DOSSIÊ - LÚDICO, JOGO, CULTURA LÚDICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

2021-05-25

Resumo do tema do dossiê 

****** OS ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO NO DOSSIÊ ESTÃO ISENTOS DE TAXA

O presente dossiê tem como escopo veicular artigos, com vistas a abordar temas e problemas atinentes aos estudos e pesquisas sobre Jogo, Lúdico e Cultura Lúdica, bem como as suas implicações na sociedade. Para tanto, os textos que comporão o dossiê em pauta, focar-se-ão em análises respeitantes aos fundamentos teóricos do jogo, do lúdico e da Cultura Lúdica e sua relação com diferentes áreas de conhecimento. A partir desse objetivo, nosso enfoque é analisar criticamente: os diferentes olhares acerca do jogo e do lúdico; os aspectos históricos e socioculturais do jogo e lúdico; os paradigmas de jogo construídos, mormente, no século XIX e XX; a Cultura Lúdica infantil, juvenil ou adulta; as práticas de ludificação e como emerge na contemporaneidade uma espécie de Ludopolítica (controle do lúdico). À vista disso, o intuito do dossiê é propor uma empreitada científico-literária convocando pesquisadores(as) de diferentes partes do território nacional, da América do Sul e do Norte e da Europa, visando conhecer o que estes(as) intelectuais têm pesquisado a propósito do Jogo e do Lúdico hodiernamente.



Delimitação da abrangência dos artigos a ser submetidos

 

  • Teorias Clássicas de Jogo.
  • Teorias Contemporâneas de Jogo.
  • Cultura Lúdica.
  • Ludopolítica: brinquedo e sociedade de consumo; práticas de ludicização.
  • Jogo, Lúdico e Filosofia.
  • Jogo, Lúdico e Sociologia.
  • Jogo, Lúdico e Antropologia.
  • Jogo e Lúdico na Literatura.
  • Jogo, Lúdico e Educação. 
  • Psicologia do Jogo: Teoria Histórico-Cultural, Construtivismo, Psicanálise. 

 



 

ORGANIZADORES:

 

Rogério de Melo Grillo

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Possui Mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2012), campus Itatiba/SP. Licenciatura Plena em Educação Física (2005) e Especialização em Educação Física Escolar (2007) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP. Graduação em Pedagogia pela FAFIBE (MG). É também pesquisador na UNICAMP, sendo membro do EscolaR – FEF/UNICAMP; na UFC, sendo membro do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA - UFC); na UFSC, sendo membro do GEPROFEM; e na UFMS, sendo membro do CLUCIEFE. Realiza pesquisas na área de Educação, com ênfase em Jogo, Brinquedo, Didática, Lúdico e Psicologia Histórico-Cultural. Realiza Pós-Doutorado no PPGECT da UFSC, sob a supervisão da Dra. Regina Célia Grando.

 

Regina Célia Grando

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela UNICAMP (1990), Mestrado (1995) e Doutorado (2000) em Educação pela UNICAMP e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP. Tem experiência na pesquisa e prática em Educação Matemática, com ênfase em Prática Pedagógica e Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas de investigação: formação de professores que ensinam matemática, desenvolvimento profissional docente, educação matemática e infância, jogo e resolução de problemas. Ex-presidenta da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM Nacional) no triênio 2016-2019. Atualmente é Professora Titular do Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino e docente do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do GEPPROFEM- Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Formativos em Educação Matemática e do ICEM - Grupo de estudos de Insubordinação Criativa em Educação Matemática.

 

Jean-Pierre Rossie

É Doutor em História e Filologia Africanas pela Ghent University (Bruxelas, França). É graduado em Serviço Social e Etnologia Africana na mesma universidade. De 1968 a 1978, trabalhou como pesquisador do Nationaal Fondsvoor Wetenschappelijk Onderzoek – Fundação Nacional Belga para a Pesquisa Científica –, a qual subsidiou suas pesquisas e publicações até 1992. É um dos membros fundadores da International Toy Research Association (ITRA). Foi de 1997 a 2001 membro do Nordic Center for Research on Toys and Educational Media (NCFL), e de 2002 até 2011 foi membro do SITREC (Centro Internacional de Pesquisa de Brinquedos de Estocolmo). É membro do Conselho Consultivo da UNESCO e pesquisador associado do Centro de Estudos Filosóficos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Católica de Portugal, Braga. É autor de vários livros e artigos sobre jogo, brinquedo e cultura lúdica do Saara e Norte da África.

 

Haydée Silva Ochoa 

Possui Doutorado em Teoria Literária, pela Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3 (Paris, França). É professora titular da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Leciona a disciplina de Metodologia da Pesquisa e Didática do Francês como língua estrangeira. Possui vários graus em Didática, Tradução, Interpretação e Ciências dos Jogos. Membro do Sistema Nacional de Pesquisa do México, já recebeu diversos prêmios e distinções. Autora de cerca de 125 artigos publicados e três livros. Ademais, é coordenadora de dois trabalhos coletivos, dirige cerca de 225 oficinas com foco no jogar/brincar nas aulas de línguas estrangeiras.



Maude Bonenfant 

Tem Bacharelado em Comunicação pela Université du Québec (Montreal). Doutorado em Semiologia pela Université du Québec (Montreal). E Pós-Doutorado no Center for Technoculture, Art and Games, da Concordia University (2010-2011). É professora titular do Departamento de Comunicação Social e Pública da Université du Québec (UQÀM). Seus estudos e pesquisas versam sobre as dimensões sociais das tecnologias de comunicação, redes digitais, jogo e suas teorias, comunidades online, mundos virtuais e as práticas e apropriações de videogames e ferramentas de comunicação online. Ela é coordenadora do Groupe de recherche Homo Ludens sur les pratiques de jeu et la communication dans les mondes numériques, e co-diretora do Groupe de recherché sur l'information et laillance au quotidien (GRISQ).

DEAD LINE: 20/07/2021

PUBLICAÇÃO: 30/09/2021