EXPLORANDO O MUNDO DA GENÉTICA DO SANGUE: OFICINA PARA JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA DE RECIFE

Autores/as

DOI:

10.52832/rensin.v3.516

Resumen

A genética é um tema importante ensinado nas escolas, ela investiga como o material hereditário é transmitido de uma geração para outra através dos genes e como ele se expressa. Assim, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre genética humana, aproximá-los do meio acadêmico e incentivá-los o estudo das ciências biológicas, foi realizado um trabalho na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, em 26 de setembro de 2023, pela Liga Acadêmica de Genética Humana. A atividade envolve um workshop sobre "Genética do Sangue", utilizando materiais simples e acessíveis, como pequenas bolas de isopor, palitos de dente pintados em verde e amarelo, além de sucos em pó de uva e laranja para representar antígenos e anticorpos presentes no sangue. Durante o workshop, foram distribuídos panfletos sobre doação de sangue e promovida uma roda de conversa com os alunos. As três dinâmicas  realizadas despertaram grande interesse e curiosidade, levando os estudantes a discutir temas como doação de sangue, tipagem sanguínea, hemofilia e eritroblastose fetal. A interação entre os alunos da EREM Ginásio Pernambucano, os membros da Liga Acadêmica de Genética Humana e os funcionários da escola propôs a eficácia das práticas extensionistas, promovendo o desenvolvimento cognitivo dos estudantes do ensino médio e contribuindo para a aprendizagem de conteúdo das ciências biológicas.

 

não foram 3? [UC1]

Biografía del autor/a

Katarine Gabriely Aurista do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Ciências Farmacêuticas, UFPE, Pernambuco, Brasil.

Manuelle Alves Miranda, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Ciências Farmacêuticas, UFPE, Pernambuco, Brasil.

Beatriz Amália de Lima Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, UFPE, Pernambuco, Brasil.

Rayanne Regina Vasconcelos Fernandes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas, UFRPE, Pernambuco, Brasil.

Kátia Alves Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutoranda em Biologia Aplicada à Saúde, ILIKA, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Citas

AGYEI, C. A. Effect of Context-Based and Conventional Teaching Approaches on Students’ Achievement in Genetics. British Journal of Education, v. 10, n. 11, p.121-139, 2022.

ARANHA, C. P.; SOUSA, R. C. de; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; ROCHA, J. R.; SILVA, A. F. G. O YouTube como Ferramenta Educativa para o ensino de ciências. Olhares & Trilhas, v. 21, n. 1, p. 10–25, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46164

ARRUDA-BARBOSA, L. de et al. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 174, p. 316-327, 2019. DOI: 10.1590/198053146465

AYOTTE-BEAUDET, Jean-P et al. Exploring the impacts of contextualised outdoor science education on learning: the case of primary school students learning about ecosystem relationships. Journal of Biological Education, v. 57, n. 2, p. 277-294, 2023. DOI: 10.1080/00219266.2021.1909634

BASTOS, R. W.; MARTINELLI, F. S.; TAVARES, M. G. Brincando com o sistema sanguíneo: proposta alternativa para o ensino dos grupos sanguíneos ABO. Genética na Escola, v. 5, n. 2, p. 38-41, 2010. DOI: 10.55838/1980-3540.ge.2010.97

BRITO, H. R. do N. G. et al. Extensão universitária e ensino em saúde: impactos na formação discente e na comunidade. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 29895-29918, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n3-622

CAETANO, E. de A.; LÚCIO, F. de O.; REBELO, K. C. A ferramenta “Padlet” como auxílio na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 4, 2022. DOI: 10.48017/dj.v7i4.2175

DASILIO, K. L. de A.; PAES, M. F. Genética no cotidiano: o sistema ABO na transfusão sanguínea. Genética na Escola, v. 4, n. 2, p. 30-35, 2009. DOI: 10.55838/1980-3540.ge.2009.83

DE ASSIS, E. C.; DE OLIVEIRA, F. L.; REBELO, K. C. A ferramenta “Padlet” como auxílio na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial. Diversitas Journal, v. 7, n. 4, 2022. DOI: 10.48017/dj.v7i4.2175

LEGARIA, J. I. Why communicate and take ownership of science? Answers from university extension. Journal of Science Communication-América Latina, v. 7, n. 2, p. R01, 2024. DOI: 10.22323/3.07021001

MARTINEZ, E. R. M.; FUJIHARA, R. T.; MARTINS, C. Show da Genética: um jogo interativo para o ensino de Genética. Genética na Escola, v. 3, n. 2, p. 24-27, 2008. DOI: 10.55838/1980-3540.ge.2008.58

MATOS FILHO, C. H. A. et al. Genética nas escolas: desmitificando o conhecimento sobre genética e contribuindo para divulgação e popularização da ciência. Educação: dilemas contemporâneos Volume XVI, p. 6. DOI: 10.46420/9786581460921cap1

MOTA DOS SANTOS, Alex et al. The use of social network sites in university extension projects: the case of the Geotecnologias na rede extension project. Social Network Analysis and Mining, v. 14, n. 1, p. 1-17, 2024. DOI: 10.1007/s13278-024-01342-6

SOUSA, M. F. de; BRITO, M. D. de; CARVALHO, S. S. de. Ação de dois antígenos: vai um refresco aí?. Genética na Escola, v. 6, n. 1, p. 1-3, 2011. DOI: 10.55838/1980-3540.ge.2011.106

SOUZA, P. R. E. de et al. Genética geral para universitários. 2015. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/2355/1/livro_geneticageralweb.pdf. Acesso em: 29 ago. 2024.

Publicado

2025-02-22

Cómo citar

Katarine Gabriely Aurista do Nascimento, Manuelle Alves Miranda, Beatriz Amália de Lima Santos, Rayanne Regina Vasconcelos Fernandes, & Kátia Alves Ribeiro. (2025). EXPLORANDO O MUNDO DA GENÉTICA DO SANGUE: OFICINA PARA JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA DE RECIFE. Revista Ensinar, 3(1), 1–10. https://doi.org/10.52832/rensin.v3.516

Número

Sección

Ensino de Biologia - Artigo original