AS SIGNIFICAÇÕES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA MEDIATIZADAS PELA LUDICIDADE: BRINCANDO COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS

Autores/as

  • Maurício Magalhães dos Santos Universidade Federal  da Bahia- UFOB
  • Lean Oliveira Pereira Universidade Federal da Bahia- UFOB

DOI:

10.52832/rbc569

Resumen

Este artigo é resultado de vivências realizadas durante execução de Oficina utilizada como recurso metodológico em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Cotegipe-BA. O principal objetivo deste trabalho foi construir o conceito de figuras geométricas a partir do estudo de suas principais características fundamentadas com o uso do lúdico como instrumento mediador das atividades desenvolvidas junto aos educandos envolvidos nas. Assim, notou-se que, efetivamente, quando há um planejamento intencional direcionado para o desenvolvimento de caminhos específicos que oferecem aos educandos possibilidades reais de aprendizagem, eles conseguem com muita facilidade apreender os conteúdos propostos de maneira dinâmica e tendo como referencial o contexto de vida em que estão inseridos. A ludicidade permite a criação de um ambiente mais propício ao aprendizado, pois provoca nos discentes o desejo impetuoso de participar ativamente das discussões e, quem participa, constrói conhecimento com concretude.

Biografía del autor/a

Maurício Magalhães dos Santos, Universidade Federal  da Bahia- UFOB

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE, Universidade Federal

 da Bahia- UFOB

Lean Oliveira Pereira, Universidade Federal da Bahia- UFOB

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE, Universidade Federal da Bahia- UFOB

Citas

CARDOSO, Renata Chaves, et al. "As oficinas educativas enquanto metodologia educacional." Anais IV CONEDU. Campina Grande: Realize Editora (2017).

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipionne, 1983.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da Animação. Campinas: Papirus, 1991.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

NASCIMENTO, Maristella Santos et al. Oficinas pedagógicas: construindo estratégias para a ação docente - relato de experiência. Rev. Saúde.Com, v. 3, n. 1, p. 85-95, 2007.

SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema: jogos de matemática. 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

Publicado

2025-06-19

Cómo citar

Santos, M. M. dos, & Pereira, L. O. (2025). AS SIGNIFICAÇÕES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA MEDIATIZADAS PELA LUDICIDADE: BRINCANDO COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS. Revista Base Científica, 3. https://doi.org/10.52832/rbc569