QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores/as

DOI:

10.52832/rbc572

Resumen

Este artigo discute o ensino de Matemática por meio da abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), com ênfase na elaboração de sequências didáticas. O objetivo é analisar estratégias matemáticas possíveis dentro dessa abordagem, articulando os princípios do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com noções da Didática da Matemática, em especial a de Organizações Matemáticas (OM). A fundamentação teórica considera a Teoria Antropológica do Didático e a Educação para a cidadania sob a ótica CTSA. Utiliza-se como metodologia a engenharia didática, concentrando-se nas fases iniciais de análise prévia e a priori. Os resultados indicam que é viável integrar as abordagens CTSA e didática matemática, desde que o conteúdo seja reconstruído, rompendo com a visão de um conhecimento matemático exclusivamente formal.

Citas

ARTIGUE, M. “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 1988. p. 281-308.

ACEVEDO, J. A. El estado actual de la naturaleza de la ciencia en la didáctica de las ciencias. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 5(2), 2008. p. 178-198. Disponível em http://www.apac-eureka.org/revista/Larevista.htm. Acessado em 10 jan. de 2019.

ACEVEDO, J. A . Reflexiones sobre las finalidades de la enseñanza de las ciencias: educación científica para la ciudadanía. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, Cádiz, v. 1, n. 1, 2004. p. 3-16. Disponível em: http://www.apac-eureka.org/revista/Larevista.htm. Acesso em 7 jan. 2019.

ACEVEDO DÍAZ, J. A.; VÁZQUEZ ALONSO, A.; MANASSERO MAS, M. A. El movimiento Ciencia, tecnología y sociedad y la enseñanza de las ciencias. Sala de Lecturas CTS+I de la OEI, 2002. Disponível em: http://www.campus- oei.org/salactsi/acevedo13.htm>. Acesso em 7 jan. 2019.

CHEVALLARD, Y. L’analyse des pratiques enseignantes en Théorie Anthropologie Didactique. In : Recherches en Didactiques des Mathématiques 19(2). Grenoble: La Pensée Sauvage, p. 221- 266, 1999.

GIL-PÉREZ, D. y VILCHES, A. (2006). Educación ciudadana y alfabetización científica: mitos y realidades. Revista Iberoamericana de Educación, n. 42, p. 31-53, 2006.

PEDRETTI, E.; HODSON, D. From rhetoric to action: implementing STS education through action research. Journal of Research in Science Teaching, New York, v. 32, n. 5, p. 463-485, 1995.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. Belo Horizonte , v. 2, n. 2, p. 110- 132, Dec. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 21172000000200110&lng=en&nrm=iso . acesso em 12 jan. de 2019.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2025-06-19

Cómo citar

JESH, J. O. E. S. A. H. ., & Santos, S. C. F. D. (2025). QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Revista Base Científica, 3. https://doi.org/10.52832/rbc572