Educação Oceânica: jogo didático “Tarta Certo” como estratégia de sensibilização ambiental

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i4.152

Palavras-chave:

Educação ambiental, Década do Oceano, Sustentabilidade, Ecossistema marinho, Tartarugas marinhas

Resumo

A educação oceânica é uma estratégia de transformação socioambiental frente as rápidas e profundas mudanças ambientais das últimas décadas. No presente estudo, foi desenvolvido um jogo voltado à educação oceânica denominado “Tarta Certo”, como uma proposta de inovação didática que tem como público alvo crianças e adolescentes. O jogo possui 120 cartas com perguntas que envolvem educação oceânica usando tartarugas marinhas como bandeira, com aspectos da sua biologia, comportamento, ameaças e interações nos ecossistemas marinhos e terrestres. O jogo foi desenvolvido para ser aplicado de forma remota e presencial e os interagentes são incentivados a responder as perguntas podendo acionar as dicas que são as cartas com desenhos que induzem a resposta correta. Com o objetivo de elaborar um material didático acessível e eficiente na sensibilização ambiental, o jogo foi avaliado por 20 professores, os quais apontaram seu caráter inovador, criativo e de potencial interesse e adesão dos alunos para otimizar o processo de ensino-aprendizagem. As inovações nos processos de ensino-aprendizagem são uma das formas de otimizar a educação como plataforma de modificação do atual cenário de ameaças aos ecossistemas. O “Tarta Certo” foi desenvolvido para ser uma alternativa nas práticas ambientais, intermediando os processos de construção cidadã e socioambiental. 

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Biografia do Autor

Fernanda Smaniotto, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas São Paulo, Brasil.

Mariana Andrade Nunes, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduanda em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Marielle Azevedo de Castro Lopes Secco, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestranda pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas São Paulo, Brasil.

Aline Aparecida Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduada em Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Karoline Fernanda Ferreira Agostinho, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Caio Henrique Gonçalves Cutrim, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Biodiversidade Neotropical, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil.

Vinícius Albano Araújo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Entomologia, Professor Associado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Macaé,  Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

02-11-2022

Como Citar

Smaniotto, F., Andrade Nunes, M., Azevedo de Castro Lopes Secco, M., Aparecida Pereira, A., Fernanda Ferreira Agostinho, K., Gonçalves Cutrim, C. H., & Albano Araújo, V. (2022). Educação Oceânica: jogo didático “Tarta Certo” como estratégia de sensibilização ambiental. Journal of Education Science and Health, 2(4), 1–12. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i4.152

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO