A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Autores

  • Patrícia Schmidt Marques Faculdades Integradas de Taquara/FACCAT
  • Tainara Raquel Hencke Faculdades Integradas de Taquara/FACCAT
  • Patrícia Fernanda Carmem Kebach Faculdades Integradas de Taquara/FACCAT http://orcid.org/0000-0002-3209-9098
  • André Luciano Alves Faculdades Integradas de Taquara/FACCAT

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.85-105

Palavras-chave:

Educação Infantil, Desenvolvimento Infantil, Perspectivas de professores e pais

Resumo

A Educação Infantil tem o dever de incentivar e promover o desenvolvimento das crianças que a frequentam dentro das diferentes áreas do conhecimento. As habilidades desenvolvidas dentro da escola por meio de brincadeiras e atividades dinâmicas serão fundamentais para o processo de desenvolvimento físico, social, emocional, cultural e cognitivo das crianças. Essa primeira etapa da educação básica é uma das mais importantes no desenvolvimento infantil, pois é nesta fase que as crianças aprendem a andar, expressar-se por diferentes linguagens, controlar suas necessidades fisiológicas, entre outras. A presente pesquisa qualitativa tem como objetivo compreender e conceituar a função da escola de Educação Infantil no desenvolvimento de crianças de zero a três anos, verificando-se, também, a visão de pais e professores sobre esta etapa da Educação. Por meio da análise dos dados percebeu-se que a Educação Infantil ainda é vista como um local assistencialista, fazendo-se, assim, necessária a criação de estratégias a fim de aproximar pais e responsáveis para a efetiva participação na vida escolar de seus filhos, e, por consequência, a melhor compreensão da real função das instituições de Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

MARQUES, P. S. .; HENCKE, T. R. .; KEBACH, P. F. C.; ALVES, A. L. A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 85–105, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.85-105. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/288. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Iniciação científica