ENGENHARIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE ARTIGOS DO PORTAL DA CAPES NO PERÍODO DE 2020 A 2024

Autores/as

  • Jéssica dos Santos Sampaio 1Instituto Federal da Bahia (IFBA), Bahia, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3690-5867
  • Vinicius Souza Bittencourt Universidade Federal da Bahia (UFOB), Bahia, Brasil.

DOI:

10.52832/rbc568

Resumen

Este estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura sobre a utilização da Engenharia Didática (ED) no campo da Educação Matemática, com foco nas publicações do período de 2020 a 2024 disponíveis na plataforma Periódicos Capes. A ED, introduzida pela Didática Francesa, caracteriza-se pela articulação entre teoria e prática no desenvolvimento de sequências didáticas estruturadas para o ensino-aprendizagem. Objetiva-se identificar tendências emergentes, avanços metodológicos e impactos na prática docente associados ao uso dessa abordagem. A análise dos artigos selecionados evidenciou a versatilidade da ED ao ser aplicada em diferentes contextos educacionais. Conclui-se que a ED constitui uma metodologia robusta teoricamente e adaptável, com potencial para transformar práticas educacionais e responder às demandas dos cenários contemporâneos.

Citas

ALMOULOUD, Saddo Ag; SILVA COUTINHO, Cileda de Queiroz. Engenharia Didática: características e seus usos em trabalhos apresentados no GT-19/ANPEd. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 3, n. 1, p. 62-77, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2008v3n1p62. Acesso: 20 dez. 2024.

ALMOULOUD, Saddo Ag; MELLO, Elizabeth Gervazoni Silva de. Iniciação à demonstração aprendendo conceitos geométricos. Reunião Anual da ANPED, v. 23, 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1930t.PDF. Acesso: 20 dez. 2024.

ALRO, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2021.

ALVES DA SILVA, José Gleison; VIEIRA ALVES, Francisco Régis; MENEZES, Daniel Brandão. Engenharia Didática (ED) aplicada a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e privadas (OBMEP): Situações Didáticas Olímpicas (SDO) para o ensino de geometria Euclidiana plana. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e020047, 2020. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/168. Acesso em: 27 dez. 2024.

ARTIGUE, Michèlle. Ingénierie Didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, 1988, p. 281-308. Disponível em: https://revuerdm.com/1988/ingenierie-didactique-2/. Acesso em: 13 dez. 2024.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática. Pro- posições, v. 4, n. 1, p. 18-23, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/download/8644379/11803. Acesso em: 13 dez. 2024.

CARNEIRO, Vera Clotilde Garcia. Engenharia didática: um referencial para ação investigativa e para formação de professores de matemática. Zetetike, Campinas, SP,

v. 13, n. 1, p. 87–120, 2005. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646981. Acesso em: 13 dez. 2024.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUALANDI, Jorge Henrique. Os reflexos de uma formação continuada na prática profissional de professores que ensinam matemática. Com a Palavra, o Professor, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 303, 2020. Disponível em:

http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/471. Acesso em: 27 dez. 2024.

LOURINHO DA SILVA, Renata; BORGES GUERRA, Renato. Engenharia didática reversa e o desenvolvimento da matemática mista usando o software GeoGebra na formação de professores para o campo. REMATEC, Belém, v. 16, n. 37, p. 26–45, 2021. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/52. Acesso em: 27 dez. 2024.

MACHADO VIEIRA, Renata Passos; VIEIRA ALVES, Francisco Regis; CRUZ CATARINO, Paula Maria Machado. Ensino da função quadrática por meio do PheT Colorado e da Engenharia Didática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021018, 2021. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/135. Acesso em: 27 dez. 2024.

MANGUEIRA, Milena Carolina dos Santos; VIEIRA, Renata Passos Machado; ALVES, Francisco Regis Vieira; CATARINO, Paula Maria Machado Cruz. Uma experiência da engenharia didática no processo de hibridização da sequência de leonardo. Revista Binacional Brasil- Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 10, n. 02, p. 271-297, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/9560. Acesso em: 27 dez. 2024.

MIRANDA, Natali de Jesus Ferreira de; SANTOS, Maria de Lourdes Silva; SÁ, Pedro Franco de. ENGENHARIA DIDÁTICA COMO METODOLOGIA DE PESQUISA NOS TRABALHOS PUBLICADOS NO EBRAPEM (2014-2021). REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23090, 2023 Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15208. Acesso em: 19 dez. 2024.

OLIVEIRA, Gisele Pereira. O USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 7, n. 20, p. 126–138, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2860. Acesso em: 27 dez. 2024.

OLIVEIRA, Gisele Pereira; COSTA PEREIRA, Ana Carolina. A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Científica. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 18, p. e021031, 2021. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat- SP/article/view/147. Acesso em: 27 dez. 2024.

OLIVEIRA, Rannyelly Rodrigues de; ANDRADE, Maria Helena de. Uma vivência didática: Ensino de Matemática numa Cibercultura impulsionada pela pandemia do Coronavírus. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 8, n. 23, p. 814–828, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5074. Acesso em: 27 dez. 2024.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas de Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; SANTANA, José Rogério. Ensino de Olimpíadas, Educação Inclusiva e GeoGebra: uma proposta de ensino de Geometria Plana a partir do uso de Problemas Olímpicos. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 120–141, 2023. Disponível em:

https://ojs.ufgd.edu.br/tangram/article/view/17410. Acesso em: 27 dez. 2024.

SILVA, José Gleison Alves da; VIEIRA, Renata Passos Machado; ALVES, Francisco Régis Vieira; MENEZES, Daniel Brandão. Engenharia Didática (ED): O uso de Situações Didáticas Olímpicas para o ensino do Teorema da base média do triângulo a partir de problemas da OBMEP. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, [S. l.], n. 31, p. e9, 2022. Disponível em: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/1461. Acesso em: 27 dez. 2024.

TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães; PASSOS, Claudio Cesar Manso. Um pouco da Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau. Zetetike, Campinas, SP, v. 21, n. 1, p. 155–168, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646602. Acesso em: 20 dez. 2024.

TEÓFILO DE SOUSA, Renata; VÍTOR DA SILVA SANTIAGO, Paulo; RÉGIS

VIEIRA ALVES, Francisco. Modelagem matemática em problemas da OBMEP: a visualização geométrica com aporte do software GeoGebra. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, [S. l.], n. 32, p. e4, 2022. Disponível em: https://teyet-revista.info.unlp.edu.ar/TEyET/article/view/1844. Acesso em: 27 dez. 2024.

TEÓFILO DE SOUSA, Renata; FERREIRA DE AZEVEDO, Italândia; RÉGIS

VIEIRA ALVES, Francisco. Engenharia didática e Teoria das Situações Didáticas: um contributo ao ensino de Geometria Analítica com o software GeoGebra. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 10, n. 01, p. 357- 379, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/8447. Acesso em: 27 dez. 2024.

Publicado

2025-06-19

Cómo citar

Sampaio, J. dos S., & Bittencourt, V. S. (2025). ENGENHARIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE ARTIGOS DO PORTAL DA CAPES NO PERÍODO DE 2020 A 2024. Revista Base Científica, 3. https://doi.org/10.52832/rbc568