EDITORIAL: edição especial matemática
DOI:
10.52832/rbc574Abstract
Bem-vindos a edição especial da Revista Base Científica (RCB), ISSN: 2675-7478, com artigos aprovados e apresentados na 9º Seminário de Licenciatura em Matemática do IFBA – Campus Barreiras. Nesta edição, apresentamos os trabalhos acadêmicos selecionados e debatidos durante o evento, reforçando o compromisso do Instituto Federal da Bahia com a melhoria da educação básica e a formação de professores. Realizado com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de edital do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP).
Este Seminário bienal (iniciado em 2009) consolidou-se como um importante fórum nacional de porte médio para reflexão sobre o ensino de Matemática e áreas afins. Em sua 9ª edição, o evento mantém seu caráter acadêmico e científico, gratuito e de abrangência nacional, reunindo pesquisadores, docentes e estudantes da licenciatura em matemática, bem como profissionais da educação básica de diversas regiões.
Ao longo do Seminário, foram promovidas mesas-redondas, palestras e sessões de comunicação científica que privilegiam discussões sobre temas centrais da educação básica, incluindo políticas de ações afirmativas e práticas de inclusão educacional. Esses temas – que englobam desde a educação especial e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) até a acessibilidade para pessoas com deficiência – emergem como eixos fundamentais nas atividades, ressaltando a importância de uma formação docente comprometida com a equidade e a diversidade.
Nesse sentido, o Seminário incentiva práticas e reflexões transversais entre a Matemática e diferentes campos do conhecimento, estimulando a produção e disseminação científica e fortalecendo parcerias entre professores da educação básica e do ensino superior. Esperamos que os anais aqui apresentados – contendo os artigos e resumos dos trabalhos discutidos – sirvam como registro permanente das contribuições deste evento e como fonte de inspiração para novas iniciativas em prol da qualidade do ensino e da inclusão nas salas de aula.