A CONCEPÇÃO DE “DISTÂNCIA” EM JACQUES HENRIOT: UM ESPAÇO VIRTUAL DE JOGO
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.3.109-119Palavras-chave:
jogo mecânico, distância, virtualidade, função, forma de jogo, criação, ética.Resumo
Jacques Henriot afirma que o jogo se refere a uma e análoga ideia. Ele acredita em um núcleo semântico, um elemento comum, uma “unidade de jogo” entre a diversidade dos jogos. Este “denominador comum”, como diz Caillois, é o que torna todos os tipos de jogos jogáveis. Este núcleo semântico é, de acordo com nossa leitura de Henriot, a “distância” que define a função do jogo, pois a ideia de jogo deve ser entendida primeiro de forma mecânica. O jogo é acima de tudo aquele vazio que permite dizer que há jogo: nas partes de uma engrenagem, nas juntas, numa dobradiça etc. O jogo é então considerado como uma operação da mente, do corpo, da mente. O jogo é então visto como uma operação dialética que coloca o jogador à distância. A forma do jogo é esta distância, este intervalo que permite que o jogo exista para um jogador. “Distância” é, portanto, um conceito chave para entender a concepção de Henriot de jogo, mas em vez de abordar a “distância” do ponto de vista psicanalítico, propomos definir este conceito a partir do conceito de “virtualidade”, a fim de captar a riqueza do pensamento de Henriot.
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Referências
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