ENTRE O LETRAMENTO CRITICO E A CRITICIDADE: AO BORDE DO CAOS E DA COMPLEXIDADE

Autores

  • Ana Carla Barros Sobreira Universidade Federal de Uberlandia

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.339-361

Palavras-chave:

Teoria da Complexidade, Letramento Critico, AVAs, Avaliação

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre os processos avaliativos online em Ambientes Virtuais de Aprendizagem à luz da Teoria da Complexidade e dos estudos de Alfabetização Crítica. Com essa abordagem, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa em uma Schoology do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde se observou que a avaliação tradicional ainda possui grande poder na nota final do aluno. É uma grande necessidade dos alunos receber uma nota, ser validados e qualificados. Os resultados mostram que o processo de avaliação no contexto virtual se afasta do sistema complexo típico de AVAs e busca a aprovação ou desaprovação dos alunos. A principal contribuição do artigo é a reflexão dos processos avaliativos online e presenciais relacionados a novas teorias ligadas a um sistema de aprendizado mais amplo e complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-09-30

Como Citar

BARROS SOBREIRA, A. C. ENTRE O LETRAMENTO CRITICO E A CRITICIDADE: AO BORDE DO CAOS E DA COMPLEXIDADE. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 339–361, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.339-361. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/285. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos