JOGO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CAPIVOR - DUELO EVOLUTIVO

Authors

DOI:

10.52832/rensin.v2.473

Abstract

O modelo tradicional de ensino está se tornando obsoleto, com novos instrumentos sendo cada vez mais integrados às salas de aula para facilitar o aprendizado dos alunos. A utilização de metodologias alternativas possibilita que o aprendizado dos alunos ocorra de várias maneiras, ao invés do padrão tradicional das aulas teóricas. Os jogos didáticos aplicados pelos docentes permitem integrar diversão ao ensino e melhorar o aprendizado dos discentes. A evolução biológica estuda os processos que resultam em mudanças entre as gerações de uma população de uma espécie. Entretanto, o ensino desse tema enfrenta diversas dificuldades, desde tabus criacionistas até concepções empíricas sobre hereditariedade. Assim, foi desenvolvido um jogo didático de tabuleiro, nomeado "Capivor: Duelo Evolutivo", com o objetivo de facilitar o aprendizado de evolução na educação básica, de forma que os alunos desenvolvam o pensamento evolutivo e compreendam os processos envolvidos. O material é versátil, de baixo custo, e pode ser utilizado tanto dentro quanto fora da sala de aula. A dinâmica do jogo aumenta a interação dentro da sala de aula, tanto entre o professor e os alunos, quanto entre eles mesmos, desenvolvendo um aprendizado dinâmico e ao mesmo tempo divertido.

Author Biographies

Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Lucas Pinheiro Calado, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Dácio Dacliélio Tenório da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Djeisiane Gomes da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Ana Gabrielly mangueira da Silva Nunes, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Karoline de Oliveira Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande

Graduanda em Ciências Biológicas (UFCG). Patos, PB, Brasil.

Marcos Antonio Nobrega de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Doutor em Genética (USP). Professor Associado, Orientador, (UFCG), Patos, PB, Brasil.

References

CONCEIÇÃO, A. R. D.; MOTA, M. D. A.; BARGUIL, P. M. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: Concepções e práticas docentes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, e165953290, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3290

DELL’ ANTONIO, B. M.; JUNIOR, V. C. Os princípios de Darwin na consolidação dos conteúdos de Evolução do Ensino Médio. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 11, n. 1, 2018. https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21282

KRIZEK, J. P. O. Como (não) ensinar o Lamarckismo: Orientações a partir da história da Biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 320–343, 2024. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1248

LIMA, S. M. D. S., ARAÚJO, M. D. S.; LIMA, M. M. D. O. Metodologias alternativas no ensino de Evolução em uma escola pública do Piauí. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1–15, 2021. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a01

MARTÍNEZ-AGÜERO, M., E HERNÁNDEZ, C. THE EVOLUTION OF TEACHING EVOLUTION. Education and New Developments, Volume 2. 2023. https://doi.org/10.36315/2023v2end021.

MIRON, L. I. G.; VIANA, D. D.; BRANDALISE, F. M. P. Serious games: Evolution of applications as a teaching technique for the Lean Construction community. Ambiente Construído, v. 24, e131759, 2024. https://doi.org/10.1590/s1678-86212024000100728

MUELL, M. R.; GUILLORY, W. X.; KELLERMAN, A.; RUBIO, A. O.; SCOTT‐ELLISTON, A.; MORALES, O.; ECKHOFF, K.; BARFKNECHT, D.; HARTSOCK, J. A.; WEBER, J. J.; BROWN, J. L. Gaming natural selection: Using board games as simulations to teach evolution. Evolution, v. 74, n. 3, p. 681–685, 2020. https://doi.org/10.1111/evo.13924

NASCIMENTO, A. DE A. S.; DOS SANTOS, T. T. Jogo RPG Pleistoceno como recurso didático no ensino de evolução. Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares, 1, 1–8, 2022.

NEVES DE SOUSA, T.; CHUPIL, H. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS LÚDICOS NA APRENDIZAGEM DE ENSINO DA PARASITOLOGIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Uningá, v. 56, n. 1, p. 47–57, 2019. https://doi.org/10.46311/2318-0579.56.eUJ2127

OLIVEIRA NETO, F. F. D.; JORGE, T. S.; GARCIA, C. S.; DALZOTTO, D. P.; COSTA, J. L.; MEDINA, T. G. D. M.; IGANCI, J. Jogos Didáticos no Ensino de Botânica: Enraizando e Batalha Algal. Hoehnea, 49, e092022, 2022. https://doi.org/10.1590/2236-8906-09-2022

OLIVEIRA, G. D. S.; BIZZO, N. EVOLUÇÃO BIOLÓGICA E OS ESTUDANTES BRASILEIROS: CONHECIMENTO E ACEITAÇÃO. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 2, p. 161, 2016. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n2p161

OLIVEIRA, G. S.; BIZZO, N.; PELLEGRINI, G. Evolução biológica e os estudantes: Um estudo comparativo Brasil e Itália. Ciência & Educação, v. 22, n. 3, p. 689–705, 2016. https://doi.org/10.1590/1516-731320160030009

PAIVA, M. M. P. C.; FONSECA, A. M. D.; COLARES, R. P. ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS POTENCIALIZADORAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, v. 3, n. 7, p. 1–25, 2022. https://doi.org/10.22481/reed.v3i7.10379

PEGORARO, A.; SOARES, L. G.; RIZZON, M. Z.; DAL MOLIN, E.; FERNANDES, F. M.; LOVATO, L. B.; FRANCK DA CUNHA, G. A importância do ensino de evolução para o pensamento crítico e científico. Interdisciplinary Journal of Applied Science, v. 1, n. 2, p. 10–15, 2016.

SANTOS, I.; FARIAS, F. L. B.; MELO, L. D. M.; SILVA, A. C. B.; FREITAS, D. D. L.; ELEUTÉRIO, D. A.; BARROS, A. T. Jogos didáticos para o ensino de zoologia no ensino médio: Relato de experiência no município de Ingá-PB. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27076–27086, 2020. https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-237

SILVA, C. C. D.; KALHIL, J. D. B. Análise sistêmica do processo ensino aprendizagem de genética à luz da teoria fundamentada. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019. https://doi.org/10.3895/rbect.v12n1.8045

SILVA, C. S. D.; SOARES, M. H. F. B. Estudo bibliográfico sobre conceito de jogo, cultura lúdica e abordagem de pesquisa em um periódico científico de Ensino de Química. Ciência & Educação, 29, e23003, 2023. https://doi.org/10.1590/1516-731320230003

SILVA, J. C. S. D.; BIANCO, G. Jogos didáticos: A formação educativa através de uma aprendizagem significativa e um currículo adaptado por projetos. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. e820997969. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7969

SILVA, N. B. D.; TEIXEIRA, P. M. M. Evolução biológica: Dificuldades e fatores variáveis na aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 817–837, 2021. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.618

SILVA, N. M. D. A.; DIAS, M. A. D. S. O uso do jogo de tabuleiro na construção da aprendizagem dos conteúdos de biologia: Uma pesquisa desenvolvida no âmbito do PIBID/UEPB. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, 2020. https://doi.org/10.3895/rbect.v13n1.7996

SOUSA, F. B.; VASCONCELOS, R. A.; DOS SANTOS JÚNIOR, J. M.; DO NASCIMENTO DE CASTRO, M. G.; DOMINGOS COUTINHO, T. J. Heredogame: Jogo Didático para o Ensino de Genética. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 20, n. 1, p. 33–55, 2022. https://doi.org/10.16923/reb.v20i1.985

VEDRAN. (2024, September 20). Download free SVG clip art and silhouettes for Cricut cutting machines. https://freesvg.org

Published

2024-11-29

How to Cite

Rodrigues de Oliveira, N. C., Lucas Pinheiro Calado, Dácio Dacliélio Tenório da Silva, Djeisiane Gomes da Silva, Ana Gabrielly mangueira da Silva Nunes, Karoline de Oliveira Bezerra, & Marcos Antonio Nobrega de Sousa. (2024). JOGO PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: CAPIVOR - DUELO EVOLUTIVO. Revista Ensinar, 2(1), 1–12. https://doi.org/10.52832/rensin.v2.473

Issue

Section

Ensino de Biologia - Artigo original