A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES, EMBATES E DESAFIOS DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO (1997-2017)
DOI:
10.52832/rensin.v3.514Resumen
Nas últimas décadas, os discursos sobre desenvolvimento sustentável, impactos das mudanças climáticas e a necessidade de políticas efetivas para a preservação do meio ambiente têm se tornado cada vez mais recorrentes, tanto no cenário nacional quanto internacional. Dada a relevância dessas questões na atualidade, este artigo objetiva explorar e analisar como a Educação Ambiental (EA) está inserida na formação de professores, considerando os principais marcos legais que regulamentam essa área no Brasil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental e bibliográfica. Como referências centrais, baseamo-nos para discussões curriculares e da formação de professores em Nóvoa (2012), Saviani (2009) e Silva (2016) e na obra de Mendonça e Dias (2019) e Leff (2012) para problematizar as questões ambientais e de sustentabilidade. Como resultados encontrados, a pesquisa revela a importância da EA na formação inicial de professores, destacando sua contribuição para a interdisciplinaridade e a formação cidadã. No entanto, também foram identificadas lacunas significativas em relação à formação continuada e aos saberes produzidos pelos docentes no âmbito da EA, sugerindo áreas promissoras para pesquisas futuras.
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