Desafios Climáticos sob o Prisma das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v4i4.459

Palavras-chave:

Metodologia Interdisciplinar. Ondas de calor. Alfabetização científica.

Resumo

Este artigo analisa a implementação da metodologia das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) em uma turma do primeiro ano do ensino médio integrado ao técnico em Meio Ambiente, com foco em uma situação-problema relacionada às ondas de calor. A metodologia das IIR promove a construção de conhecimentos interdisciplinares e o desenvolvimento de habilidades científicas e investigativas através de um trabalho colaborativo e investigativo. O estudo foi dividido em oito etapas, que incluíram desde a apresentação da situação-problema até a síntese final das propostas dos alunos. Cada etapa foi avaliada qualitativamente, levando em consideração o nível de engajamento dos grupos, a capacidade de articular conceitos científicos e tecnológicos, e a viabilidade das soluções propostas. Os resultados indicaram diferentes níveis de envolvimento e compreensão entre os grupos, com alguns demonstrando alta autonomia e clareza nas propostas, enquanto outros enfrentaram dificuldades em estruturar suas ideias. A etapa de síntese final destacou a necessidade de aprofundamento e apoio adicional para alguns grupos. O artigo conclui que, apesar dos desafios enfrentados, a metodologia das IIR foi eficaz para estimular o pensamento crítico e a integração de conhecimentos científicos ao cotidiano, ressaltando sua importância na educação contemporânea.

Palavras-chave: Metodologia Interdisciplinar. Ondas de calor. Alfabetização científica.

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Biografia do Autor

Lucas Peres Guimarães, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutor em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Mestre em Ensino de Ciências pela mesma instituição (2018). Possui graduação em Química pela Universidade de Taubaté (2015) e graduação em Ciências Biológicas-LICENCIATURA pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel (2010). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Pinheiral. Foi professor de ciências da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, professor de ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, articulador de ciências da Prefeitura Municipal de Barra Mansa e atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência no Ensino; Experimentação; Química no Ensino Fundamental. 

Mariana Silva, IFRJ

Graduanda LICBIO

Guilherme Castro, IFRJ

Graduando LICBIO

Estefany Santos, IFRJ

Graduando LICBIO

João Vitor Melo, IFRJ

Graduando LICBIO

Ana Beatriz Sousa, IFRJ

gRADUANDO LIC BIO

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Publicado

28-10-2024

Como Citar

Peres Guimarães, L., Silva, M., Guilherme Castro, Estefany Santos, João Vitor Melo, & Ana Beatriz Sousa. (2024). Desafios Climáticos sob o Prisma das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Journal of Education Science and Health, 4(4). https://doi.org/10.52832/jesh.v4i4.459

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASO