Conhecimentos entomológicos de estudantes no ensino médio de uma escola pública de Cáceres, Mato Grosso, Brasil

Entomology knowledge of high school students from a public school in Cáceres, Mato Grosso, Brazil

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v2i2.123

Palavras-chave:

Conhecimento, entomologia, Rede pública de ensino

Resumo

O estudo dos insetos é fundamental para a formação de estudantes, no entanto, rotineiramente esse conhecimento é repassado superficialmente no ambiente escolar. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a percepção de estudantes da 3ª série do Ensino Médio sobre os insetos em Cáceres, Mato Grosso, Brasil. O estudo foi realizado com 20 estudantes concluintes do Ensino Médio da Escola Estadual Cívico-Militar Senador Mario Motta. Foi aplicado um questionário semiestruturado com cinco perguntas. Todos os estudantes disseram que conhecem um inseto e, responderam corretamente a opção que apresentava somente exemplos desses artrópodes. No entanto, metade dos entrevistados (50%) não conhece com exatidão a quantidade de pernas desses animais. 55,56% dos estudantes disseram que não gostam de insetos, ao contrário de 44,44%. Quanto à importância dos insetos: 45% dos entrevistados disseram que possuem importância positiva e 55% disseram que eles possuem importância negativa e positiva. Nenhum dos estudantes relatou que os insetos possuem importância negativa, apesar de mais da metade ter dito que não gostam dos insetos. É fundamental a disseminação de conhecimentos entomológicos no meio escolar a fim de esclarecer aos estudantes que os insetos desempenham importante papel ecológico na natureza, e que não são exclusivamente animais causadores de danos ou prejuízos à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milaine Fernandes dos Santos, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC)

Doutora em Entomologia – Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora vinculada à Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC), Cáceres, Mato Grosso, Brasil.

Referências

Araújo, J. M. de, Araújo, J. I. M., Silva, A. L. A. da, Rocha, R. B. da, Santos, G. R. dos, Oliveira, R. F. de, Silva, G. F. da, Silva, K. M. da, & Silva, L. B. (2017). O estudo de entomologia como ferramenta pedagógica no 7o ano (6asérie) do ensino fundamental e 2o ano do ensino médio. Pubvet, 11(2), 191–198. https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n2.191-198 DOI: https://doi.org/10.22256/pubvet.v11n2.191-198

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Baccin, K., Azevedo Filho, W., & Silva, S. (2020). Os Insetos e a Ciência na Escola: Estratégias de Ensino. Scientia Cum Industria, 8(3), 6–9. https://doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p13 DOI: https://doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p13

Bezerra, T. M. O., Feliciano, A. L. P., & Alves, A. G. C. (2008). Percepção ambiental de alunos e professores do entorno da Estação Ecológica de Caetés – Região Metropolitana do Recife-PE. In Revista Biotemas, 21(1), 147-160. https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n1p147 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7925.2008v21n1p147

Brasil, L. S., Vilela, D. S. (2019). Peculiaridades regionais na percepção de brasileiros sobre libélulas : nomenclatura popular e conservação. Hetaerina, 1(1), 15–20.

Cajaiba, R. L., & Silva, W. B. (2014). Percepção dos alunos do ensino fundamental sobre os insetos antes e após aulas práticas: um estudo de caso no município de Uruará-Pará, Brasil. Enciclopédia Biosfera, 10(19), 2510–2521. http://www.tjyybjb.ac.cn/CN/article/downloadArticleFile.do?attachType=PDF&id=9987

Carvalho, A. L., Nascimento, Y., & SÁ, D. M. C. (2022). Caixa entomológica como recurso didático para aulas sobre a classe Insecta. Diversitas Journal, 7(1), 0449–0462. https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1848 DOI: https://doi.org/10.48017/dj.v7i1.1848

Cosme Jr., L., Turchen, L. M., & Guedes, N. C. (2020). Insect World: Game-Based Learning as a Strategy for Teaching Entomology. The American Biology Teacher, 82(4), 210–215. https://doi.org/10.1525/abt.2020.82.4.210 DOI: https://doi.org/10.1525/abt.2020.82.4.210

Díaz, D.PP., Vinholi Junior, A.J. (2020). Estratégias, finalidades e contribuições da entomologia no ensino de ciências e biologia. Revista Didasc@lia 11 (1), 126-139.

Frida, A., Modro, H., de Sousa Costa, M., Maia, E., & Aburaya, F. H. (2009). Percepção entomológica por docentes e discentes do município de Santa Cruz do Xingu, Mato Grosso, Brasil. Revista Biotemas, 22(2), 153-159. https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n2p153 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7925.2009v22n2p153

Gullan, P.J., Cranston, P.S. (2017). Insetos: fundamentos da Entomologia: 5. ed. Rio de Janeiro: Roca.

Guedes, R.S., Santos, W.S., Medeiros, F.S., Medeiros, W.P., Almeida, A.B.M. (2016). Percepção entomológica de alunos do ensino médio em escolas da cidade de Patos, Paraíba, Brasil. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 11(2), 1-7. http://dx.doi.org/10.18378/%20rvads.v11i2.3975 DOI: https://doi.org/10.18378/rvads.v11i2.3975

Godoi Branco, A.B., Branco, E.P., Iwasse, L.F.A., Nagashima, L.A. (2018). Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, 3, 702-713. https://doi.org/10.22408/reva302018174702-713 DOI: https://doi.org/10.22408/reva302018174702-713

Koop, C., Volpi, T.A. (2021). Comparação do conhecimento entomológico entre alunos de zona urbana e rural. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(20), 79-92. http://dx.doi.org/10.21920/recei720217207992 DOI: https://doi.org/10.21920/recei720217207992

Lima, A. G. de M., Maciel-Cabral, H. M., & Silva, C. C. da. (2020a). Entomologia: Percepções Dos Alunos Do Ensino Médio Sobre Os Insetos Através Das Sequências Didáticas. REAMEC - Rede Amazônica de Educação Em Ciências e Matemática, 8(1), 152–162. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9721 DOI: https://doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9721

Lima, G.S.N., Cajaiba, R.L., Sousa, E.S. (2020b). Percepção e classificação de insetos por moradores da comunidade Vila Pindaré, Buriticupu, Maranhão - estudo de caso. Enciclopédia Biosfera 17(32), 411-421. https://10.18677/EnciBio_2020B37 DOI: https://doi.org/10.18677/EnciBio_2020B37

Lopes, P. P., Franco, I. lopes, Oliveira, L. R. de M., & Santana-Reis, V. G. (2013). Insetos na escola: desvendando o mundo dos insetos para as crianças. Revista Ciência Em Extensão, 9, 125–134.

Martelli, S. A., Sandra, M. S. B., & Lutinski, J. A. (2020). Ensino de Entomologia em uma escola estadual do Oeste de Santa Catarian. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, 17(48), 5- 15. http://revista.lusiada.br/index.php/ruep

Macedo, E.V., Soares, I.M.F. (2012). Percepção de “insetos” por moradores de zonas urbanas do município de Paulo Afonso, Bahia, Brasil. Revista Ouricuri, 2(1), 75-90.

Matos, C. H. C., Oliveira, C. R. F. de, Santos, M. P. de F., & Ferraz, C. S. (2009). Utilização de Modelos Didáticos no Ensino de Entomologia. Revista de Biologia e Ciências Da Terra, 9(1), 19–23.

Oliveira, T. R. de, Silva, L. B., Fialho, R. de J., Oliveira, A. G. de, Sousa Neta, M. L. de, Silva, S. R. da, Oliveira, V. B. de, Silva, C. C. da, Araújo, E. da S., Câmara, J. T., Santos, B. F. dos, Silva, M. S. da, & Silva, A. C. P. da. (2021). Insetos na escola: abordagens didáticas sobre os insetos na educação básica. Research, Society and Development, 10(16), e508101623081. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23081 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i16.23081

Piffero, E.L.F., Soares, R.G., Coelho, C.P., Roehrs, R. (2020). Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo Ensino Médio. Ensino & Pesquisa 18 (2), 48-63. https:// 10.33871/23594381.2020.18.2.48-63 DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2020.18.2.48-63

Projeto Político Pedagógico – PPP (2021). Escola Estadual Senador Mario Motta. Cáceres, Mato Grosso. Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Rezende, L. A., & Struchiner, M. (2009). Uma Proposta Pedagógica para Produção e Utilização de Materiais Audiovisuais no Ensino de Ciências: análise de um vídeo sobre entomologia. Revista de Educação Em Ciência e Tecnologia, 2, 45–66.

Santos, D. C. de J., & Souto, L. de S. (2011). Coleção entomológica como ferramenta facilitadora para a aprendizagem de Ciências no ensino fundamental. Scientia Plena, 7(5), 1–8.

Santos, L.N., Profice, C.C., Schiavetti, A. (2020). A Educação Ambiental como ferramenta de sensibilização e construção do conhecimento sobre serpentes: um estudo no sul da Bahia, Brasil. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 37(4), 339-359. https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11354 DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11354

Sasseron, L. H. (2018). Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 1061–1085. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061 DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20181831061

Silva, J.V.N., Souza, M.M., Souza, A.S.B., Almeida, J.A.M., Message, H.J., Gomes, P.P. (2020). Saberes populares acerca de vespas sociais (Vespidae) e abelhas (Apidae) na Mata Atlântica do noroeste do Paraná, sul do Brasil. Ethnoscientia, 5(1), 1-15. http://dx.doi.org/10.18542/ethnoscientia.v5i1.10287 DOI: https://doi.org/10.22276/ethnoscientia.v5i1.289

Sousa-Lopes, B. (2017). Sobre o uso de uma coleção entomológica como ferramenta didática no ensino médio noturno e a percepção de fatores que influenciam o baixo rendimento escolar. Experiências em Ensino de Ciências, 12(8), 250-260.

Sousa-Lopes, B. de, & Alves da Silva, N. (2020). Entomologia na escola: o que os estudantes pensam sobre os insetos e como utilizá-los como recurso didático? (Entomology in the school: what do students think about insects and how to use them as a didactic resource?). Revista Eletrônica de Educação, 14, 1–20. https://doi.org/10.14244/198271993300 DOI: https://doi.org/10.14244/198271993300

Trindade, O. S. N., Júnior, J. C. S., & Teixeira, P. M. M. (2012). Um estudo das representações sociais de estudantes do ensino médio sobre os insetos. Revista Ensaio, 14, 37–50. https://doi.org/10.1590/1983-21172012140303 DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172012140303

Triplehorn, C.A., Johnson, N.F. (2015). Estudos dos insetos. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning.

Velloso, M. A. P., Silva, E. C. da, Heberle, M. de A., & Velloso, J. R. P. (2021). Insetos incrustados em resina como alternativa para abordagem prática de entomologia no ensino básico. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(12), 758–764. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3497 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3497

Downloads

Publicado

10-06-2022

Como Citar

Fernandes dos Santos, M. (2022). Conhecimentos entomológicos de estudantes no ensino médio de uma escola pública de Cáceres, Mato Grosso, Brasil : Entomology knowledge of high school students from a public school in Cáceres, Mato Grosso, Brazil. Journal of Education Science and Health, 2(2), 1–10. https://doi.org/10.52832/jesh.v2i2.123

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO