Sobre a Revista
A Revista Base Científica, ISSN: 2675-7478, publicação da Bio10 Digital Cursos e Wissen Editora, é multidisciplinar, publicando em todas as áreas do conhecimento em fluxo contínuo (logo após o trabalho aprovado). O foco são as publicações de artigos de graduandos e graduados de todo o país e do exterior, juntamente com seus orientadores e demais colaboradores.
Esperamos assim oferecer maior rapidez e seriedade ao material publicado, com isso, busca-se realizar publicações em um tempo médio de 90 dias, garantindo a qualidade das publicações.
Publicamos artigos científicos originais de natureza teórica, ou empírica (relacionado a um estudo de caso aplicado), resultados de pesquisas feitas no trabalho de conclusão de curso de graduação, bem como trabalho de conclusão de especialização, mestrados, doutorados e relatórios de pós-doutorado.
Trabalhamos para reduzir ao mínimo possível o tempo entre a recepção e publicação final do material.
Buscamos atender aos anseios da comunidade científica com o desenvolvimento de nosso novo conceito em publicações científicas, visando oferecendo seriedade e eficiência aos autores além de uma divulgação científica ampla.
Modelo do artigo disponível aqui.
POLÍTICA EDITORIAL
- Público-alvo:
Publicamos trabalhos oriundos de trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização latu sensu (TCCS/ Monografias)
Publicamos trabalhos de mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutorandos.
Todos os artigos enviados devem ter sua origem comprovada e somente serão publicados após a avaliação do Conselho Editorial e avaliadores ad hoc.
FOCO E ESCOPO
A Revista Base Científica é uma publicação multidisciplinar, contínua e de acesso aberto nas seguintes grandes área do conhecimento da CAPES: Ciências Agrária, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Os artigos passam por avaliação do Conselho Editorial e avaliadores ad hoc, e somente são publicados após aprovação.
PERIODICIDADE: publicação contínua
Alinhada as mais novas tendências das publicações científica, a Revista Base Científica publica seus artigos após o aceite final por parte do Comitê editorial. Desta forma, o autor não precisa esperar a reunião de todos os artigos aprovados para publicação em edições periódicas, tornando mais ágil a disseminação do conhecimento, tão necessária aos dias atuais.
ACESSO ABERTO
Todo o conteúdo da Revista Base Científica é disponibilizado para acesso gratuito seguindo as tendências mais recentes de publicação científica, a chamada ciência aberta. Essa modalidade de distribuição favorece não só a democratização do conhecimento, mas faz com que os resultados da pesquisa sejam acessados de forma mais rápida pelo público interessado.
SEÇÕES
São publicados Artigo original e inédito (com coleta de dados) e Artigo de revisão (narrativa, integrativa e sistemática).
1. Artigo Original
São resultados de pesquisas aplicadas a um caso específico. O texto é estruturado da seguinte forma: Introdução, Referencial teórico, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações finais. Pode apresentar tabelas e figuras, contendo no mínimo 7.000 e no máximo 12.000 palavras. O artigo a ser enviado deve seguir o modelo da Revista Base Científica, para ter acesso clique aqui.
2. Artigo de revisão
São avaliações críticas sistematizadas da literatura sobre certo assunto (enquadrando-se neste tipo: ensaios teóricos, revisões sistemáticas, bibliométricas, metanálise). O autor deve apresentar a metodologia utilizada na revisão. Sua estrutura é a seguinte: Introdução, Referencial Teórico, Metodologia, Revisão e Discussão, e Considerações Finais. O texto deve conter no mínimo 7.000 e no máximo 12.000 mil palavras. O artigo a ser enviado deve seguir o modelo da Revista Base Científica, para ter acesso clique aqui.
Os artigos submetidos pelos autores passam pelo processo de avaliação em 2 etapas (ANÁLISE TÉCNICA e ANÁLISE DE MÉRITO).
- Primeira etapa (ANÁLISE TÉCNICA): Na análise inicial da Equipe técnica editorial, são verificados se os artigos estão adequados quanto ao foco e a política da revista, bem como em relação às normas técnicas para redação do artigo (se seguiu corretamente o que está descrito nas instruções aos autores, se o arquivo está modelo exigido, bem como se o artigo está completo, sem partes faltantes). No momento da submissão a revista solicita aos autores informações adicionais sobre o artigo (conforme está no formulário de submissão, para ter acesso clique aqui), para comprovação da origem do artigo visando assegurar a qualidade e idoneidade das publicações. Todas as informações são checadas pela equipe editorial. Caso o artigo não cumpra os requisitos necessários solicitados, a revista pode REJEITAR o artigo e o autor é notificado por e-mail. Lembrando que as informações prestadas serão para fins de análise técnica da equipe editorial. Já a avaliação pelos avaliadores e comitê editorial é as cegas, ou seja, os avaliadores não tem acesso as informações sobre os autores, e por sua vez, os autores também não sabem quem são os avaliadores do seu artigo, visando garantir a imparcialidade da avaliação, conforme as boas práticas de publicação recomendam.
- No momento da primeira avaliação é checado se o artigo contém plágio, utilizando software de identificação de plágio. Caso seja identificado a existência de plágio o artigo é sumariamente recusado.
- Após análise de todos os aspectos técnicos, e o artigo sendo considerado adequado, o mesmo é enviado pra os avaliadores para análise do mérito científico (segunda etapa).
Segunda Etapa (ANÁLISE DO MÉRITO CIENTÍFICO): Os avaliadores poderão ser membros do conselho editorial e avaliadores ad hoc selecionados pela revista. No momento do envio do artigo, é solicitado ao autor que indique 3 possíveis avaliadores, entretanto, a escolha final dos avaliadores fica a critério do conselho editorial e da equipe técnica editorial, sempre visando manter a lisura do processo e o anonimato das partes.
Os avaliadores enviarão um parecer recomendando, APROVAR, REJEITAR, ou REALIZAR CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS. Após o recebimento dos pareceres dos avaliadores, o conselho editorial tomará uma decisão e informará o autor sobre a mesma.
Se o artigo foi “APROVADO” o mesmo irá para a PUBLICAÇÃO.
No caso dos dois pareceres dos avaliadores indicarem “REJEITAR”, o Comitê editorial irá REJEITAR e os autores serão notificados por e-mail.
Se houver grande divergência entre os dois pareceres (por exemplo, um avaliador APROVAR e o segundo REPROVAR) o artigo será enviado a um terceiro avaliador.
Caso o parecer indique CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS, os autores serão notificados e receberão as instruções de correção. Somente após o envio do artigo corrigido é que o mesmo segue para publicação.
Após aprovação do artigo, a Revista Base Científica pode realizar modificações visando a adequação à ordem normativa, ortográfica e gramatical, com objetivo de manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
O que será analisado?
O parecer de análise para aprovação do artigo para publicação irá tomar como base os seguintes critérios:
- Relevância e atualidade do tema;
- Contribuição científica e social do trabalho;
- Atendimento aos critérios da metodologia científica;
- Argumentação e metodologia adequadas à relação entre problema, objetivos e resultados.
- Clareza na redação e estruturação do artigo.
TAXA DE PUBLICAÇÃO: para cobrir os custos editoriais, os autores devem arcar com o valor de R$100,00 (cem reais), por artigo aprovado para publicação, devendo ser pago somente caso o artigo seja aceito.
DO INEDITISMO DOS TRABALHOS
Os artigos devem ser inéditos e originais, e não podem estar sob avaliação em outro periódico. Não serão aceitas traduções de artigos já publicadas em outros idiomas.