EM BUSCA DE UMA MATEMÁTICA MAIS SIGNIFICATIVA NO INÍCIO DA APRENDIZAGEM: proposta pedagógica para o ensino na disciplina
DOI:
10.52832/rbc573Abstract
A matemática é uma disciplina fundamental no currículo escolar, mas muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender e se engajar com esse campo do conhecimento. Ela é muitas vezes percebida como difícil e abstrata, uma “hidra”, o que pode levar a uma falta de interesse e motivação por parte dos estudantes. O artigo investiga como tornar o ensino da matemática mais acessível e compreensível para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo principal é revisar a literatura existente sobre metodologias de ensino de matemática no início da aprendizagem, identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e propor estratégias pedagógicas e recursos didáticos que promovam a significância da matemática. A revisão da literatura destaca que muitos alunos enfrentam dificuldades devido à abstração dos conceitos matemáticos, à memorização superficial e à falta de representação concreta e visual. A ansiedade matemática também emerge como uma barreira significativa que afeta o desempenho e o engajamento dos alunos. Para abordar essas dificuldades, o artigo propõe a implementação de estratégias pedagógicas que incluem o ensino diferenciado e ativo, a contextualização dos conceitos matemáticos com situações do cotidiano, e o uso de tecnologias e representações visuais. Além disso, enfatiza a importância de reduzir a ansiedade matemática por meio de um ambiente de apoio, feedback positivo e técnicas de manejo da ansiedade. A conclusão ressalta que a adoção de abordagens inovadoras e adaptativas pode transformar o ensino da matemática, tornando-o mais significativo e relevante para os alunos desde o início da aprendizagem. Um esforço colaborativo entre educadores, escolas e famílias é essencial para criar uma experiência de aprendizagem que inspire e capacite os alunos, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura da matemática.
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