GALLERY WALK E A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA EM CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE

Autores/as

DOI:

10.52832/rensin.v1i1.213

Palabras clave:

Gallery Walk. Modelos didáticos. Ensino. Embriologia.

Resumen

O ensino e aprendizagem de Embriologia apresentam alguns desafios por parte dos docentes, principalmente pelo fato da escassez de materiais didáticos, que permitam que os estudantes compreendam os conceitos e a dinâmica envolvida. As aulas ficam restritas apenas a parte teórica e observação de imagens e esquemas, não propiciando ao aluno um papel mais ativo dentro da sala de aula. Assim, faz-se necessário desenvolver estratégias alternativas, para que eles consigam ser protagonistas da construção do seu próprio conhecimento. Nesse cenário, as metodologias ativas surgem como uma forma de oferta de educação de qualidade, em que o aluno passa a ser o centro do processo educativo e não apenas um coadjuvante. O objetivo dessa proposta didática foi proporcionar aos alunos de graduação, da área da saúde, um melhor entendimento do estudo da Embriologia. Para isso foi realizada uma atividade dividida em três etapas: (1) aulas expositivas dialogadas a respeito das diferentes fases do desenvolvimento embrionário; (2) confecção de modelos didáticos, por meio do uso de massa de modelar, dessas etapas e (3) o uso da metodologia colaborativa Gallery Walk, para discutir tópicos especiais dentro dessa disciplina. Diante disso, observou-se que por meio dessas ferramentas os alunos puderam aprender de forma mais clara, motivadora e contextualizada. Esses recursos são agentes facilitadores que geram uma maior interação e dinamismo, favorecendo uma aprendizagem significativa, pois é o educando quem realiza a ação durante a aquisição das informações.

Biografía del autor/a

Fabiana Luca Alves, Unifacear

Doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Professora Doutora da Unifacear, Paraná, Brasil

Marina Peixoto Vianna, Unip

raduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - USP (2001). Mestre em Ciências, área de concentração Biologia Comparada pelo Programa de Pós Graduação Biologia Comparada da FFCLRP-USP, em 2004. Doutora em Ciências, área de concentração Biologia Comparada pelo Programa de Pós Graduação Biologia Comparada da FFCLRP-USP, em 2009. Possui experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia de invertebrados e Ecologia. Linha de pesquisa em bioinvasões aquáticas, com destaque para moluscos de água doce. Atua como docente no ensino superior desde 2008, com experiência no ensino presencial e EAD. Atualmente é professora titular da Universidade Paulista (UNIP-campus RP) e professora tutora/conteudista da Universidade Estácio de Sá. Membro da Associação Brasileira de Educação à Distância.

Citas

BERNEY, S. et al. How Spatial Abilities and Dynamic Visualizations Interplay When Learning Functional Anatomy With 3D Anatomical Models. Anatomical Sciences Education. [S.I]. DOI: 10.1002/ase.1524 DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1524

CARVALHO, A. M. P. Os estágios nos cursos de licenciatura. Cengage Learning: São Paulo, 2017.

EVANGELISTA, C. S.; BARROS, M. A. M. Produção de modelos didáticos: uma possibilidade facilitadora no ensino de botânica. Revista Vivências em Ensino de Ciências 2ª Edição Especial. v.2, n.1, p. 69-75, 2018. Disponível em: PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: UMA POSSIBILIDADE FACILITADORA NO ENSINO DE BOTÂNICA | Evangelista | Revista Vivências em Ensino de Ciências (ufpe.br). Acesso em: 02 maio 2023.

FARIAS, L. F.; SILVEIRA, G. F.; ARRUDA, V. M. O jogo do ciclo celular –uma alternativa para o ensino de biologia. Revista Areté, v.8, n. 16, 2015. Disponíbel em: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2923 . Acesso em 01 maio. 2023.

FERREIRA PAIVA, M. R. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare - Revista de Políticas Públicas, [S. l.], v. 15, n. 2, 2017. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049 . Acesso em: 02 maio. 2023.

FINI, M. I. Inovações no ensino superior. Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. Administração: Ensino e Pesquisa. v. 19, n. 1, p. 176-183, jan. 2018. ISSN 2358-0917. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/982. Acesso em: 30 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n1.982

GUSC, J.; VAN VEEN-DIRKS, P. Accounting for Sustainability: an active learning assignment. International Journal of Sustainability in Higher Education. [S.I]. v. 18, n. 3, 2017. DOI: 10.1108/IJSHE-11-2015-0185 DOI: https://doi.org/10.1108/IJSHE-11-2015-0185

MARQUES, H. R. et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. [S.I]. Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. DOI: 10.1590/S1414-40772021000300005 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005

ROCHA, R. S.; CARDOSO, I. M. D.; MOURA, M. A. E. O uso da gallery walk como metodologia ativa em sala de aula: uma análise sistemática no processo de ensino-aprendizagem. Revista Sítio Novo. v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.162-170p DOI: https://doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i1.162-170p

OLIVEIRA, J. T. R. de et al. O uso do gallery walk na abordagem de conteúdos e avaliação de aprendizagem / The use of gallery walk in the content approach and learning assessment. Brazilian Applied Science Review, [S.I], v. 4, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n4-045 DOI: https://doi.org/10.34115/basrv4n4-045

SANTANA, J.; BARBOSA dos SANTOS, C. O Uso de Modelos Didáticos de Células Eucarióticas como instrumentos facilitadores nas aulas de Citologia do Ensino Fundamental / The Use of Didactic Models of Eukaryotic Cells as Facilitating Tools in the Cytology Classes of Elementary Education. Revista de Psicologia. [S.I]. v. 13, n. 45. DOI: 10.14295/idonline.v13i45.1824 DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1824

SILVA, A. A. et al. Uso de modelos didáticos no ensino de ciências no ensino fundamental sob a perspectiva dos professores. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, [S.I] v. 7, 2022. DOI: https://doi.org/10.51361/somma.v7i1.113 DOI: https://doi.org/10.51361/somma.v7i1.113

PAZ, A.M. da et al. Modelos e Modelizações no Ensino: um estudo da cadeia alimentar. Revista Ensaio. [S.I] v. 8, n. 2, 2006. p. 133-146. DOI: 10.1590/1983-21172006080205 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172006080205

VALE, I.; BARBOSA, . O contributo de uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática. Educação e Matemática. [S.I] v. 1.0, Outubro, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333907534_O_contributo_de_uma_Gallery_Walk_ _para_promover_a_comunicacao_matematica. Acesso em: 01 maio 2023.

VALE, I.; BARBOSA, A. Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções. Revista de Educação Matemática. [S.I] v.17, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id260 DOI: https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id260

VALES, J.; SANTOS, N. Metodologia ativa como ferramenta de ensino e apreendizagem no curso técnico de logística. South American Development Society Journal. [S.I]. v.4, n. 10. 2018. DOI: 10.24325/issn.2446-5763.v4i10p146-155 DOI: https://doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i10p146-155

Publicado

2023-08-09

Cómo citar

Luca Alves, F., & Peixoto Vianna, M. (2023). GALLERY WALK E A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA EM CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE . Revista Ensinar, 1(1), 1–14. https://doi.org/10.52832/rensin.v1i1.213

Número

Sección

Relato de experiência e de caso