NEUROPLASTICIDADE E O PENSAMENTO MATEMÁTICO: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v5i3.618

Resumo

Este artigo analisa a influência da neuroplasticidade no desenvolvimento do pensamento matemático, com ênfase nas implicações pedagógicas para práticas inclusivas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória e caráter teórico-bibliográfico, orientada pela Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus foi composto por obras científicas publicadas entre 2012 e 2025, envolvendo temas como neurociência, cognição, aprendizagem e ensino de matemática. A análise permitiu a identificação de quatro categorias temáticas: neuroplasticidade e desenvolvimento cognitivo; aprendizagem matemática como processo neural; papel do educador na mediação do pensamento matemático; e implicações pedagógicas para práticas inclusivas. Os resultados indicam que a neuroplasticidade permite a reorganização funcional do cérebro diante de estímulos específicos, tornando possível o aprimoramento de habilidades matemáticas por meio de experiências significativas. Embora presente ao longo da vida, os efeitos educacionais da neuroplasticidade podem ser potencializados ou limitados por fatores emocionais, sociais e culturais. Conclui-se que a articulação entre os conhecimentos da neurociência e as estratégias didáticas no ensino de matemática pode contribuir para práticas mais equitativas, sensíveis e baseadas em evidências. O estudo reforça a importância de uma pedagogia adaptativa, que considere as singularidades dos estudantes e promova o desenvolvimento pleno de suas potencialidades

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Biografia do Autor

Angela Paula da Silva Pessoa, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Especialista em Educação Matemática (ESBAM). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UNINILTONLINS). Graduada em Licenciatura Plena em Física (FAVENI). Bacharel em Teologia (FAEP). Professora de Matemática (SEMED/AM), Amazonas, Brasil.

Ádila Marta da Silva e Silva, Instituto Federal do Amazonas

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UNINILTONLINS). Especializada em Gestão do Trabalho Pedagógico e Administrativo (FAVENI). Coordenadora do Escritório de Governança e Gestão Estratégica (SEDUC/AM), Amazonas, Brasil.

Ana Claudia da Silva Barroso, UNIASSELVI

Especialista em Neuropsicopedagogia (UNIASSELVI). Psicopedagogia Institucional e Clínica, Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção. (FAVENI). Amazonas, Brasil.

Roseane Gonçalves de Lima, SEDUC/AM

Especialista em Letramento Digital (UEA). Especialista em Educação Profissional na modalidade EJA – PROEJA (CEFET-AM). Especialização em Administração escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI). Graduada em Normal Superior (UEA). Cursando Licenciatura em Matemática (FAVENI). Professora de Matemática (SEDUC/AM), Amazonas, Brasil.

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

Pessoa, A. P. da S., Silva, Ádila M. da S. e, Barroso, A. C. da S., & Lima, R. G. de. (2025). NEUROPLASTICIDADE E O PENSAMENTO MATEMÁTICO: PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS. Journal of Education Science and Health, 5(3), 1–9. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i3.618

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO