EXPLORANDO O MUNDO DA GENÉTICA DO SANGUE: OFICINA PARA JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA DE RECIFE
DOI:
10.52832/rensin.v3.516Resumo
A genética é um tema importante ensinado nas escolas, ela investiga como o material hereditário é transmitido de uma geração para outra através dos genes e como ele se expressa. Assim, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre genética humana, aproximá-los do meio acadêmico e incentivá-los o estudo das ciências biológicas, foi realizado um trabalho na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, em 26 de setembro de 2023, pela Liga Acadêmica de Genética Humana. A atividade envolve um workshop sobre "Genética do Sangue", utilizando materiais simples e acessíveis, como pequenas bolas de isopor, palitos de dente pintados em verde e amarelo, além de sucos em pó de uva e laranja para representar antígenos e anticorpos presentes no sangue. Durante o workshop, foram distribuídos panfletos sobre doação de sangue e promovida uma roda de conversa com os alunos. As três dinâmicas realizadas despertaram grande interesse e curiosidade, levando os estudantes a discutir temas como doação de sangue, tipagem sanguínea, hemofilia e eritroblastose fetal. A interação entre os alunos da EREM Ginásio Pernambucano, os membros da Liga Acadêmica de Genética Humana e os funcionários da escola propôs a eficácia das práticas extensionistas, promovendo o desenvolvimento cognitivo dos estudantes do ensino médio e contribuindo para a aprendizagem de conteúdo das ciências biológicas.
não foram 3? [UC1]
Referências
AGYEI, C. A. Effect of Context-Based and Conventional Teaching Approaches on Students’ Achievement in Genetics. British Journal of Education, v. 10, n. 11, p.121-139, 2022.
ARANHA, C. P.; SOUSA, R. C. de; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; ROCHA, J. R.; SILVA, A. F. G. O YouTube como Ferramenta Educativa para o ensino de ciências. Olhares & Trilhas, v. 21, n. 1, p. 10–25, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46164
ARRUDA-BARBOSA, L. de et al. Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 174, p. 316-327, 2019. DOI: 10.1590/198053146465
AYOTTE-BEAUDET, Jean-P et al. Exploring the impacts of contextualised outdoor science education on learning: the case of primary school students learning about ecosystem relationships. Journal of Biological Education, v. 57, n. 2, p. 277-294, 2023. DOI: 10.1080/00219266.2021.1909634
BASTOS, R. W.; MARTINELLI, F. S.; TAVARES, M. G. Brincando com o sistema sanguíneo: proposta alternativa para o ensino dos grupos sanguíneos ABO. Genética na Escola, v. 5, n. 2, p. 38-41, 2010. DOI: 10.55838/1980-3540.ge.2010.97
BRITO, H. R. do N. G. et al. Extensão universitária e ensino em saúde: impactos na formação discente e na comunidade. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 29895-29918, 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n3-622
CAETANO, E. de A.; LÚCIO, F. de O.; REBELO, K. C. A ferramenta “Padlet” como auxílio na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial. Diversitas Journal, [S. l.], v. 7, n. 4, 2022. DOI: 10.48017/dj.v7i4.2175
DASILIO, K. L. de A.; PAES, M. F. Genética no cotidiano: o sistema ABO na transfusão sanguínea. Genética na Escola, v. 4, n. 2, p. 30-35, 2009. DOI: 10.55838/1980-3540.ge.2009.83
DE ASSIS, E. C.; DE OLIVEIRA, F. L.; REBELO, K. C. A ferramenta “Padlet” como auxílio na aplicação de metodologias ativas de aprendizagem no contexto do ensino remoto emergencial. Diversitas Journal, v. 7, n. 4, 2022. DOI: 10.48017/dj.v7i4.2175
LEGARIA, J. I. Why communicate and take ownership of science? Answers from university extension. Journal of Science Communication-América Latina, v. 7, n. 2, p. R01, 2024. DOI: 10.22323/3.07021001
MARTINEZ, E. R. M.; FUJIHARA, R. T.; MARTINS, C. Show da Genética: um jogo interativo para o ensino de Genética. Genética na Escola, v. 3, n. 2, p. 24-27, 2008. DOI: 10.55838/1980-3540.ge.2008.58
MATOS FILHO, C. H. A. et al. Genética nas escolas: desmitificando o conhecimento sobre genética e contribuindo para divulgação e popularização da ciência. Educação: dilemas contemporâneos Volume XVI, p. 6. DOI: 10.46420/9786581460921cap1
MOTA DOS SANTOS, Alex et al. The use of social network sites in university extension projects: the case of the Geotecnologias na rede extension project. Social Network Analysis and Mining, v. 14, n. 1, p. 1-17, 2024. DOI: 10.1007/s13278-024-01342-6
SOUSA, M. F. de; BRITO, M. D. de; CARVALHO, S. S. de. Ação de dois antígenos: vai um refresco aí?. Genética na Escola, v. 6, n. 1, p. 1-3, 2011. DOI: 10.55838/1980-3540.ge.2011.106
SOUZA, P. R. E. de et al. Genética geral para universitários. 2015. Disponível em: https://repository.ufrpe.br/bitstream/123456789/2355/1/livro_geneticageralweb.pdf. Acesso em: 29 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ensinar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.