Gestão de pessoas no serviço público: a percepção dos técnico-administrativos da Universidade Federal do Tocantins sobre as ações de capacitação no Campus de Araguaína

Autores

DOI:

10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.1.01-35

Palavras-chave:

Desenvolvimento de pessoas, capacitação, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Com as mudanças ocorridas globalmente nos mais diversos segmentos, muitas áreas tiveram que se ajustar para acompanhar as transformações advindas com as mudanças. O campo da gestão de pessoas não foi diferente, influenciando os mais diversos espaços de atuação, tanto público quanto privado. Objetivou-se, com esta pesquisa, analisar a percepção dos servidores Técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Araguaína, no que se refere às políticas de capacitação voltadas para estes. Para a concretização da pesquisa, foram empregadas metodologias de cunho exploratória, descritiva e qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, e aplicação de questionários aos servidores com questões fechadas e abertas, visando contribuir com a análise dos resultados. No geral, a pesquisa permitiu averiguar que, em todos os pontos pesquisados, prevalece a concordância de que eles são atendidos, conforme a percepção dos participantes. Os pontos mais bem avaliados são, respectivamente: a promoção das capacitações; a ampla divulgação; objetivos dos cursos; planejamento com base nas necessidades setoriais; retorno positivo das capacitações; indicação de prioridades pelos servidores; participação dos servidores no planejamento; clareza na oferta dos cursos; e, a participação do público-alvo. No entanto, averiguou-se que alguns pontos tiveram níveis de discordância mais altos, tais como: participação do público-alvo nas ações de capacitação; a participação dos servidores no planejamento; e a falta de clareza na construção do cronograma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Soares da Silva, Universidade de Brasília, UnB, Brasil

Doutorando em Administração pela Pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB), Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) ; Gestor de Pessoas na Universidade Federal do Tocantins.

Andreia de Carvalho Silva, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Estudos de Cultura e Território; Gestora de Pessoas na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína.

Referências

ABRUCIO, F. L. O impacto do modelo gerencial na Administração Pública. Cadernos ENAP, Brasília, n.10, 1997.

ABRUCIO, F. L. Trajetória recente da Gestão Pública brasileira: um balanço crítico e a renovação da agenda de reformas. Rio de Janeiro, Revista de Administração Pública, Edição Especial Comemorativa, p. 67-86, 2007.

ABRUCIO, F. L. Desafios contemporâneos para a reforma da administração pública brasileira. PETERS, B. G.; PIERRE, J. Administração pública: coletânea. São Paulo: Unesp, p. 537-548, 2010.

BOYATZIS, Richard E. Competence and job performance. In ______. The competent manager:a model for effective performance. New York: John Wiley & Sons. 1982. p. 10-39.

BRANDÃO, H. P.; BAHRY, C. P. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público.Brasília, v. 56, n. 2, p. 179-194, abr./jun., 2005.

GUIMARÃES, T. A. Gestão de Competências e Gestão de Desempenho: Tecnologias Distintas ou Instrumentos de um Mesmo Construto? In: RAE -Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, jan./mar. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v41n1/v41n1a02.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2018.

BRASIL. Decreto no94.664, de 23 de Julho de 1987. Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos [PUCRCE]. 1987. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d94664.htm>. Acesso em: 20 jan. 2018.

BRASIL.. Lei 11.091, em 12 de janeiro de 2005. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação [PCCTAE]. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm>. Acesso em: 30 jan. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006. Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional [PNDB]. 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5825.htm>. Acesso em: 22 jan. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.825, de 29 de junho de 2006. Plano de Desenvolvimento dos Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação [PDIPCCTAE]. 2006a. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5825.htm>. Acesso em: 22 jan. 2018.BRESSER-PEREIRA, L. C. Instituições, Bom Estado e Reforma da Gestão Pública. In: BIDERMAN, C.; ARVATE, P. (Org.). Economia do Setor Público no Brasil. São Paulo: Editora Campus, v. 1, p. 03-15, 2004.

CAVALCANTE, K. O.; SILVA, A. B. da. As Implicações da Capacitação nas Crenças de Autoeficácia de Gestores Técnico-Administrativos de uma Instituição Federal de Educação Superior. Rev. Adm. UFSM, Santa Maria, v. 10, número 3, p. 474-492, jul./set. 2017.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais.6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, Edição Especial 2001, p.183-196.

FREITAS, E. C. e BARTH, M. Profissionalização da gestão nas empresas familiares: estagnar ou inovar? Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 7, n. 3, p. 158-185, set. /dez. 2011.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa.São Paulo: Editora Atlas. 2010.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

MC CLELLAND, D. C. Testing for competence rather than for “inteligence”. Psychologist, v. 1, junuary, 1973.

MEDEIROS, A. L. de.; DANTAS, E. L. B.; SILVA, M. A. daR. O Plano de Carreira dos Técnicos Administrativos De Universidades Federais: o caso de uma Universidade Federal do norte do Brasil. Revista Observatório, Palmas, v. 3, p. 584-618, 2017.

MELLO, M. L. B. D. de; e AMÂNCIO FILHO, A. A gestão de recursos humanos em uma instituição pública brasileira de ciência e tecnologia em saúde: o caso Fiocruz. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 44, n. 3, p. 613-636, mai./jun. 2010.

PACHECO, L. et al.Capacitação e desenvolvimento de pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

PANTOJA, M. J. et al.Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal na Administração Pública Federal: uma caracterização da capacitação por competências na Administração Pública Federal. V Congresso CONSAD de Gestão Pública. Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Brasília/DF, jun. 2012.______.;

CAMÕES, M. R. de S.; BERGUE, S. T. (orgs.). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: ENAP, 2010.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANDBERG, Jörgen. Understanding human competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal. v.43, n.1,p.9-25, 2000.

SCHIKMANN, R. Gestão Estratégica de Pessoas: bases para a concepção do Curso de Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público.In: CAMÕES, M. R. S.; PANTOJA, M. J.; BERGUE, S. T. (Org). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público –Brasília: ENAP, 2010.

SILVA, M. C. A. Capacitação para a gestão por competências.In: LEVY, E.; DRAGO, P.A. (org). Gestão pública no Brasil contemporâneo. São Paulo: Fundap, Casa Civil, 2005.

SILVA NETO, J.M.; RIBEIRO, R. P. Gestão Estratégica de Recursos Públicos: Avaliação das Variáveis Restritivas à Efetividade na Execução do Programa de Saúde da Família. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v.1, p. 191-210, jan./abr. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Resolução do Conselho Universitário nº 20/2015. 2015. Disponível em: <http://docs.uft.edu.br/share/s/Y3uvFGraQRa7nQAsLlfI2w>. Acesso em: 21 fev. 2018.______. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020. 2016. Disponível em: https://goo.gl/ABnqQg. Acesso em: 21 fev. 2018.

______. Plano de formação e desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos do Campus Universitário de Araguaína -Biênio 2017-2018. 2017. Disponível em:<https://drive.google.com/drive/folders/0B9iOuNnlaJPSR2VPZTNfZk1vOGM>. Acesso em: 01 jun. 2018.

______.Direção do Campusde Araguaína.Relatório da Direção do Campus de Araguaína. Dados da Coordenação de Desenvolvimento Humano, 2018.

WRIGHT, R.; VAN, W. G.; BOUTY, I. Les principes du management des ressources fondées sur le savoir. Revue Française de Gestion, n. 105, p. 70-75, sept./oct. 1995.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo; Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

SILVA, G. S. da; SILVA, A. de C. Gestão de pessoas no serviço público: a percepção dos técnico-administrativos da Universidade Federal do Tocantins sobre as ações de capacitação no Campus de Araguaína. Brazilian Journal of Policy and Development, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 01–35, 2020. DOI: 10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.1.01-35. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/247. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos