LETRAMENTO LITERÁRIO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
10.52832/rensin.v3.625Abstract
Hoje, nosso sistema educacional se depara com o problema de aumentar a competitividade da Educação, sua adaptação às realidades emergentes da vida, uma vez que na sociedade moderna alunos e professores almejam condições de significativo esforço intelectual para tomar as decisões acertadas em várias situações da vida, com isso o letramento literário vem como resposta do professor de Letras para a reflexão comparativa e crítica de suas realidades. Esse artigo tem como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas do letramento literário em seus aspectos teóricos e práticos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica descritiva, com abordagem qualitativa e objetivos exploratórios utilizando-se o método dedutivo a partir da pesquisa bibliográfica e da experiência do autor. Identificou-se nas últimas décadas, a sociedade percebeu a importância da educação, ao memo tempo que os resultados das avaliações em larga escala têm apresentado oscilações negativas de aprendizagem, sendo o letramento literário uma das alternativas voltadas a melhorar os indicadores. Conclui-se que o letramento literário contribui não somente com a análise interna do texto, mas tende a levar a uma reflexão do aluno do contexto da época e o atual como forma de traçar um paralelo entre os períodos.
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