº 2/2015, de 9 de junho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Conselho Nacional de Educação – Conselho Pleno, Brasília, 2015.
Brasil. (2009). Decreto Nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências.
Fortaleza. (2014). Lei Complementar Nº 169, de 12 de setembro de 2014. Dispõe sobre a gestão democrática e participativa da Rede Pública Municipal de Ensino de Fortaleza, institui o Programa Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), modifica o Estatuto do Magistério de Fortaleza, e dá outras providências.
Fortaleza. (2022). Orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho pedagógico do ensino fundamental.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: atlas, 2008
Libâneo, J. C. (2015). Práticas de organização e gestão da escola: objetivos e formas de funcionamento a serviço da aprendizagem de professores e alunos. Texto organizado para uso dos diretores de escola e coordenadores pedagógicos da rede de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel (PR), 3/2.
Lima, P. G.; & Dos Santos, S. M. O Coordenador Pedagógico na Educação Básica: Desafios e Perspectivas. Educere et Educare, 2(4), p. p. 77–90, 2000. DOI: 10.17648/educare. v2i4.1656.
Martins Torres, J. J. (2009). Rev. de Inv. Educ., La paz, 2(2), 189-202. Disponível: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1997-40432009000200008&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 28/fev
Minayo, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade – Petrópolis, RJ: Vozes,2016.
Miziara, L. A. S., Ribeiro, R., & Bezerra, G. F. (2014). O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 95(241). Disponível em: https://doi.org/10.1590/S21766681/302712683. Acesso em: 28/fev
Nadal, B. G. (2010). Gestão e Formação Contínua: práticas articuladas da organização escolar. Olhar de Professor, 3(3).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Education Science and Health
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.