USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Authors

DOI:

10.52832/rensin.v3.609

Keywords:

Ensino. Aprendizagem. Saúde. Representações. Criatividade.

Abstract

This article presents a proposal for using didactic models as a support tool for teaching parasitology and microbiology in technical nursing courses. Given the structural limitations of many institutions, three-dimensional models were created by students to represent microorganisms and parasites. The study aimed to develop didactic models in microbiology and parasitology, providing alternative teaching methodologies and fostering students' creativity and skills. The methodology included group activities in which students built physical representations using simple and accessible materials. The results showed increased engagement, content comprehension, and creativity. The models were evaluated based on accuracy, creativity, and team participation. Student feedback indicated meaningful learning and appreciation of collaborative practices. It is concluded that didactic models are effective strategies to support visualization and knowledge construction while enhancing motivation and scientific thinking.

Author Biographies

Marcos Dums, UniRitter

Doutor em Biologia. Docente do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), Porto Alegre, RS, Brasil.

Vito do Amaral Poletti, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

estudante de Biomedicina na UniRitter, apaixonado por ciência e conhecimento. Como cofundador da Liga Acadêmica de Biomedicina (LABIOMED) e da Liga Acadêmica de Neurociência, estou sempre em busca de novos desafios e oportunidades de aprendizado. Meu envolvimento em projetos de pesquisa, como o estudo sobre o descarte irregular de plásticos no meio ambiente e seu impacto na dieta de aves de rapina, reflete minha dedicação à ecologia e proteção ambiental. Além disso, minhas experiências me proporcionaram habilidades de gestão, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas de forma dinâmica. Com conhecimentos em inglês e conhecimentos e francês e certificações em áreas como neurociência, hematologia e infectologia, busco aprimorar constantemente meu perfil profissional e acadêmico, contribuindo de forma significativa para a área da saúde e da pesquisa científica.

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Published

2025-11-15

How to Cite

Dums, M., & do Amaral Poletti, V. (2025). USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Revista Ensinar, 3(1). https://doi.org/10.52832/rensin.v3.609

Issue

Section

Ensino de Ciências - Artigo original