EVASÃO ESCOLAR E ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.2.4-15

Palavras-chave:

Evasão Escolar, Ensino Médio, Bibliometria

Resumo

A presente pesquisa trata do tema Evasão Escolar que parece relevante no contexto da educação, pois, produz significativos impactos no interior dos sistemas e instituições de ensino. Demonstrando também de grande importância na trajetória de vida dos estudantes e na elaboração de políticas públicas educacionais. Objetiva apresentar um mapeamento organizado das principais categorias de análises relacionadas com a Evasão Escolar no Ensino Médio. Pautou-se em uma revisão bibliográfica sistemática associadas ao fenômeno em estudo. Nela, descreveu-seas características das investigações que relacionavam Evasão Escolar e Ensino Médio indexados na base de dados Scopus Elsevier, entre os anos de 2014 e 2018. Enquanto resultado, verificou-se que a maior parte das investigações encontradas na base analisada foram pesquisas descritivas que apresentavam um “retrato detalhado” do problema educacional. Em menor proporção, apareceram as investigações que propuseram ações práticas para a redução da Evasão Escolar no Ensino Médio, no contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Barcelos da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Cognição e Linguagem (UENF). Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

Referências

ARCHAMBAULT, Isabell;. JANOSZ, Michel; DUPÉRÉ, Véronique; BRAULT, Marie-Christine; ANDREW, Marie Mc. Individual, social, and family factors associated with high school dropout among low‐SES youth: Differential effects as a function of immigrant status. British Journal of Educational Psychology, v. 87, n. 3, p. 456-477, 2017.

BEAN, John; EATON, Shevawn. The psychology underlying successful retention practices. Journal College of Student Retention, v.3, n.1, p. 73-89, 2001.

BEAN, John; METZNER, B.S. A Conceptual Model of Nontraditional Undergraduate Student Attrition. Review of Educational Research, v. 55, n. 3, p. 485-540, 1985.

BERG, Nathan; NELSON, Teresa. Pregnancy and dropout: Effects of family, neighborhood, and high school characteristics on girls’ fertility and dropout status. Population Research and Policy Review, v. 35, n. 6, p. 757-789, 2016.

BOTELHO, Louise Lira Roedel;· CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; · MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade. Belo Horizonte, v.5, n. 11, p. 121-136 · maio-ago. 2011 · ISSN 1980-5756. Disponível em: <http://www. gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view /1220/906>. Acesso em: 27 set. 2018.


CABRERA, Alberto; CASTAÑEDA, Maria. NORA, Amaury; HENGSTLER Dennis. The convergence between two theories of college persistence. The journal of higher education, v. 63, n. 2, p. 143-164, 1992. [Tradução livre por Cristiana Barcelos da Silva].

CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, SL DA. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: Anais do 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto. Anais do 8º CBGDP, 2011.

CORDEIRO, Alexander Magno; OLIVEIRA, Glória Maria de; RENTERIA, Juan Miguel. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Rev. Col. Bras. Cir, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007.

DANTAS, Paulo Elias C.. Indexação bibliográfica em bases de dados: O que é? Para que serve? Onde estamos?. Arq. Bras. Oftalmol., São Paulo , v. 67, n. 4, p. 569-570, Aug. 2004 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci arttext &pid =S0004-27492004000400001&lng=en&nrm=iso>. access on 26 Oct. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492004000400001

ELSEVIER. Scopus: Missão em 2017 a. Disponível em: <https://www.elsevier.com/solutions/scopus>. Acesso em: 26.out.2018.

FERGUSSON, David.; MCLEOD, Geraldine ; HORWOOD, John. Leaving school without qualifications and mental health problems to age 30. Social psychiatry and psychiatric epidemiology, v. 50, n. 3, p. 469-478, 2015.

FERENHOF, Helio Aisenberg; FERNANDES, Roberto Fabiano. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SFF. Revista ACB, v. 21, n. 3, p. 550-563, 2016.

GILHOOLY, Tara; BERGMAN, Andrea; STIEBER, Joshua; BROWN, Elissa. PosttraumaticStress Disorder Symptoms, Family Environment, and Substance Abuse Symptoms in Emerging Adults. Journal of Child & Adolescent Substance Abuse, v. 27, n. 3, p. 196-209, 2018.

GOMES. André Raeli. A Evasão Universitária: Um Protótipo Dinâmico de Gestão da Permanência para Instituição de Ensino Superior Privada. 2018, 178p. Tese (Doutorado em Cognição e Linguagem) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Centro de Ciências do Homem, Campos dos Goytacazes, RJ, 2018.

JIA, Yuane; KONOLD, Timothy R.; CORNELL, Dewey. Authoritative school climate and high school dropout rates. School Psychology Quarterly, v. 31, n. 2, p. 289, 2016.

PASCARELLA, Ernest; How college affects students: Findings and Insights from twenty Years of research. San Francisco: Jossey-Bass Inc, 1980.

ROCHA, Mônica Andrea Brogliatti. Recursos Educacionais Abertos: Publicações Ibero Americanas indexadas na Redalyc, Scopus e Web of Science. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Graduação em Biblioteconomia. Florianópolis, Santa Catarina, 70 p., 2015.

SYMEOU, Loizos; MARTÍNEZ-GONZÁLEZ, Raquel Amaya; ÁLVAREZ-BLANCO, Lucía. Dropping out of high school in Cyprus: do parents and the family matter?.International Journal of Adolescence and Youth, v. 19, n. 1, p. 113-131, 2014.

TINTO, Vincent. Classrooms as Communities: Exploring the Educational Character of Student Persistence. The Journal of Higher Education, vol. 68, n. 6 (Nov. – Dec., 1997), p. 599-623, 1997. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2959965.[Tradução livre por Cristiana Barcelos da Silva].

TINTO, Vincent. Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: The University of Chicago Press, 1983. [Tradução livre por Cristiana Barcelos da Silva].

TINTO, Vincent. Dropout from higher education: A theoretical synthesis of recent research.Review of Education Research v. 45, n. 1, p. 89-125,1975. Disponível em: < http://journals.sagepub.com /doi/pdf/10.3102/00346543045001089>. Acesso em 31/03/2017. [Tradução livre por Cristiana Barcelos da Silva].

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

BARCELOS DA SILVA, C. EVASÃO ESCOLAR E ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 4–15, 2021. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2021.3.2.4-15. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/360. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático