AULAS COM ANTENAS: A IMPORTÂNCIA DE COLEÇÕES ENTOMOLÓGICAS NO ENSINO ESCOLAR
DOI:
10.52832/jesh.v4i4.469Abstract
O presente estudo teve como objetivo aumentar o conhecimento e a apreciação pelos insetos por parte dos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI Barra Mansa (RJ), através da criação de uma coleção entomológica para a escola. Os alunos participaram de atividades práticas que incluíram a coleta, armazenamento e montagem da caixa com os insetos. Além disso, eles pesquisaram sobre as ordens de insetos, aprendendo a identificar suas principais características. Com base nesses estudos, criaram pôsteres informativos detalhados, que serão expostos na escola para compartilhar o conhecimento adquirido com a comunidade escolar. O envolvimento direto, desde a coleta até a montagem da caixa entomológica, ajudou os alunos a superar medos e nojos, promovendo uma mudança de perspectiva em relação a esses pequenos seres. Essa abordagem prática e interativa para o ensino de ciências se mostrou mais eficiente, promovendo o engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades práticas e técnicas e facilitando a aprendizagem. Além disso, a experiência de trabalhar com coleções entomológicas permite sensibilizar os alunos para a importância da conservação da biodiversidade e dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas. Assim, este artigo evidencia como as coleções entomológicas nas escolas são ferramentas valiosas para a educação científica, estimulando a curiosidade e a investigação.
Downloads
Metrics
References
Almeida, L. M.; Ribeiro-Costa, CS; Marinoni, L. (1998). Manual de coleta, Conservação, Montagem e Identificação de Insetos. Ribeirão Preto. Ed. Holos.
Anderson, E. N. (1996). Ecologies of the heart: emotion, belief, and the environment. (1 ed.) Oxford: Oxford University Press.
Berenbaum, M. R. (1995). Bugs in the system: insects and their impact on human affairs. Massachusetts: Perseus Books.
Borror, D. J., & Delong, D. M. (1988). Introdução ao Estudo dos Insetos. São Paulo: Edgard Blücher.
Buzzi, Z. J. (2010). Entomologia didática. (5 ed.) Curitiba: Editora UFPR.
Camargo, A. J. A. de, Oliveira, C. M. de; Frizzas, M. R.; Sonoda, K. C.; Corrêa, D. C. V. (2015). Coleções entomológicas: legislação brasileira, coleta, curadoria e taxonomia para as principais ordens. (1 ed.) Brasília – DF., Embrapa.
Cambridge Dictionary (2020). Cambridge: Cambridge University Press. 2020. http://dictionary.cambridge.org
Costa, E. C. (2020). Confecção de uma coleção entomológica como uma ferramenta facilitadora no ensino-aprendizagem sobre a classe insecta. (Monografia de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Ceará). https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59433
Costa-Neto, E. M. (1999). A etnocategoria “inseto” e a hipótese da ambivalência entomoprojetiva. Acta Biológica Leopoldensia, 21(1), 7-14.
Costa-Neto, E. M., & Pacheco, J. M. (2004). A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Biological Sciences, 26(1), 81-90. https://doi.org/10.4025/actascibiolsci.v26i1.1662
Costa-Neto, E. M., & Magalhães, H. F. (2007). The ethnocategory “insect” in the conception of the inhabitants of Tapera County, São Gonçalo dos Campos, Bahia, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 79(2), 239-249. https://doi.org/10.1590/S0001-37652007000200007
Drews, C. (2002). Knowledge and wild animals as pets in Costa Rica. Anthrozoös, 15(2), 119– 138. https://doi.org/10.2752/089279302786992630
Gallo, D., Nakano, O., Neto, S. S., Carvalho, R. P. L., Batista, G. C., Filho, E. B., Parra, J. R. P., ... Omoto, C. (2002). Entomologia agrícola. Piracicaba, FEALQ.
Greene, E. S. (1998). Ethnocategories, social intercourse, fear and redemption: Comment on Laurent. Society and Animals, 3(1), 79-88.
Kuznekoff, JH, & Titsworth, S. (2013). The impact of mobile phone usage on student learning. Communication Education, 62(3), 233–252. https://doi.org/10.1080/03634523.2013.767917
Lima, D. B., & Garcia, R. N. (2011) Uma investigação sobre a importância das aulas práticas de Biologia no Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, 24(1), 201-224. https://doi.org/10.22456/2595-4377.22262
Lima, K. M., Araújo, E. S., & Lima, B. J. S. (2015). Coleção entomológica como recurso interativo de aula: uma experiência com alunos da APAE/Areia. Anais do II Congresso Nacional de Educação. Campina Grande, 1-6.
Lockwood, J. A. (2013). The infested mind: why humans fear, loathe and love insects. Oxford: Oxford University Press
Lourido, G. M., Carneiro, E. C. S., Batista, W. S., Farias, F. M., dos Santos, G. C., & Ribeiro, S. M. (2012). Coleção didática de insetos como ferramenta de ensino e pesquisa no IFAM - campus Parintins. Anais do VII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas, TO, 1-16.
Luz, P. S. da, Lima, J. F. de, & Amorim, T. V. (2018). Aulas práticas para o ensino de biologia: contribuições e limitações no ensino médio. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, 11(1), 36–54. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i1.107
Machado, P. de A. (1987). O homem e os insetos, passado, presente, futuro. Revista de Saúde Pública, 21 (6), 474-479. https://doi.org/10.1590/S0034-89101987000600002
Moura, J. G. A., Silva, A. A., dos Santos, L. M. P., Cardoso, V. A., & Fernandes, Z. S. (2023). Uso de aplicativo como ferramenta para identificação de insetos em aulas práticas de biologia no ensino médio. Anais do IX Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora.
Oliveira-Costa, J. (2011). Entomologia forense: quando os insetos são os vestígios. (3 ed.) Campinas, SP; Millennium Editora, 2011.
Papavero, N. (1994). Fundamentos práticos de taxonomia zoológica: coleções, bibliografia, nomenclatura. São Paulo: Unesp.
Peixoto, A.L., Barbosa, M.R.V., Canhos, D.A.L., Maia, L.c. (2007). Coleções botânicas: objetos e dados para a ciência. Cultura Material e Patrimônio de C&T, 315-326.
Pereira, A. C. (2016). O uso de coleções entomológicas como ferramenta de ensino na educação básica no Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, 9, 4437-4448.
Salgado, M. T. S. F., & Gautério, V. L. B. (2020). A tecnologia digital potencializando o ensino de biologia celular: a utilização do blog aliado ao canva. Revista Tecnologia e Sociedade, 16(42), 156-170.
Santana, W. J. ; Ferreira, A. B. M., & Duarte, A. E. B. (2023). Os desafios do celular em sala de aula. Anais do IX Congresso Nacional de Educação, Campina Grande: Realize Editora, 2, 249-262.
Santos, D. C. J., & Souto, L. S. (2011). Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, 7(5), 1-8.
Silva, T. F. P., & Costa-Neto, E. M. (2004). Percepção de insetos por moradores da comunidade olhos d’água, município de cabaceiras do Paraguaçu, Bahia, Brasil. Boletim da Sociedade Entomológica Aragoneza, 35, 261– 268.
Silva, T. M. D. S. (2018). O uso de coleções entomológicas como ferramenta no ensino de biologia. Encontro Internacional de formação de professores e fórum permanente de inovação educacional, 11(1), 1-4.
Trindade, O. S. N., Silva-Junior, J. C., & Teixeira, P. M. M. (2012). Um estudo das representações sociais de estudantes do ensino médio sobre os insetos. Revista Ensaio, 14(3), 37-50. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140303
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal of Education, Science and Health – JESH
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.