AS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE POLÍTICAS DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA
DOI:
10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.2.38-71Resumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar o engajamento da Unioeste – campus Foz do Iguaçu com a comunidade em geral através da gestão da comunicação em redes sociais. Para tanto foram elencados os objetivos geral e específicos e apresentado o referencial teórico com os temas que sustentam a pesquisa, quais sejam: o marketing digital, comunicação na gestão de marketing, comunicação digital na gestão pública e mídias sociais. A metodologia aplicada trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semi-estruturada com o Diretor Geral do campus e com o Responsável pela Central de Informações. Também foi realizada uma pesquisa de levantamento na página do Facebook da Unioeste no intuito de identificar algumas categorias para análise de conteúdo e engajamento das publicações ocorridas no período de 12 meses. O diagnóstico realizado apontou a necessidade de fortalecimento da Central de Informações que atuava apenas com um funcionário bolsista e hoje conta com um responsável formado em jornalismo e outros dois funcionários. Observou-se também a necessidade de padronização das ações da Central no intuito de atender às demandas pedagógicas das diversas partes interessadas mas principalmente realizar um papel estratégico de disseminação, informação e engajamento da Direção Geral frente às demandas da comunidade interna e externa. Sendo assim, a pesquisa demonstrou a importância do uso das redes sociais como ferramenta de gestão de políticas públicas, sugerindo um projeto de intervenção com ações para a Central de Informações, cronograma e e indicadores de avaliação da área.