“La Casa de Química”: relato da aplicação de um jogo didático para promover aprendizagem e diversão aos alunos de ensino médio

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i4.169

Palavras-chave:

Ensino de Química, Jogo Didático, Atividades Lúdicas

Resumo

Ao longo dos anos, os jogos didáticos vêm ajudando e auxiliando os profissionais de educação no processo de ensino-aprendizagem, sendo considerados uma estratégia didática promissora. Assim, com o intuito de contribuir para o aprendizado de alunos da rede pública, criou-se e aplicou-se um jogo de tabuleiro baseado na opinião de alunos de 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Raymundo Corrêa. Foram abordados assuntos de química (elementos químicos, ligações químicas, soluções, compostos inorgânicos, compostos orgânicos, etc) que são tratados ao longo do ensino médio. Os resultados demonstraram uma boa aceitação em relação ao método proposto, mostrando ser uma eficiente ferramenta para despertar e estimular o interesse dos alunos, melhorando e enriquecendo sua compreensão nos assuntos aplicados e catalisando o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thais Petizeiro Dionízio , UFRJ

Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente I no Colégio Estadual Raymundo Corrêa – Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), Queimados, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

Batista, M. B., Lorenzo, J. G. F., & Santos, M. L. B. (2010). A utilização do jogo trilha química como ferramenta lúdica para o Ensino de Química orgânica. V CONNEPI, Maceió.

Bergamo, J. A. (2012). Química Encantada: Os jogos no ensino da Química. (Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza).

Brougere, G. (1998). Jogo e educação. Porto Alegre: Art Med.

Castro, B. J. & Costa, P. C. F. (2011). Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem de Química no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, 6(2), 1-13.

Castro, D. L.; Dionizio, T. P. & Silva, I. G. (2015). Na trilha dos elementos químicos: o ensino de Química através de uma atividade lúdica. Revista Brasileira de Ensino de Química, 10, 1, 46-58.

Chateau, J. (1984). O jogo e a criança. São Paulo: Summus Editorial.

Dionízio, T. P. (2018). “Uno da Química”: conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas. Revista Educação Pública, 18, 1-6.

Freinet, E. (1979). O itinerário de Célestin Freinet: a livre expressão na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro: Francisco Alves.

Freire, P. (1997). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à Prática educativa. (4. ed.). São Paulo: Editora Paz e Terra.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. (4. ed.). São Paulo: Atlas.

Guimarães, O. M. (2010). Novos materiais e novas práticas pedagógicas em química: experimentação e atividades lúdicas. (1. ed.). Curitiba: Departamento de Química da UFPR.

Gonçalves, J. S. (2008). Quimibol: Um jogo de tabuleiro para ensinar conteúdos de química no ensino médio. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro).

Kafai, Y. B. (2006). Playing and Making Games for Learning. Games and Culture, 1(1), 36-40. DOI: 10.1177/1555412005281767 DOI: https://doi.org/10.1177/1555412005281767

Oliveira, J. S.; Soares, M. H. F. B. & Vaz, W. F. (2015). Banco Químico: um Jogo de Tabuleiro, Cartas, Dados, Compras e Vendas para o Ensino do Conceito de Soluções. Química Nova na Escola, 37, 4, 285-293. DOI: 10.5935/0104-8899.20150051 DOI: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20150051

Piaget, J. A. (1972). A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

Robaina, J. V. L. (2008). Química através do Lúdico – brincando e aprendendo. Canoas: ULBRA.

Santos, W. L. P.; Machado, P. F. L.; Matsunaga, R. T.; Silva, E. L.; Vasconcellos, E. S.; Santana, V. R. (2010). Práticas de educação ambiental em aulas de química em uma visão socioambiental: perspectivas e desafios. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 7, 260-270. DOI: 10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.iextra.09 DOI: https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2010.v7.iextra.09

Soares, M. H. F. B. (2015). Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. (2. ed.). Goiânia: Kelps.

Souza, A. C. L.; Castro, D. L. & Cardoso, S. P. (2014). Jogando e aprendendo química com o PIBID do IFRJ. (1. ed.). São Paulo: Nelpa.

Vygotsky, L. S. (2007). A formação social da mente. (7. ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

29-12-2022

Como Citar

Petizeiro Dionízio , T. (2022). “La Casa de Química”: relato da aplicação de um jogo didático para promover aprendizagem e diversão aos alunos de ensino médio. Journal of Education Science and Health, 2(4). https://doi.org/10.52832/jesh.v2i4.169

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS E ESTUDO DE CASO