O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO: ALTERNATIVAS PARA A SUPERAÇÃO DA EDUCAÇÃO TECNICISTA
alternatives to overcome a traditional education
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.217-232Palavras-chave:
Ensino, Formação crítica-reflexiva, Educação tecnicistaResumo
Este artigo objetiva discutir alternativas para superar a visão tecnicista dos professores construída na educação básica, observando também a vivência no seu processo de formação no ensino superior. É uma pesquisa bibliográfica que dialoga com Monteiro (2015), Oliveira (2016), Domingo (2012), entre outros. A democratização da educação é uma busca incessante do professor critico-reflexivo em suas práticas pedagógicas, que por vezes entra em conflito com a hegemonia político-educacional. Através do diálogo com outros autores, espera-se assim contribuir para a superação de uma educação tecnicista, que exclui, julga e marginaliza, principalmente, os mais desfavorecidos da sociedade brasileira.
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Publicado
2020-12-30
Como Citar
DA SILVA LOPES, M. A.; COSTA DE MENEZES, T. C. . O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO: ALTERNATIVAS PARA A SUPERAÇÃO DA EDUCAÇÃO TECNICISTA: alternatives to overcome a traditional education. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 217–232, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.217-232. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/313. Acesso em: 21 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos