RACHEL CARSON SALVA A BRANCA DE NEVE: PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O TEMA AGROTÓXICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v1i1.3

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Contos de fadas, Educação básica, Ensino de Ciências, Estratégia didática.

Resumo

Os agrotóxicos são utilizados nas plantações agrícolas para o combate de pragas, que afetam diretamente a produção de alimentos no Brasil e no mundo. Porém, seus efeitos não se restringem às pragas, podendo causar danos ao ambiente e à saúde humana. Nesse sentido, objetivou-se propor uma sequência didática para o Ensino de Ciências, contextualizada no conto de fadas da Branca de Neve e os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente, por meio da obra Primavera Silenciosa da bióloga Rachel Carson. Para possibilitar uma atividade lúdica apresentou-se a cartilha “A princesa, a maçã e os agrotóxicos” que relaciona os contos de fadas com o tema agrotóxicos e os impactos ambientais, a partir da proposta didática, que inclui questões relacionadas à história da ciência, na perspectiva política e social com o diálogo entre os Contos de Fadas e a Ciência. Para esse diálogo, a produção da atividade e sistematização dos saberes foram organizados em três esferas: Conceitual-fenomenológica, Histórico-metodológica e Sociopolítica. Dessa forma, conclui-se que a sequência didática possui potencial para o Ensino de Ciências, caracteriza-se como uma atividade lúdica que utiliza a criatividade e contribui para a formação de cidadãos críticos a respeito da problemática dos agrotóxicos.

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Publicado

06-04-2021

Como Citar

Peres Guimarães, L., Silva, T. G., & Alves, D. R. (2021). RACHEL CARSON SALVA A BRANCA DE NEVE: PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA ENVOLVENDO O TEMA AGROTÓXICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Journal of Education Science and Health, 1(1), 1–12. https://doi.org/10.52832/jesh.v1i1.3

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO