O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO: ALTERNATIVAS PARA A SUPERAÇÃO DA EDUCAÇÃO TECNICISTA

alternatives to overcome a traditional education

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.217-232

Palavras-chave:

Ensino, Formação crítica-reflexiva, Educação tecnicista

Resumo

Este artigo objetiva discutir alternativas para superar a visão tecnicista dos professores construída na educação básica, observando também a vivência no seu processo de formação no ensino superior. É uma pesquisa bibliográfica que dialoga com Monteiro (2015), Oliveira (2016), Domingo (2012), entre outros. A democratização da educação é uma busca incessante do professor critico-reflexivo em suas práticas pedagógicas, que por vezes entra em conflito com a hegemonia político-educacional. Através do diálogo com outros autores, espera-se assim contribuir para a superação de uma educação tecnicista, que exclui, julga e marginaliza, principalmente, os mais desfavorecidos da sociedade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Allan da Silva Lopes, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação (PPGED-UEPA); Mestre em Educação, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia (PPGED - UEPA); Graduado no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação na Amazônia (GHEDA) da UEPA, atuando na linha de pesquisa: História das Instituições Educativas, Intelectuais e Impressos. Atualmente pesquisando na área da História da Educação na Amazônia no período Colonial. 

Thayanne Menezes, Universidade Federal do Pará

Graduada no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) 2015/1.Pós Graduada Em Psicologia Educacional com Ênfase Psicopedagogia Preventiva (UEPA) 2018/2. Participou do programa de Monitoria na Instituição como bolsista no período de 2 anos consecutivos. Tem experiência na área de Educação Bilíngue, atualmente é estudante do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa (2016-2020)

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

DA SILVA LOPES, M. A.; COSTA DE MENEZES, T. C. . O PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO: ALTERNATIVAS PARA A SUPERAÇÃO DA EDUCAÇÃO TECNICISTA: alternatives to overcome a traditional education. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 217–232, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.4.217-232. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/313. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos