THE DEVELOPMENT OF DIDACTIC SEQUENCES WITH MATHEMATICAL GAMES IN THE ELEMENTARY SCHOOL I

Autores/as

DOI:

10.52832/rensin.v3.599

Resumen

 Esta pesquisa tem como objetivo geral foi identificar o desenvolvimento das sequências didáticas com jogos matemáticos no Ensino Fundamental I. Objetivos específicos foram verificar o perfil das sequências didáticas, demonstrar as contribuições no Ensino Fundamental I ocasionadas pelas sequências didáticas com jogos na área da matemática e definir aspectos para melhorias perante as sequências didáticas no âmbito do Ensino Fundamental com jogos matemáticos.  Foi uma pesquisa com abordagem qualitativa, em seus objetivos foi uma pesquisa exploratória e nos procedimentos realizou-se uma pesquisa bibliográfica. A coleta de dados ocorreu com o levantamento bibliográfico no Catálogo de Tese e Dissertações da CAPES e foram encontradas 819 produções científicas. Por meio de critérios de inclusão e exclusão foram selecionadas 7 dissertações. Para analisar os dados, utilizou-se a Análise Conteúdo com categorias. Os resultados afirmam na categoria “perfil” um perfil contendo anos, conteúdos e jogos matemáticos distintos. Na categoria “contribuições” notou-se que ocorre o ensino-aprendizagem e benefícios no cotidiano escolar com o uso das sequências didáticas. Na categoria “considerações finais” notam-se aspectos em prol de melhorias, averiguando que há constatações finais sobre as sequências didáticas, a existência de limitações dos educadores e ser necessário acontecerem ações que possibilitem aos educadores trabalharem com as sequências didáticas. Na conclusão, afirmou-se que a realização de estudos futuros sobre como os fatores socioeconômicos afetam o desenvolvimento das sequências didáticas com jogos matemáticos.

Biografía del autor/a

JOURNAL OF EDUCATION, SCIENCE AND HEALTH JESH, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Inovação em Comunicação e Economia Criativa na Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora na Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), MG, Brasil.

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Publicado

2025-09-27

Cómo citar

JESH, J. O. E. S. A. H. (2025). THE DEVELOPMENT OF DIDACTIC SEQUENCES WITH MATHEMATICAL GAMES IN THE ELEMENTARY SCHOOL I. Revista Ensinar, 3(1). https://doi.org/10.52832/rensin.v3.599