AS SIGNIFICAÇÕES DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA MEDIATIZADAS PELA LUDICIDADE: BRINCANDO COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS
DOI:
10.52832/rbc569Abstract
Este artigo é resultado de vivências realizadas durante execução de Oficina utilizada como recurso metodológico em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Cotegipe-BA. O principal objetivo deste trabalho foi construir o conceito de figuras geométricas a partir do estudo de suas principais características fundamentadas com o uso do lúdico como instrumento mediador das atividades desenvolvidas junto aos educandos envolvidos nas. Assim, notou-se que, efetivamente, quando há um planejamento intencional direcionado para o desenvolvimento de caminhos específicos que oferecem aos educandos possibilidades reais de aprendizagem, eles conseguem com muita facilidade apreender os conteúdos propostos de maneira dinâmica e tendo como referencial o contexto de vida em que estão inseridos. A ludicidade permite a criação de um ambiente mais propício ao aprendizado, pois provoca nos discentes o desejo impetuoso de participar ativamente das discussões e, quem participa, constrói conhecimento com concretude.
References
CARDOSO, Renata Chaves, et al. "As oficinas educativas enquanto metodologia educacional." Anais IV CONEDU. Campina Grande: Realize Editora (2017).
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipionne, 1983.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da Animação. Campinas: Papirus, 1991.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1997.
NASCIMENTO, Maristella Santos et al. Oficinas pedagógicas: construindo estratégias para a ação docente - relato de experiência. Rev. Saúde.Com, v. 3, n. 1, p. 85-95, 2007.
SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema: jogos de matemática. 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.