ENTRE O LETRAMENTO CRITICO E A CRITICIDADE: AO BORDE DO CAOS E DA COMPLEXIDADE
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.339-361Palavras-chave:
Teoria da Complexidade, Letramento Critico, AVAs, AvaliaçãoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre os processos avaliativos online em Ambientes Virtuais de Aprendizagem à luz da Teoria da Complexidade e dos estudos de Alfabetização Crítica. Com essa abordagem, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa em uma Schoology do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde se observou que a avaliação tradicional ainda possui grande poder na nota final do aluno. É uma grande necessidade dos alunos receber uma nota, ser validados e qualificados. Os resultados mostram que o processo de avaliação no contexto virtual se afasta do sistema complexo típico de AVAs e busca a aprovação ou desaprovação dos alunos. A principal contribuição do artigo é a reflexão dos processos avaliativos online e presenciais relacionados a novas teorias ligadas a um sistema de aprendizado mais amplo e complexo.