FORMAÇÃO DOCENTE NA PREMISSA DAS (TICs), E METODOLOGIAS ATIVAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
10.52832/rensin.v3.521Resumo
Este estudo investigou como a formação inicial e continuada de professores poderia ser aprimorada para incluir o uso eficaz das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), na aprendizagem de ciências e biologia garantindo que os docentes estivessem preparados para integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas de maneira significativa e produtiva. O problema abordado foi a falta de formação específica e contínua dos professores no uso das TICs para as disciplinas trabalhadas em ciências no ensino fundamental I e II e biologia no ensino médio. O objetivo geral foi explorar estratégias e práticas que poderiam melhorar essa formação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com análise de textos de autores renomados na área. Os resultados indicaram que a integração das TICs na formação de professores requer uma atualização constante dos currículos dos cursos de licenciatura, programas de formação continuada bem estruturados e políticas públicas que garantam a infraestrutura necessária. A análise destacou que, embora as TICs ofereçam muitas oportunidades para inovar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, a falta de formação adequada e de recursos tecnológicos ainda são barreiras significativas. As considerações finais apontaram que a formação de professores deve ser contínua e adaptativa, envolvendo a atualização dos currículos de formação inicial, a oferta de programas de formação continuada e o suporte de políticas públicas para cursos de aperfeiçoamento e atualização que garantam a infraestrutura necessária aos docentes licenciados do ensino básico.
Referências
BERBEL, N. A. N. Entraves para o uso das tecnologias da informação e comunicação TICs, na educação. Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2020.
CALIL A.M (2023 p.115), Caracterização da Utilização das TICs pelos Professores de Ciências e Biologia. E Diretrizes para Ampliação do Uso. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - UFJF, Juiz de Fora-MG. 2023.
CETIC.br. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas. São Paulo, 2022. Disponível em: [URL]. Acesso em 29 abr. 2022.
DIESSEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, N. S. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 48. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Revista Fronteira da Educação [online], Recife, v. 1, n° 2, (2022 p. 6).
GIL, A, C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. (2021, p. 65).
GOULART, I. C. V. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, biologia e ciências. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 4, n. 8, p. 23-35, jul-dez. 2019.
INEP. Relatório sobre o acesso à internet nas escolas públicas. Brasília, 2022. Disponível em: [URL]. Acesso em 29 abr. 2022.
MORAN J. M; MASSETO (2020 p.66), Marcos T.; BENHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21º. ed. Campinas, SP: Papirus, (2020 p.181).
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. s/d. Disponível em: http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022.
OLIVEIRA, F.T. A Inviabilidade do Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto Escolar: O que contam os professores de matemática? Dissertação (Mestrado em Educação em Biologia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2021 p. 29-30).
PACHECO, J. A. (2023 p. 11-71). Currículo: Teoria e Práxis. Porto: Porto editora, 1996.
SANTOS, T. S. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Olinda: Instituto Federal de educação, Ciências e Tecnologias - Olinda: PE, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Ensinar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.