JOGO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CAPIVOR - DUELO EVOLUTIVO

Autores/as

DOI:

10.52832/rensin.v2.473

Resumen

O modelo tradicional de ensino está se tornando obsoleto, com novos instrumentos sendo cada vez mais integrados às salas de aula para facilitar o aprendizado dos alunos. A utilização de metodologias alternativas possibilita que o aprendizado dos alunos ocorra de várias maneiras, ao invés do padrão tradicional das aulas teóricas. Os jogos didáticos aplicados pelos docentes permitem integrar diversão ao ensino e melhorar o aprendizado dos discentes. A evolução biológica estuda os processos que resultam em mudanças entre as gerações de uma população de uma espécie. Entretanto, o ensino desse tema enfrenta diversas dificuldades, desde tabus criacionistas até concepções empíricas sobre hereditariedade. Assim, foi desenvolvido um jogo didático de tabuleiro, nomeado "Capivor: Duelo Evolutivo", com o objetivo de facilitar o aprendizado de evolução na educação básica, de forma que os alunos desenvolvam o pensamento evolutivo e compreendam os processos envolvidos. O material é versátil, de baixo custo, e pode ser utilizado tanto dentro quanto fora da sala de aula. A dinâmica do jogo aumenta a interação dentro da sala de aula, tanto entre o professor e os alunos, quanto entre eles mesmos, desenvolvendo um aprendizado dinâmico e ao mesmo tempo divertido.

Biografía del autor/a

Jeniffer Gabrielly de Sousa Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Lucas Pinheiro Calado, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Dácio Dacliélio Tenório da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Djeisiane Gomes da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Ana Gabrielly mangueira da Silva Nunes, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Karoline de Oliveira Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Marcos Antonio Nobrega de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Doutor em Genética (USP). Professor Associado, Orientador, (UFCG), Patos, PB, Brasil.

Citas

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Publicado

2024-11-29

Cómo citar

Jeniffer Gabrielly de Sousa Pereira, Lucas Pinheiro Calado, Dácio Dacliélio Tenório da Silva, Djeisiane Gomes da Silva, Ana Gabrielly mangueira da Silva Nunes, Karoline de Oliveira Bezerra, & Marcos Antonio Nobrega de Sousa. (2024). JOGO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CAPIVOR - DUELO EVOLUTIVO. Revista Ensinar, 2(1), 1–12. https://doi.org/10.52832/rensin.v2.473

Número

Sección

Ensino de Biologia - Artigo original