O USO DO MICROSCÓPIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO
DOI:
10.52832/rensin.v2.434Palavras-chave:
Ensino, Ciências, Microscopia, CélulaResumo
O uso do microscópio em sala de aula vem se mostrando uma ferramenta interessante para agregar conhecimento ao ensino primário, dando aos alunos a oportunidade de explorar o mundo microscópico e desenvolver competências científicas desde cedo. Seu uso como ferramenta de ensino vai além da simples observação e permite aos alunos compreender conceitos abstratos e complexos de forma clara e visual. Os alunos podem usar microscópios para visualizar estruturas celulares, organismos microscópicos e processos biológicos básicos, como mitose e meiose. Essas experiências práticas promovem a compreensão dos princípios biológicos e estimulam o interesse dos alunos pela ciência. Além disso, a introdução às ciências no ensino primário desempenha um papel importante no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Ao participar em projetos de investigação desde cedo, as crianças aprendem a fazer perguntas, planear experiências, recolher e analisar dados e tirar conclusões válidas. Essas habilidades não apenas preparam para estudos adicionais, mas também para enfrentar desafios do mundo real de forma crítica e criativa. A importância da divulgação científica no ensino básico reflete-se também na promoção da curiosidade, do pensamento crítico e da resolução de problemas. Os alunos aprendem a abordar sistematicamente questões complexas e a encontrar respostas por meio de investigação e raciocínio.
Referências
ALVIM, M.; H. ZANOTELLO, M. História das ciências e educação científica em uma perspectiva discursiva: contribuições para a formação cidadã e reflexiva. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 349-359, jul-dez 2014.
BEVILACQUA, G. D.; SILVA, R. C. .MICROSCOPE USE IN THE CLASSROOM AND LEARNING ABOUT CELLS FOR STUDENTS OF 5TH SCHOOL YEAR. Ensino, Saúde e Ambiente –V11(2), pp. 1-16.Agosto.2018
BLINOV, D. M.. Educational animated videos in school education. Informatics In School, n. 1, p. 30-33, 11 jun. 2022.. http://dx.doi.org/10.32517/2221-1993-2022-21-1-30-33.
CHOU, P.; WANG, P. Looking Deeper: using the mobile microscope to support young children⠹s scientific inquiries. Sustainability, v. 13, n. 7, p. 3663, 25 mar. 2021. http://dx.doi.org/10.3390/su13073663.
FEELEY, T. H.; KELLER, M.; KAYLER, L. Using Animated Videos to Increase Patient Knowledge: a meta-analytic review. Health Education & Behavior, v. 50, n. 2, p. 240-249, 11 ago. 2022. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/10901981221116791.
GARCEZ, D. K.; RANGEL, E. M.; SILVA, E. F. e; MACAGNAN, K. L.; RANGEL, A. M.; RIBEIRO, L. V.; CARDOSO, T. F. Relato de experiência sobre a prática pedagógica em ciências: em busca de uma docência reflexiva. Journal Of Education Science And Health, v. 3, n. 2, p. 01-08, 24 abr. 2023. http://dx.doi.org/10.52832/jesh.v3i2.193.
KING, D.; HENDERSON, S. Context-based learning in the middle years: achieving resonance between the real-world field and environmental science concepts. International Journal Of Science Education, v. 40, n. 10, p. 1221-1238, 11 maio 2018. http://dx.doi.org/10.1080/09500693.2018.1470352.
LINDSAY, S. M.. Integrating microscopy, art, and humanities to power STEAM learning in biology. Invertebrate Biology, v. 140, n. 1, p. 1, mar. 2021. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/ivb.12327.
LIU, Zi-Yu; SHAIKH, Zaffar Ahmed; GAZIZOVA, Farida. Using the Concept of Game-Based Learning in Education. International Journal Of Emerging Technologies In Learning (Ijet), v. 15, n. 14, p. 53, 31 jul. 2020. International Association of Online Engineering (IAOE). http://dx.doi.org/10.3991/ijet.v15i14.14675.
MACGILLIVRAY, Helen. Choosing and using data and contexts for learning. Teaching Statistics, v. 45, n. 2, p. 59-60, abr. 2023. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/test.12338.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.
PACI, G.; HAAS, E.; KORNAU, L.; MARCHETTI, D.; WANG, L.; PREVEDEL, R.; SZMOLENSZKY, A.. Microscope in Action: an interdisciplinary fluorescence microscopy hands-on resource for schools. The Biophysicist, v. 2, n. 3, p. 55-73, 7 out. 2021. http://dx.doi.org/10.35459/tbp.2020.000171.
PERESAN, L.;CORIA, S. H.; ADÚRIZ-BRAVO, A. La imagen de célula: El caso de las fibras musculares representadas por alumnos universitarios. In: III Jornadas de Enseñanza e Investigación Educativa en el campo de las Ciencias Exactas y Naturales 26, 27 y 28 de septiembre de 2012 La Plata, Argentina. Universidad Nacional de La Plata, 2012. Disponível em: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.3705/ev.3705.pdf
RANGEL, E. M.; RANGEL, A. M. O lúdico no ensino de Matemática: uma revisão sobre o uso de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Journal Of Education Science And Health, v. 3, n. 1, p. 01-09, 28 fev. 2023. http://dx.doi.org/10.52832/jesh.v3i1.187.
RANGEL, E. M.; RANGEL, A. M.; SILVA, E. F. e; GARCEZ, D. K. Produção de maquetes sobre biomas e poluição ambiental utilizando materiais recicláveis. Journal Of Education Science And Health, v. 4, n. 3, p. 01-09, 5 fev. 2024. http://dx.doi.org/10.52832/jesh.v4i3.231.
REGINALDO, C. C.; SHEID, N. J.; GULLICH, R. I. da C.. O ensino de ciências e a experimentação, 2012. Disponivel em: https://loos.prof.ufsc.br/files/2016/03/O-ENSINO-DE-CI%C3%8ANCIAS-E-A-EXPERIMENTA%C3%87%C3%83O.pdf
SOARES NETO, J.J.; et al. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. 2013. Est. Aval. Educ.,
São Paulo, v.24, n. 54, p. 78-99, jan./abr, 2013.
QOMARIYAH, S. S.; UTAMA, I. M. P. Bingo Games in students’ vocabulary and reading comprehension. Enjourme (English Journal Of Merdeka): Culture, Language, and Teaching of English, v. 5, n. 2, p. 1, 18 dez. 2020. Universitas Merdeka Malang. http://dx.doi.org/10.26905/enjourme.v5i2.5056.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ensinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.