A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES, EMBATES E DESAFIOS DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO (1997-2017)

Autores/as

DOI:

10.52832/rensin.v3.514

Resumen

Nas últimas décadas, os discursos sobre desenvolvimento sustentável, impactos das mudanças climáticas e a necessidade de políticas efetivas para a preservação do meio ambiente têm se tornado cada vez mais recorrentes, tanto no cenário nacional quanto internacional. Dada a relevância dessas questões na atualidade, este artigo objetiva explorar e analisar como a Educação Ambiental (EA) está inserida na formação de professores, considerando os principais marcos legais que regulamentam essa área no Brasil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental e bibliográfica. Como referências centrais, baseamo-nos para discussões curriculares e da formação de professores em Nóvoa (2012), Saviani (2009) e Silva (2016) e na obra de Mendonça e Dias (2019) e Leff (2012) para problematizar as questões ambientais e de sustentabilidade. Como resultados encontrados, a pesquisa revela a importância da EA na formação inicial de professores, destacando sua contribuição para a interdisciplinaridade e a formação cidadã. No entanto, também foram identificadas lacunas significativas em relação à formação continuada e aos saberes produzidos pelos docentes no âmbito da EA, sugerindo áreas promissoras para pesquisas futuras.

Biografía del autor/a

Amanda de Lima de Almeida, Universidade Unopar

Mestra em Educação (UFPR). Professora (UNOPAR), Paraná, Brasil.

Aline Pereira Da Silva, Faculdade UNINA

Especialista em Psicopedagogia (UNISANTACRUZ). Professora Tutora (UNINA), Paraná, Brasil.

Citas

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Publicado

2025-02-22

Cómo citar

Amanda de Lima de Almeida, & Aline Pereira Da Silva. (2025). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES, EMBATES E DESAFIOS DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO (1997-2017). Revista Ensinar, 3(1), 1–11. https://doi.org/10.52832/rensin.v3.514