Sobre la revista
FOCO E ESCOPO
A Journal of Education, Science and Health – JESH (Revista de Educação, Ciência e Saúde), e-ISSN: 2763-6119, prefixo DOI: 10.52832 é uma revista multidisciplinar, com periodicidade trimestral e publicações em fluxo contínuo. Assim, disponibiliza os artigos tão logo que aprovados e editorados, com o objetivo de agilizar a comunicação científica das pesquisas realizadas (modalidade Ahead Of Print). Por isso, tem como missão agilizar o processo de publicação para que o tempo máximo entre submissão e publicação varia de 30 a 90 dias. A JESH aceita estudos produzidas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores em todos os níveis de carreira. E temos como objetivo promover a ciência por meio do acesso aberto à informação, com qualidade, sustentabilidade e otimização dos custos.
PÚBLICO-ALVO
A Journal of Education, Science and Health – JESH encoraja a publicação de pesquisas científicas produzidas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores em todos os níveis de carreira a publicarem seus achados em nossa revista.
TIPOS DE PUBLICAÇÃO
A Journal of Education, Science and Health – JESH publica artigos originais, resenhas, artigos de revisão, estudos de casos e relatos de experiências em diversas áreas do conhecimento, desde que inéditos.
ÁREAS DE PUBLICAÇÃO
A Journal of Education, Science and Health – JESH publica nas seguintes áreas do conhecimento:
- Educação e ensino;
- Ciências biológicas;
- Ciências agrárias;
- Ciências ambientais;
- Ciências da saúde;
- Ciências médicas;
- Ciências exatas e da terra.
- Ciências Humanas e Sociais.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
A avaliação de cada artigo é feita por pares pelo método double blind peer review. Isto é, cada artigo é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, especialistas na área e com elevada experiência e titulação acadêmica.Cada artigo é avaliado sem a identificação de autoria dos avaliadores e dos seus autores (avaliação cega). Ao receber o artigo o Editor responsável encaminha para dois avaliadores ad hoc cadastrados na Equipe de Avaliadores da JESH.
Os avaliadores possuem uma semana (7 dias) para manifestar disponibilidade ou indisponibilidade para avaliar o manuscrito e, caso tenham disponibilidade, dispõem de mais uma semanas (7 dias) para enviar o parecer conforme o formulário de avaliação da JESH.
Caso o avaliador não tenha disponibilidade, o Editor encaminha para um próximo avaliador até conseguir dois avaliadores disponíveis.
Caso o avaliador não tenha disponibilidade, o Editor encaminha para um próximo avaliador até conseguir dois avaliadores disponíveis.
As possibilidades de recomendações dos avaliadores são as seguintes:
1. Aceitável
2. Aceitável com revisões
3. Submeter novamente para avaliação
4. Submeter à outra revista
5. Rejeitar
Os avaliadores podem enviar sugestões de ajustes em forma de mensagme ou no arquivo do prórpio manuscrito. Após dois pareceres enviados ao Editor, caso ocorra divergências entre as recomendações (um aceitável e um não aceitável), o Editor envia o manuscrito para um terceiro avaliador ad hoc.
Após contar com os pareceres registrados no sistema, o Editor responsável toma uma decisão editorial. As possibilidades da decisão editorial são:
1. Aceitar: Publicar como está ou com pequena correções de erros ortográficos. Isso é raro;
2. Revisões necessárias: implica na necessidade de atendimento nas recomendações dos avaliadores ad hoc. O Editor pode julgar se as correções foram feitas (ou seja, não é necessária uma nova revisão ).
3. Submeter a nova rodada: o texto deve ser passado por uma nova rodada de avaliação, pelos mesmos avaliadores ad hoc da primeira rodada;
3. Submeter a nova rodada: o texto deve ser passado por uma nova rodada de avaliação, pelos mesmos avaliadores ad hoc da primeira rodada;
4. Rejeitar: não está de acordo com os padrões da revista ou não há informações novas suficientes, implicando na recusa e não aceitação do manuscrito para publicação na Revista.
Após registar a decisão editorial, o Editor responsável encaminha um e-mail para o autor principal do artigo informando a decisão e disponibilizando os pareceres dos avaliadores.
Nos casos 2 e 3 os autores têm 10 dias para reenviar no sistema da revista, a nova versão com ajustes recomendados pelos avaliadores, juntamente com a carta de justificativa das correções. Feito isso, uma nova análise é feita pelo Editor, que define entre as opções 1, 2, 3 ou 4.
Caso o Editor opte pela opção 1, o(s) autor(es) devem reenviar via sistema da Revista, a versão final do manuscrito com o comprovante da taxa de submissão e relatório de plágio.
Todo o processo de submissão, avaliação e comunicação dos artigos submetidos ocorre pelo sistema eletrônico da Revista (OJS).
AS POLÍTICAS DE PUBLICAÇÃO NA JESH
São consideradas no processo de avaliação, bem como os seguintes aspectos: Relevância e originalidade.
Rigor, precisão e objetividade na escrita.
Clareza e pertinência do problema de pesquisa e dos objetivos.
Fundamentação teórica adequada ao tema.
Adequação do título ao conteúdo.
Estrutura coerente.
Clareza na metodologia.
Apresentação de resultados e discussão pertinente.
PERIODICIDADE
A Journal of Education, Science and Health – JESH publica em fluxo contínuo em três volumes (n. 1, janeiro a março, n. 2, abril a junho, n. 3, julho a setembro e n. 4, outubro a dezembro), ou seja, disponibiliza os artigos assim que são aprovados e editados.
Taxas para submissão e publicação de textos (APC)
A Journal of Education, Science and Health – JESH não cobra taxas (APCs) no ato da submissão. A taxa no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais para autores brasileiros e estrangeiros) a partir de fevereiro de 2023, é requisitada somente após aprovação do trabalho por dois avaliadores independentes e com reconhecida expertise na área. O valor é destinado a custear a publicação e manutenção da revista, já que a JESH não recebe financiamento de nenhuma fonte. POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Journal of Education, Science and Health – JESH oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e filosófico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todo o conteúdo da revista segue a licença Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
Política de direitos autorais
Os trabalhos publicados na A Journal of Education, Science and Health – JESH passam a ser propriedade da revista Journal of Education, Science and Healt – JESH (Revista de educação, ciência e saúde), ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da direção da JESH. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
POLÍTICA LIVRE DE PLÁGIO
A Journal of Education, Science and Health – JESH todos os artigos submetidos passam por softwares de anti-plágio para a detecção de plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.
Política de auto-arquivo
A Journal of Education, Science and Health – JESH A permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos etc. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).
CONTATO
E-mail: jeshjournal@jeshjournal.com.br
MANUTENÇÃO DA REVISTA
A Bio10 Digital Cursos é responsável pela revista JESH. Esta é fruto do trabalho voluntário do editor-chefe e demais membros do conselho editorial. Como a revista não é vinculada a nenhuma universidade, instituto de pesquisa, e/ou programa de pós-graduação, não recebe nenhum tipo de financiamento governamental para sua manutenção. Sendo as doações recebidas essenciais para custear o processo de editoração e aquisição de DOI para os artigos, manutenção do sistema e divulgação.