PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSRES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Authors

DOI:

10.52832/rensin.v3.518

Abstract

Este trabalho tem como tema central a formação de professores de Biologia, realizada no âmbito de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior particular do estado de São Paulo. De maneira específica, analisa a importância das atividades de Prática como Componente Curricular (PCC) em diferentes disciplinas do curso. O objetivo deste trabalho, portanto, é discutir como a PCC pode contribuir para o desenvolvimento profissional e para o fortalecimento da identidade dos futuros professores de Biologia, articulando teoria e prática. De cunho qualitativo, o estudo tem como corpus as atividades de PCC articuladas às disciplinas de Geologia e Paleontologia, Anatomia e Morfologia Vegetal, Parasitologia e Zoologia, o qual foi discutido na perspectiva do estudo de casos múltiplos, onde cada atividade de PCC realizada é considerada como um caso. Dessa forma, entendemos tratar-se de uma pesquisa exploratório-descritiva. Como resultado deste trabalho, são apresentadas algumas das atividades de PCC desenvolvidas pelos licenciandos de diferentes anos do curso de Ciências Biológicas em diferentes disciplinas, articuladas com as competências e habilidades da BNCC e em consonância com as competências do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação e o perfil do egresso que pretendemos formar, contribuindo, de maneira direta, para a formação dos futuros professores, além de incentivando-os a refletir sobre sua práxis pedagógica.

Author Biographies

Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Doutor pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Docente do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), São Paulo, Brasil.

Andréa Cristina Tomazelli, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Docente do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), São Paulo, Brasil.

Cibele Randi Barbosa, Centro Universitário Barão de Mauá

Mestre pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho  (UNESP- Franca). Docente do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), São Paulo, Brasil.

Glaucya de Figueiredo Mecca, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Docente do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), São Paulo, Brasil.

Janaina Fernanda de Souza Gonçalves Neto, Centro Universitário Barão de Mauá

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), São Paulo, Brasil.

Lucila Costa Zini Angelotti, Centro Universitário Barão de Mauá

Mestre pelo Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (ICTE-UFTM). Docente do Centro Universitário Barão de Mauá (CBM), São Paulo, Brasil.

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Published

2025-02-22

How to Cite

Rodrigues de Oliveira, N. C., Andréa Cristina Tomazelli, Cibele Randi Barbosa, Glaucya de Figueiredo Mecca, Janaina Fernanda de Souza Gonçalves Neto, & Lucila Costa Zini Angelotti. (2025). PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSRES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Ensinar, 3(1), 1–13. https://doi.org/10.52832/rensin.v3.518

Issue

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Ensino de Ciências - Artigo original