A RELAÇÃO ENTRE A CENA GENÉRICA, AS PRODUÇÕES DO ESPAÇO ASSOCIADO DE UM AUTOR E A EMBREAGEM PARATÓPICA: AS CARTAS PRIVADAS DE LÚCIO ANNEO SÊNECA
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.2.18-37Palavras-chave:
Cartas privadas de autores consagrados, Cena genérica, Espaço associado de um autor, Embreagem paratópica, Discurso filosófico.Resumo
Ao mobilizar o quadro teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo os trabalhos engendrados por Dominique Maingueneau, em especial o seu livro Discurso Literário (2012), consegui, em minha tese de doutorado, sustentar duas hipóteses: as cartas privadas de autores consagrados do campo literário funcionam enquanto um gênero do discurso e funcionam também enquanto um embreante paratópico. A partir desses resultados alcançados, propus, enquanto projeto de pesquisa pós-doutoral, apresentar e consolidar as cartas privadas de autores consagrados (enquanto uma cena genérica) dos discursos constituintes como um quarto embreante paratópico possível, incluindo-as ao grupo dos embreantes paratópicos proposto por Dominique Maingueneau: o ethos, a cenografia e o posicionamento na interlíngua. Desse modo, a hipótese central do meu projeto de Pós-doutorado é de que as cartas privadas de autores consagrados (enquanto uma cena genérica e uma produção do espaço associado desses autores) dos discursos constituintes (o literário, o filosófico, o científico e o religioso) funcionam como um embreante paratópico. Nesta perspectiva, apresento, neste artigo, uma das análises propostas e realizadas em meu projeto pós-doutoral, em que analiso as cartas privadas de Sêneca, um autor consagrado do campo filosófico.