GUIA FOTOGRÁFICO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LIQUENS NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE SERTÃO - RS
DOI:
10.52832/rensin.v3.512Resumo
Os liquens são associações simbióticas entre fungos e algas. Esses organismos constituem um grupo muito diverso, e podem ser classificados de acordo com a sua forma de crescimento, sendo os principais tipos os fruticosos, foliosos e crostosos. Há uma grande preocupação com o ensino tradicional de ciências, que muitas vezes se baseia na memorização de fatos e fórmulas sem proporcionar uma compreensão profunda e uma conexão significativa com o assunto. O ensino básico de ciências que compreende o ensino médio tem visado agregar diferentes abordagens pedagógicas no processo educacional, visando instigar os sujeitos envolvidos, levando-os ao processo de construção do conhecimento para que efetivamente ocorra a aprendizagem. Deste modo, o presente estudo tem, como objetivo geral, analisar se e como a utilização de um guia de campo sobre os liquens pode melhorar a compreensão e o interesse dos estudantes no ensino da biologia desse grupo de organismos. A metodologia empregada envolveu diferentes fontes bibliográficas, como teses e dissertações acadêmicas, artigos científicos, revistas de divulgação científica entre outros. Além disso, foi utilizado também, como recurso didático diferencial, um guia fotográfico de campo resultante de um trabalho de conclusão de curso anterior sobre a amostragem da comunidade de liquens. As atividades desenvolvidas aconteceram em sequência didática contendo três etapas. A partir dos resultados obtidos neste estudo, conclui-se que a sequência didática envolvendo aula teórica e aula prática de campo, com auxílio de guia ilustrado, foi uma experiência positiva no processo ensino-aprendizagem sobre os liquens, nas duas turmas em que foi aplicada.
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