Relato de experiência sobre a prática pedagógica em ciências: em busca de uma docência reflexiva

Autores/as

DOI:

10.52832/jesh.v3i2.193

Palabras clave:

Ciencias, Práctica docente, Profesor reflexivo

Resumen

O professor desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem e é um sujeito em permanente formação, visto que diversos elementos constituem a prática docente. O objetivo desta pesquisa foi analisar a nossa prática docente durante o primeiro ano atuando como docentes de Ciências da Natureza na rede municipal de ensino do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Para atingir este objetivo, utilizamos a metodologia baseada em uma abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de uma análise documental utilizando as observações escritas em um diário. Considerando a reflexão acerca da prática pedagógica, conclui-se que a prática docente envolveu características relacionadas à afetividade e estratégias metodológicas, como aula expositiva e dialogada, utilização de ilustrações, mapa conceitual, tecnologias, atividades lúdicas como jogos e história em quadrinhos. Além disso, vários foram os desafios enfrentados durante esse período, principalmente os que se referem ao ensino remoto e à pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Daiana Kaster Garcez, Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora na Prefeitura Municipal de Rio Grande, RS, Brasil

Professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Rio Grande. Doutora e Mestra em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Federal do Rio Grande. Possui graduação em Ciências Biológicas, ênfase em Zoologia, pela Universidade Federal de Pelotas, Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área da Educação e da Genética, com ênfase em Genética Animal e Evolutiva. Realiza atualmente pesquisas na área da educação, bioinformática e meio ambiente.

Eduarda Medran Rangel, – Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora na Prefeitura Municipal de Rio Grande, RS, Brasil

Professora de Ciências na Prefeitura Municipal de Rio Grande, com graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Licenciatura em Química pela Universidade de Franca, Especialização em Educação Ambiental Urbana pela Universidade Aberta do Brasil, Especialização em Química Ambiental pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense , mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Pelotas. Têm experiência na área de analise de metais pesados, monitoramento ambiental, química ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, tratamento de efluentes, materiais cerâmicos e cálculos relacionados a projetos hidráulicos. Realiza atualmente pesquisas na área da educação, bioinformática e meio ambiente.

Estela Fernandes e Silva, Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora na Prefeitura Municipal de Rio Grande, RS, Brasil

É Biotecnologista pela Universidade Federal de Pelotas (2012), Licenciada em Biologia pela Universidade de Franca (2019), mestre (2014) e doutora (2018) pelo Programa de pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPG-CF) da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora de Ciências dos Anos Finais – Municípios de Pelotas e Rio Grande, RS. Tem experiência nas áreas de investigação de compostos antitumorais em linhagens resistentes a múltiplas drogas, criobiologia, toxicologia reprodutiva e testes in vitro para predição de fertilidade. Realizou pós-doutorado no período de abril de 2018 a fevereiro de 2019 desenvolvendo atividades junto ao Programa de Cooperação Acadêmica no projeto Resistência a Múltiplas Drogas em células tumorais - Estudo colaborativo para investigar o fenótipo e a sensibilidade a agentes quimioterápicos com diferentes alvos celulares.

 

Karine Laste Macagnan, Doutora em Ciências – Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora na Prefeitura Municipal de Rio Grande, RS, Brasil

Professora Nível II - Ciências na Prefeitura Municipal de Rio Grande. Possui Graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2012) e Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados em Biologia pela Universidade de Franca (2019). Mestre e Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas (2014-2018). Foi bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível B (2019 a 2021), atualmente é bolsista de Fixação e Capacitação de Recursos Humanos (SET) do CNPq - Nível D vinculada à empresa Biopolix Materiais Tecnológicos e realiza pós-doutorado atuando como pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Biopolímeros Extracelulares e Intracelulares - produção, caracterização e aplicação". Desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Biopolímeros CDTec/UFPel, com atuação na linha de pesquisa de produção, recuperação, caracterização e aplicação de biopolímeros (extracelulares e intracelulares) obtidos através de processos fermentativos.

Adrize Medran Rangel, Universidade de Franca (UNIFRAN). Líder da Planta de Fertilizantes - JOSAPAR, Pelotas, RS, Brasil

Formada no curso Técnico em Química do Instituto Federal Sul Rio-Grandense, licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Franca e pós-gradua em Psicologia da Educação pela Faculdade do Paraná de Educação Superior. Atualmente atuo na área de fertilizantes como Líder de Planta de fertilizante Foliar na empresa Josapar. Tenho experiência com encapsulação, rotulagem, embalagem e peso médio de fármacos; Análises físico-químicas dos fertilizantes organominerais, minerais e matérias-primas; Análises físicas: preparo e quarteamento de amostras, granulometria, dureza e umidade; Análises químicas: Nitrogênio total, Fósforo solúvel em CNA + água, Potássio solúvel em água, Cloro solúvel em água, Carbono orgânico; Análise e controle de água de caldeira. Experiência como líder de equipe e processo de produção de fertilizante fluido, verificando o funcionamento dos equipamentos, distribuindo tarefas a ser executadas; organizando as produções diárias, acompanhando e analisando o processo produtivo (produção do produto, qualidade, embalagens, rótulos); ordem de fabricação, acompanhamento e produção de selos da produção de adubo organo-mineral.

Louise Vargas Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora na Prefeitura Municipal de Arroio do Padre, RS, Brasil

Doutora e Mestra em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela UFPel, Graduada do Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) e com Especialização em Química Ambiental (IFSUL) -Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecotoxicologia. Trabalhou com o Projeto Inovações em minhocultura: Tecnologia social para a sustentabilidade da agricultura familiar. Já participou como colaboradora do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente da UFPel, onde atuou na área de tratamento de resíduos da produção animal (compostagem e vermicompostagem). Realiza atualmente pesquisas na área da educação, bioinformática e meio ambiente.

Tainã Figueiredo Cardoso, Embrapa Pecuária Sudeste - São Carlos, SP, Brasil

Bacharel em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2012), Mestrado em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2014) e Doutorado em Producción Animal pela Universitat Autònoma de Barcelona (2018). Possui experiência na área de biotecnologia animal, com ênfase em genética/genômica e reprodução. Atualmente é pós-doutoranda pela Embrapa Pecuária Sudeste - São Carlos, SP, atuando principalmente com análises de dados massivos de genótipos e expressão gênica para estudos de associação e seleção genômica de características produtivas e estudos populacionais.

Citas

Anastasiou, L. G. C. (2015). Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: Anastasiou, Léa G. C.; Alves, Leonir P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville: Univille, 15-44.

Anastasiou, l. G. C. & Alves, L. P. (2015). Estratégias de ensinagem. In: Anastasiou, Léa G. C.; Alves, Leonir P. (Org.). Processos de Ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10 ed. Joinville: Univille, 67-100.

André, M. E. D. A. (2016). Formar o professor pesquisador para um novo desenvolvimento profissional. In:

André, M. E. D. A. (Org.). Práticas inovadoras na formação de professores. 4 ed. Campinas: Papirus, 17-34.

Cardoso, T. F.; Garcez, D. K.; Rangel, E. M.; Silva, E. F. (2021). Os desafios do ensino remoto durante a pandemia: relatos de caso na área das Ciências Biológicas em instituições de ensino no extremo sul do Brasil. In: Damasceno, Mônica M. S.; Alves, Francione C. (Org.). Educação em foco: teoria e prática. Iguatu: Quipá Editora, 1, 1-450.

Cunha, M. I. (2012). O bom professor e sua prática. 24 ed. Campinas: Papirus.

Cunha, M. I. A docência como ação complexa. In: Cunha, M. I. (org). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília: Capes, 2010. p. 19-34.

Darling-Hammond, L. (2015). A importância da formação docente. Cadernos Cenpec | Nova série, 4 (2). https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v4i2.303

Dellabona, S. R. & Mendes, S. M. S. (2004). O lúdico na educação infantile: jogar, brincar, uma forma de educar. Revista de educação técnico científica do ICPG, 1 (4).

Farias, I. M. S.; Sales, J. O. C. B.; Braga, M. M. S. C. & França, M. S. L. M. (2011). Didática e docência: aprendendo a profissão. 1 ed. Brasília: Liber Livro.

Faria, F. C. (2017). A prática docente e seu papel na formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 739-747.

Garcez, D. K. (2020). O bom professor de biologia e sua prática na voz das professoras em formação. 2020. 29 f. Artigo monográfico (Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados) - Instituto Federal Sul-rio-grandense/campus Pelotas.

Gomes, M. M., Gomes, F. das C., de Araujo Neto, B. B., de Sousa Moura, N. D., de Almeida Melo, S. R., de Araujo, S. F., do Nascimento, A. K. & de Morais, L. M. D. (2019). Reflexões sobre a formação de professores: características, histórico e perspectivas. Revista Educação Pública, 19 (15). https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/15/reflexoes-sobre-a-formacao-de-professores-caracteristicas-historico-e-perspectivas

Libâneo, J. C. (2005). Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 2 ed. São Paulo: Cortez.

Lopes, Rita C. S. (2017). A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem. Dia a dia e educação, v. 9. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534-8.pdf. Acesso em: 24 de agosto de 2020.

Luckesi, C. C. (2002). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12 ed. São Paulo: Cortez.

Lüdke, M. & André, M. E. D. A. (2013). Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: GEN.

Masetto, M. T. (2003). Competência pedagógica do professor universitário. 1 ed. São Paulo: Summus.

Martins, C. R. Q. (2017). Repositório institucional na perspectiva de bibliotecários gestores: Possibilidades para a implantação no Instituto Federal Sul-rio-Grandense. 2017. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Tecnologia) – Programa de Pós-graduação em Educação, IFSul, Pelotas.

Modelski, D., Giraffa, L. M. M. & Casartelli, A. de O. (2019). Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, 45 (0). https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945180201

Naranjo, M. (2010). Quadrinhos e educação: parceria que dá certo, 2010. Obtido em www.universohq.com/quadrinhos/hq_educacao.cfm

Pimenta, S. G. (1997). O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Cortez.

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale.

Yan, T., Teo, E. W., Lim, B. H. & Lin, B. (2022). Evaluation of competency and job satisfaction by positive human psychology among physical education teachers at the university level: A systematic review. Frontiers in Psychology, 13, 1084961. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1084961

Tavares, R. (2007). Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, 4 (12), 72-85.

Publicado

24/04/2023

Cómo citar

Kaster Garcez, D., Medran Rangel, E., Fernandes e Silva, E., Laste Macagnan, K., Medran Rangel, A., Vargas Ribeiro, L., & Figueiredo Cardoso, T. (2023). Relato de experiência sobre a prática pedagógica em ciências: em busca de uma docência reflexiva. Journal of Education Science and Health, 3(2), 01–08. https://doi.org/10.52832/jesh.v3i2.193

Número

Sección

EDUCAÇÃO E ENSINO

Artículos más leídos del mismo autor/a