O POTENCIAL EDUCATIVO DO FILME Barbie (2023) NA EDUCAÇÃO CTS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

DOI:

10.52832/rensin.v3.519

Abstract

Diante da crescente demanda por abordagens pedagógicas inovadoras no ensino de Ciências e da necessidade de discutir criticamente as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), surge a questão: como o filme Barbie (2023) pode ser utilizado como recurso educativo para promover reflexões sobre estereótipos de gênero, consumismo e impacto tecnológico no ensino de Ciências? O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial educativo do filme Barbie no contexto da Educação CTS para o ensino de Ciências. A análise foi realizada por meio da "Ficha de Leitura de Imagens Fílmicas (LIF) com Enfoque CTS", que envolve três etapas: seleção do filme, descrição dos elementos fílmicos e interpretação das interações CTS. O estudo identificou que o filme oferece oportunidade para discutir questões como a desconstrução de estereótipos de gênero, o impacto do consumismo e as implicações tecnológicas e sociais de produtos culturais. Além disso, o filme aborda temas como sustentabilidade e os efeitos das inovações tecnológicas na sociedade contemporânea. A partir dessas temáticas, o artigo destaca como Barbie pode ser utilizado para promover debates interdisciplinares no ensino de Ciências, incentivando os alunos a refletirem sobre o papel da ciência e da tecnologia na construção e transformação das normas sociais. Conclui-se que o filme possui um grande potencial educativo, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos em relação às interações entre CTS, ao mesmo tempo que enriquece o processo de ensino-aprendizagem com uma abordagem contextualizada e reflexiva.

Author Biographies

Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia, Mestra em Educação para a Ciência e a Matemática, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR, Brasil.

Letícia Ferreira, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Ciências Biológicas e Pedagogia, Mestra em Ensino, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora na Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, PR, Brasil.

Thais Cristina dos Santos Carneiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Ciências Naturais, Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR, Brasil.

Thalia Mendes Rocha, Centro Universitário Internacional

Licenciada em Artes Visuais e Pedagogia, Orientadora Educacional no Centro Universitário Internacional (UNINTER), PR, Brasil.

Daniele Francine Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia e Ciências Biológicas, Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), PR, Brasil.

Tatiane Ferreira Borges, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), PR, Brasil.

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Published

2025-02-22

How to Cite

Rodrigues de Oliveira, N. C., Letícia Ferreira, Thais Cristina dos Santos Carneiro, Thalia Mendes Rocha, Daniele Francine Machado, & Tatiane Ferreira Borges. (2025). O POTENCIAL EDUCATIVO DO FILME Barbie (2023) NA EDUCAÇÃO CTS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ensinar, 3(1), 1–15. https://doi.org/10.52832/rensin.v3.519

Issue

Section

Ensino de Ciências - Artigo original