O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E PERFIL CONCEITUAL: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v5i3.617

Resumo

O artigo investiga o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) como dimensão central da prática docente, partindo do entendimento de que os professores possuem um saber original e particular, construído por meio de suas experiências e formações. A partir dos estudos de Shulman, o PCK é entendido como a capacidade do professor de transformar conteúdos científicos em objetos de ensino acessíveis aos alunos. A pesquisa propõe o uso do perfil conceitual, desenvolvido por Mortimer, como ferramenta metodológica para diagnosticar e sistematizar esse conhecimento, ao identificar como os professores mobilizam diferentes compreensões sobre os conceitos científicos — desde visões cotidianas até saberes especializados. A investigação adota uma abordagem qualitativa, dividida em duas fases: análise documental de programas formativos da UFMG e realização de entrevistas com professores da educação básica, associadas à análise de suas práticas pedagógicas. A partir disso, pretende-se construir um protocolo de diagnóstico do PCK com base em zonas conceituais. O estudo defende que essa aproximação teórica pode contribuir para o aprimoramento dos processos formativos, oferecendo subsídios para compreender lacunas no ensino e valorizar os saberes docentes. O perfil conceitual, ao reconhecer a heterogeneidade do pensamento dos professores, mostra-se eficaz na leitura do conhecimento docente e no mapeamento de práticas que influenciam diretamente a aprendizagem dos estudantes

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Biografia do Autor

Raquel Augusta Melilo Carrieri, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte – MG.

Referências

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

Carrieri, R. A. M. (2025). O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO E PERFIL CONCEITUAL: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS PARA PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Journal of Education Science and Health, 5(3), 1–8. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i3.617

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO